1984

1984 George Orwell
Amazing Ameziane




Resenhas - 1984


11536 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Bianca2662 25/10/2024

Uma distopia cativante e opressiva
1984, é um clássico da distopia que transporta o leitor para um mundo opressor onde a vigilância e o controle são as ferramentas de poder do Partido sobre os indivíduos.

Embora a trama seja fascinante e o cenário provoque reflexões intensas sobre liberdade e totalitarismo, a leitura pode em alguns momentos se tornar pesada e densa, devido ao estilo detalhado e ao ritmo mais lento de algumas partes do livro. Esse aspecto, contudo, ajuda a enfatizar o peso do mundo em que Winston vive e aumenta a sensação de claustrofobia e impotência que o leitor sente ao longo da história.

O final traz o desfecho esperado, mas ainda assim é capaz de impactar. Mesmo sabendo o rumo que as coisas estão tomando, é difícil não torcer por uma reviravolta, uma esperança que em última análise, nunca chega. Isso torna 1984 não só uma leitura perturbadora, mas também uma reflexão sombria sobre a fragilidade da liberdade humana.
comentários(0)comente



Julih. 25/10/2024

Nós somos Os Mortos
Quando estava pesquisando opiniões sobre esse livro, me deparei com alguém dizendo que o livro não era uma crítica ao socialismo, mas sim aos proletários, à nossa classe baixa. Ao ler isso, fiquei dividida entre concordar com essa afirmação e, ao mesmo tempo, entender que eles não são responsáveis por sua ignorância, sendo submetidos a essa condição. O próprio Orwell afirma isso em trechos como: "não era feita nenhuma tentativa de doutriná-los com a ideologia dos partidos. Não era desejável que os proletários tivessem fortes sentimentos políticos [...] sem ideias gerais, eles conseguiam se concentrar apenas em queixas pequenas e específicas. Os males maiores invariavelmente escapuliam para além do campo de visão deles." Nunca foi de interesse político que a classe baixa tivesse intelecto; "eles podem receber liberdade intelectual porque não têm intelecto".

Quando eu estava no ensino fundamental, em aulas de geopolítica (em uma escola particular, pois, quando fui para a pública, coincidentemente, essa matéria nem estava mais na grade), meu professor disse uma frase que nunca saiu da minha cabeça: "um país só poderá se tornar desenvolvido quando houver a reestruturação da educação e investimentos sérios na mesma". Lendo 1984, isso ficou ainda mais evidente para mim; a todo momento, o partido fazia de tudo para anular a capacidade dos membros de pensar e formular opiniões próprias, tanto com a polícia do pensar e o CRIMEPENSAR, como com a implantação da novilíngua, que busca reduzir a capacidade de expressão de pensamentos, a alienação ou negligência em relação aos proletários, tudo isso para evitar um problema: "O problema é educacional. [...] A consciência da massa precisa apenas ser influenciada de forma negativa."

Ficou claro que a força das massas, do proletariado, da classe baixa, é a única que pode realmente fazer diferença: "Uma sociedade hierárquica só era possível com base na pobreza e na ignorância". Destruindo a base, destruímos essa pirâmide.

A grande pergunta é: COMO faremos isso, se o próprio Orwell afirmou que "as massas nunca se revoltam por vontade própria, e nunca se revoltam apenas porque são oprimidas"? Acredito que o problema desenhado por Orwell também é a solução: a solução está na educação, e penso que cabe a nós, pessoas que têm o privilégio, ainda que mínimo, de ter acesso a essa educação e conhecimento, usá-los e pressionar ativamente as entidades responsáveis para que a educação seja mudada. Um fato que ficou óbvio neste livro é que conhecimento é poder; com conhecimento, eles criaram aquela força e potência, e com conhecimento poderiam ser destruídos. Não é à toa que o passado foi apagado e recriado pelo partido, livros e materiais de conhecimento foram evaporados até "nunca terem existido". É certo que, independentemente de nossos esforços em vida, a mudança será mínima, mas não menos necessária. Afinal, nós somos os mortos.
comentários(0)comente



Anna.luizac 25/10/2024

Realmente é uma história bem fora da caixinha e que protelei por muitos anos pra ler! muito atual e importante para refletir sobre política, logo, sobre tudo que nos rodeia! muito bom, me prendeu bastante do meio ao fim, o início foi um pouco arrastado.
comentários(0)comente



Wessant 25/10/2024

Cuidado com o que pensa.
É um verdadeiro Big Brother só que muito punitivo, proibido até de pensar e vigiado 24/7, é um regime totalmente escabroso.

Senti e muito por Winston.
comentários(0)comente



Silvia Schiefler 24/10/2024

?? Literatura indiana. O livro é considerado uma distopia, tendo como cenário uma sociedade governada pelo regime totalitário do Partido, em que os fatos são distorcidos e impera censura e vigilância constante da população. O Partido, liderado pelo Grande Irmão, vigia a rotina e as relações interpessoais. O principal instrumento usado são as ?teletelas?, existentes em todas as casas, que se assemelham a uma ?placa metálica retangular semelhante a um espelho fosco, embutido na parede?. Além disso, há microfones escondidos nas ruas e pequenos helicópteros que filmam dentro das casas. Aqueles que não obedecem ao Partido são entregues à ?Polícia do Pensamento?. A função desse departamento é justamente fiscalizar o comportamento, repreender e punir todos aqueles que pensam de forma independente e contrariando o Grande Irmão. ?1984? é uma crítica consistente e poderosa aos regimes totalitários, à manipulação da informação e à supressão das liberdades individuais. O livro examina como a verdade pode ser distorcida e como a sociedade pode ser controlada por meio do medo e da vigilância constante. É angustiante observar que muitas estratégias utilizadas pelo governo totalitário da obra são utilizados até hoje em diversos países. #leituras2024 #73/2024
comentários(0)comente



R.B. 24/10/2024

Um livro de 1949, que se passa em 1984 e que maravilhoso está super atual. Certeza que muitos líderes de hoje queriam controlar dessa maneira. É angustiante acompanhar a luta de Winston.
Nathally107 24/10/2024minha estante
Esse livro nunca foi tão atual em tantos aspectos, principalmente no que diz respeito à todo esse controle informacional e a relativização da verdade, e como muitos políticos que somente se atem aos próprios interesses se aproveitam disso para manipular as pessoas. Realmente genial e necessário!




may 24/10/2024

"Se você puder sentir que permanecer humano vale a pena, mesmo quando não gere nenhum resultado, você os venceu"
Eu consegui entender o porque desse livro ser considerado um clássico, mas acho que por sempre ouvir o quão importante ele era fui com muita sede ao pote e me decepcionei a ponto de não interessar por outros livros do mesmo autor. Eu achei uma leitura extremamente cansativa - eu lia 3 capítulos e já parava a leitura, que sempre explicava as mesmas coisas várias vezes ao longo da narrativa, com personagens chatos, nem um pouco agradáveis e com uma dificuldade imensa de me fazer ficar apegada a eles.

Apesar disso, eu entendo a crítica presente neles, e o porque ele é tão amado. Acho que se fosse lançado hoje em dia, apesar dele ser bem atual em alguns aspectos, ele não seria tão revolucionário. Independente disso, eu gostei da leitura, acho que essa edição da Antofágica deixou a experiência mil vezes melhor, e gostei do final, não via outra saída praqueles personagens
comentários(0)comente



Sofi 23/10/2024

Eita
Não achei q foi um livro pra mim mas tem uma proposta muito interessante com um final muito foda !!!
comentários(0)comente



nath03 22/10/2024

Há alguns anos lembro de ter começado a ler esse livro e odiado, na época me pareceu uma história sem graça e nos Dois minutos de ódio decidi que não queria ler mais. Seis anos depois decidi dar outra chance pra Orwell (após ter lido e adorado A revolução dos bichos) e descobri que ele realmente é um autor genial.

Não vou falar muito sobre a história, já que acho que quanto menos souber do livro melhor a experiência de leitura. Mas o desenvolvimento, as críticas encontradas, as semelhanças com a realidade (de forma exagerada, porém presente)... Tudo faz com que o livro te prenda do começo ao fim.

Não é uma história feliz, mas uma critica que mesmo decadás após sua concepção ainda é relevante. Definitivamente é um livro que todos deveriam ler.
comentários(0)comente



Branca 22/10/2024

Batido
É um livro que tenho a alguns anos porem nunca tinha tido coragem para ler, e quando ela finalmente apareceu achei uma leitura muito batida, como se o tempo de realizar esse tipo de leitura já tivesse passado para mim.
É um livro bom, com uma historia que faz pensar e fala muitas verdades sobre a sociedade, porém para mim não funcionou.
comentários(0)comente



Adriano487 22/10/2024

Surpreendido
Você acredita que o Big Brother é algo novo? Que o controle da mídia, do sexo pode ser feito? Você se surpreenderá com essa ficção. Afinal, o Grande Irmão está entre nós.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



jaooo-80 22/10/2024

O Grande irmão esta observando você
Esse é um dos meus livros favoritos da vida, a trama é muiti bem estruturada e tudo.
Quando eu li esse livro pela primeira vez foi um bum comigo e minhas concepções de mundo. E agora que o reli pude observar a opinião do George Orwell com mais clareza.
Eu considero esse livro uma leitura indispensável
comentários(0)comente



Leo 22/10/2024

Tem que ter paciência
O livro é perfeito, fala de muita coisa que a gente, querendo ou não, pode comparar muito com a realidade.
Mas é um livro que precisa ser lido com tempo e muita calma porque como tem muita coisa em poucas páginas, acaba que se a gente ler de uma forma desatenta, não percebemos alguns detalhes e o interessante o livro é tentar colocar ele em comparação com a realidade, então é preciso paciência e tempo.
comentários(0)comente



denalyn 21/10/2024

Interessante, mas lento
Confesso que fiquei com muita preguiça no começo desse livro. acho que ele não tem uma escrita muito fluída e você se cansa de ler em algumas partes. entretanto, a partir da segunda parte ele ganha nuances mais interessantes e você começa a sentir o que os personagens estão passando realmente. eu gostei, mas não leria de novo.
comentários(0)comente



11536 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR