Marina.Dutra 07/06/2021
Não sei como pude demorar tanto pra descobrir essa jóia
“Só prantos matam-me a sede! Só me alimento de dor! Sou rival do próprio Deus!! Tremei! Meu nome é Amor!!!”
Durante a leitura das 416 páginas desse “romance psicológico”, considerado uma das primeiras fantasias do país, eu pensava: que obra prima.
“A Rainha do Ignoto” é um daqueles livros que mudam a gente; causa desconforto e, consequentemente, reflexão. E não é pra menos: sua primeira publicação foi em 1899, e os temas mais constantes do enredo são: o papel submisso da mulher na sociedade patriarcal do Brasil, a escravidão, a miséria, e os males do coração.
Aquela que chamam de “Rainha do Ignoto” tem muitos outros nomes e, conforme a narrativa avança conhecemos um pouco mais dela e de suas “paladinas do nevoeiro”, as mulheres – livres, fortes, decididas e inteligentes – que formam uma sociedade perfeita e igualitária, e vivem na Ilha do Ignoto, oculta por hipnotismos.
Pela narrativa do boa-vida Dr. Edmundo, da tímida Carlotinha e da própria Rainha do Ignoto, acompanhamos e desvendamos parte do enigma que envolve a sociedade secreta de mulheres. As acompanhamos por toda costa do Brasil, a enxugar lágrimas, cuidar de doentes, remendar corações e, até mesmo, libertar escravos. As vemos invencíveis, sob o comando de sua Rainha que, pouco a pouco, vai se mostrando cada vez mais triste e distante.
A história é linda e Emília Freitas é uma autora primorosa. Descobri, enquanto lia, que ela também era poetisa e algumas das passagens mais bonitas da obra, na minha opinião, são poemas feitos por ela, em nome da Rainha do Ignoto, como os versos sobre o amor que destaquei aqui em cima.
Por ser uma obra antiga, muitas palavras e colocações são do século XIX, o que pode tornar a leitura confusa se você não quiser parar para consultar as notas. Mas, no geral, não senti que isso me atrapalhou.
No geral, o livro é leve e ao mesmo tempo, pesado, pois embora não tenha um vilão/antagonista, nem acontecimentos chocantes, a autora trata dos sentimentos e das emoções humanas.
Entregue seu coração à Rainha do Ignoto, e dê uma chance pra esse livro!
site: https://www.instagram.com/p/CMVT6uMguc_/