1984

1984 George Orwell
Amazing Ameziane




Resenhas - 1984


11536 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


Aline220 15/09/2024

" ... a visão de mundo do Partido era adotada com maior convicção entre as pessoas incapazes de entendê-la. Essas pessoas podiam ser levadas a acreditar nas violações mais flagrantes da realidade porque nunca entendiam por inteiro a enormidade do que se solicitava delas, e não estavam suficientemente interessa das nos acontecimentos públicos para perceber o que se passava. Gaças ao fato de não entenderem, conservavam a saúde mental. Limitavam-se a engolir tudo, e o que engoliam não lhes fazia mal, porque não deixava nenhum resíduo, exatamente como um grão de milho passa pelo corpo de uma ave sem ser digerido... "
comentários(0)comente



Amanda Garcia 15/09/2024

Final decepcionante...
Uma ideia boa, um desenvolvimento interessante, mas um final péssimo, entendi o pq daquele fim mas esperava algo diferente.

Em 1984 temos uma sociedade dominada e controlada pelo governo. Conhecemos Winston, nosso protagonista que vive nessa sociedade mas questiona muitas coisas, ele trabalha pro partido, e tenta entender como era a vida das pessoas antes da revolução.
Nessa de tentar compreender, ele conhece Julia que também trabalha pro partido só que em outro departamento que o dele. Eles se envolvem romanticamente e se apaixonam. De encontros escondidos sempre.
Em certo momento, ele acredita existir uma organização que quer derrubar o partido, ele só não imaginava, que essa organização era o próprio partido e nisso eles foram pegos, sofreram várias violências e lavagem cerebral.

É um livro triste e de muita política envolvida. Como sempre esperava mais do final :(.
comentários(0)comente



Sensa___ 15/09/2024

Definitivamente não é uma resenha
Eu tenho livros para momentos específicos, esse, por exemplo, era minha leitura de transporte público. O que por sua vez aconteceu pontualmente entre junho e setembro, já que a Editora Crisálida tem sido meu grande foco ultimamente. Enfim, a edição da Nanofágica, selo da Antofágica, era perfeita para a ocasião: uma bolsa pequena e um livro proporcional.
Como eu só tinha ouvido falar coisas pontuais sobre esse livro, muito do que me foi apresentado, principalmente no começo, me surpreendeu e cativou ao ponto de me manter fissurado pela história. Acho que as duas primeira partes foram as de maior impacto pra mim em relação do livro todo. Não sei, fiquei pensando por muito tempo que queria conhecer mais sobre o autor e a forma como ele pensava, pra tentar entender algumas justificativas sociopolíticas. Ainda farei isso.
Sobre a história, não vou escrever nada sobre ela (por isso não é uma resenha). Só queria dizer que tive altos e baixos com esse livro mas que no final o saldo foi mais positivo do que negativo.

Lucas do futuro, compre A Revolução dos Bichos!

PS: Giovanna Cianelli, as fontes do projeto gráfico me encantaram, um bj pra você!
comentários(0)comente



Tauany.Correa 14/09/2024

O autor foi muito criativo para inventar um mundo tão manipulado, a ponto da gente querer bater em todo mundo e odiar o Grande Irmão com todas as nossas forças.
Como as pessoas são manipuláveis facilmente... dá até agonia.
Um livro criativo, mas bem intenso em questões sociais.
comentários(0)comente



Binho 14/09/2024

Esperava mais.
Não sei se fui com muita expectativas para o livro. Não dá pra negar a inteligência, escrita impecável e a boa narrativa, porém, em alguns pontos - uns em pleno ápice do livro, a leitura fica amarrada, cansativa e é difícil absorção. Seguindo a ideologia apresentada na obra, não haveria modo diverso de terminar a obra, porém, creio que toda a trama nos faz esperar algo maior.
comentários(0)comente



Talles 14/09/2024

É possível que aconteça
Infelizmente já tivemos governos totalitários no mundo, e o mundo que George criou é muito possível
comentários(0)comente



Renan652 14/09/2024

"2 + 2 podem ser 5 se o partido quiser"
Por se tratar de um clássico, a minha opinião nunca vai mudar, as histórias dos clássicos são atemporais e são tão boas, porém a escrita deixa a desejar. Eu tenho certeza que deixei muita coisa passar, pela complexidade da escrita.
A história se passa em uma ditadura comunista, o autor descreve muito bem o clima mórbido da guerra e da ditadura. Ao mesmo tempo Winston, o personagem principal e Julia tentam viver um romance e se arriscam por isso, até porque, romances são proibidos no partido em que vivem. Oque em minha opinião é extremamente triste.
Esse livro foi um soco no estômago. Recomendo
comentários(0)comente



Manu 14/09/2024

Atemporal: passado, presente e futuro - coexistindo desde sempre, reescrito todos os dias.
Esse foi meu primeiro contato com George Orwell, e entrei nessa leitura sem estar ciente de todo o hype ao redor do livro. Confesso que levei algum tempo para engrenar nesse universo distópico; esse cenário assustadoramente plausível.

A narrativa se desenrola em uma sociedade onde a vigilância constante, a manipulação da informação e a supressão da liberdade individual são regras que todos seguem. O medo é onipresente, e as pessoas vivem no piloto automático, alienadas e incapazes de pensar por si mesmas. Isso é típico de uma sociedade opressora e totalitária, e o autor ilustra essa realidade, mostrando como o poder pode se concentrar nas mãos de poucos, enquanto a maioria permanece apática e controlada.

Eu não esperava a submissão do protagonista, após sua detenção e tortura. Ele, que no início ainda tinha um resquício de individualidade e de resistência contra o Partido, acaba cedendo completamente à autoridade do Grande Irmão. A partir desse momento, a vitória da opressão se concretiza: Winston perde a capacidade de pensar por si próprio, sua vontade é destruída, e ele se torna mais um entre todos. Essa submissão final reforça a capacidade dos regimes totalitários de esmagar o espírito humano, anulando sua individualidade e vontade de resistir.

Um aspecto interessante é a constante guerra entre as nações, que, de forma irônica, parece ser apenas um artifício para manter a sociedade coesa. A guerra não é sobre conquistas territoriais ou ideológicas, mas uma ferramenta de controle, usada para justificar a opressão e manter a população com medo e em estado de alerta constante.

A realidade opressora revela uma sociedade que vive sob constante vigilância e controle, e onde o pensamento livre é um crime. As ideias são reprimidas, e a verdade é constantemente manipulada. Recomendo muito a leitura. *1984* é um aviso sobre até onde uma sociedade totalitária pode ir quando as pessoas perdem sua capacidade de pensar, de resistir e de lutar por sua liberdade.
comentários(0)comente



Mompean 14/09/2024

Assutador
A forma como o livro mostra a distopia vivida no mundo todo é bizarra, você sente pavor só de se imaginar vivendo algo assim, a mensagem do Orwell mostrando que se a liberdade uma vez tirada, ela pode nunca mais ser restaurada, jamais devemos deixar que ditaduras tomem conta do poder
comentários(0)comente



Sthephany.Padilha 13/09/2024

Ótimo
Livro maçante, porém ao mesmo tempo interessante pois demonstra a realidade de um país em regime de "ditadura" e mostra o quanto pode impactar todas as áreas da nossa vida.

A única parte ruim mesmo foi que eu achei meio cansativa a leitura e acabei tendo uma mini ressaca literária.
comentários(0)comente



Lyntura 13/09/2024

Puro suco de realidade
Sabe um livro tão maravilhoso que você fica sem palavras? Então, isso é esse livro.
Ele é classificado como uma "distopia", mas na realidade isso deixou de ser apenas uma ficção distópica e se tornou a realidade faz muito tempo, é só observar o mundo em que vivemos; existe até um programa de televisão chamado Big Brother Brasil onde pessoas são monitoradas por câmeras 24 horas por dia e que os espectadores decidem o destino de cada um ali dentro! Como ser apenas ficção?
A verdade é que esse controle sempre existiu mas de maneiras diferentes e com diferentes nomes; George Orwell apenas escreveu o que se passava em sua época, mas que também estava acontecendo no futuro, e o futuro se tornou presente.
Pra mim, essa é uma leitura indispensável de se fazer, então é óbvio que o livro é recomendado. Recomendo para todos independente do estilo de livro que se lê, e independente se tem o hábito ou não. Se quiser entender e realidade, se deve começar por aqui.

















Agora, desviando do assunto... NÃO ACREDITO QUE ATÉ EM 1984 A CRIAÇÃO DO AVIÃO É DESVINCULADA DO BRASIL E COLOCADA EM UM ESTADO QUALQUER. BRASIL ESTÁ EM GUERRA COM A OCEANIA. BRASIL SEMPRE ESTEVE EM GUERRA COM A OCEANIA
comentários(0)comente



João Lucas 13/09/2024

George adivinhou o futuro
Achei incrivelmente como muitas coisas citadas no livro condizem com o modo que estamos vivendo atualmente. De explodir a cabeça. Leitura fácil e te prende de uma maneira inacreditável quando as coisas começam de fato acontecer.
comentários(0)comente



Jude 13/09/2024

Entre o desespero e a lembrança da luta
Confesso que finalizei este romance sensacional incomodada com o apêndice e os três posfácios, pois queria parar e refletir sobre as camadas desse clássico. contudo, os posfácios reergueram uma chama esperançosa que a obra orwelliana foi apagando em meu âmago ao longo da leitura. levei 2 anos para conseguir chegar ao fim, mas este é um clássico necessário para que nunca percamos nossa crítica, nosso livre pensar, nossa identidade individual e capacidade de se colocar. em um mundo de trumps, musks, marçais e dudus, ler 1984 embrulha o estômago, pois a distopia é aqui e agora. ao mesmo tempo, mesmo que a questão ambiental seja pontuada superficialmente em pinceladas cotidianas da narrativa, viver esses dias de fuligem também faz essa conexão entre a distopia oitentista e a contemporaneidade. quantos acenos científicos, previsões, distopias, surrealismos são necessários para que o rumo de um sistema dominante - baseado em guerra e capital - dê meia volta e recalcule a rota? porque a roda de samsara não tem dado indício de cessar. mas ler orwell, mesmo que assustadoramente atual, reacende algo, tira-nos do automatismo. parece até um duplipensamento: é um conjunto de inúmeros processos catastróficos, que de alguma forma traz a lembrança de que estamos vivos, relativamente livres, ainda com tempo e espaço para pensar e agir.
comentários(0)comente



Lavinia 13/09/2024

2+2=5
1984 é um livro atemporal, que aborda um governo totalitário que controla completamente à população. A leitura é um soco no estômago que te faz refletir sobre nossa sociedade. O único ponto negativo pra mim foi o final. Eu esperava mais.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



11536 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR