Lavi.Palomares 09/10/2024
1984
?Só existe liberdade quando as pessoas podem pensar diferente de nós? - Rosa Luxemburo
? 1984 é uma distopia escrita em 1949 cujo cenário pós-guerra e os regimes totalitaristas eram vívidos - e em alguns lugares, sendo vividos ainda - na memória das pessoas. O autor faz uma crítica e descreve de maneira admirável tais realidades, e vai além ao analisá-los gerando fácil conectividade para nós, leitores atuais, com a história, tanto da época em que a obra foi publicada, quanto com a história antecedente. Orwell também destaca-se ao identificar fatores em comum e padrões dessa espécie de governos.
? A sensação de esforço ao ler esse livro varia muito de acordo com o repertório individual, mas em suma, trata-se de um livro com narrativa bem descritiva (narrador onisciente), o que pode causar sensação de monotonia. Ademais, em minha opinião, em cada parte (sendo três no total) ela se modifica sutilmente adequando-se ao contexto que está sendo narrado.
? Sobre a história de fato, questiono-me sobre o caráter de Winston e das demais personagens, mas prefiro deixar-me levar pelos pensamentos do personagem principal e colocar de lado alguns pré-conceitos para estar imergida na obra, permito que minha mente "nade conforme a maré". Somente após o término da leitura, reanaliso os acontecimentos extraindo minhas próprias conclusões.
? Conforme o andamento do livro nos tornamos céticos, curiosos, corajosos, covardes, esperançosos, fatalistas, pessimistas.