Viviane @resenhasdaviviane 29/08/2022Resumo para estudos da faculdadeEstou resumindo aqui para estudar depois
*Gênero literário: Humanismo
(principais características: antropocentrismo, cientificismo, racionalismo)
*Escrito em 1517 - Gil Vincent
*Considerado o "pai do teatro português"
*Escrito em português de Portugal antigo
Realizei a leitura desse livro para fazer um trabalho das disciplinas de teoria literária II e literatura portuguesa I para a faculdade de letras/espanhol e me supreendi com a narrativa e as críticas que abordadas pelo autor. Sinceramente, não lembro de ter sido apresentada a escrita do Gil Vicente no ensino médio, mas, amei muito a escrita dele e a dramatização da história que encontrei no youtube.
Resumindo a história há dois barqueiros, o Anjo e o Diabo, que levam as almas para o céu ou para o inferno dependendo das suas atitudes durante a vida, o autor era cristão e por isso, as convicções religiosas fundamentadas no cristianismo são parte essencial da história. É possível perceber que existe um preconceito nada velado aos judeus, mas, lembrem-se que a história foi escrita em 1517 uma época onde a igreja católica era a "única salvação"
O Auto da Barca do Inferno é um grande clássico da literatura portuguesa. Ele possui diversas sátiras envolvendo a moralidade. Pelo destino das almas de alguns personagens, a obra satiriza o juízo final do catolicismo, além da sociedade portuguesa do século XVI.
A alegoria do juízo final é um recurso utilizado pelo dramaturgo através de seus personagens (diabo e anjo).
Além disso, cada personagem possui uma simbologia associada à falsidade, ambição, corrupção, avareza, mentira, hipocrisia, etc.