LunaGóes 21/10/2024
2+2=5
A melhor distopia que eu já li!! (e única KKKKK), mas certeza que nenhuma irá se igualar a essa. Me impressionei com a articulação de toda a trama, o mundo fictício é construído durante a leitura de uma forma que todos os fatos encaixam muito bem e te deixam muito envolvido com a história.
A crítica de Orwell é muito forte aos governos ditatoriais e a todo momento o modelo ?Socing? se aproxima muito do que seria a teoria de governo de Trotsky, então quem já estudou Revolução Russa consegue ver uma similaridade gritante, muito legal perceber isso!
Toda a elaboração do Sistema, como a figura do Grande Irmão, Os ministérios da verdade, amor e ?duplipensar? Fazem uma reflexão muuito interessante sobre a capacidade de controlar a mente da sociedade de uma forma tão implícita, e é até chocante o quão alienada é a população. Na trama, chega uma hora da leitura que até você se pergunta se não seria submetido a esse ?controle mental?.
Uma das minhas partes favoritas do livro, em que eu mais refleti e fiquei perplexa é quando o Partido explica as táticas do duplipensar e a teoria do 2+2=5, e esse cálculo parece até um absurdo, mas ao longo do livro, e principalmente no final (não direi spoilers hahaha), a gente vê o quão perigoso é a alienação e a capacidade dela de roubar a integridade do intelecto e a dignidade do cidadão e que, inclusive, isso pode acontecer sim, de forma análoga, no mundo real.
Virou o meu livro favorito!!