The Two Towers

The Two Towers J. R. R. Tolkien




Resenhas - As Duas Torres


1844 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Felipe CR 26/10/2024

Gimli continua perfeito, Pippin continua fazendo cag... Aragorn continua o único que pensa, Legolas é o elfo.
comentários(0)comente



Adelson 26/10/2024

Meio da jornada
A sociedade separada, dois Hobbits com os Ents, Aragorn e Cia com problemas com o Rohirins, retorno do mago Branco e Frodo e Sam sendo manipulados pelo Gollum.
comentários(0)comente



Matheus656 22/10/2024

Sensacional
A sequência perfeita. Não consigo, assim como nos filmes, definir qual o melhor. Muito legal tudo nesse livro, as jornadas tanto do Sam e Frodo quanto do Gimli, Legolas e Aragorn são muito legais.

Faramir teve uma introdução muito legal, que personagem bom.

Pra mim o protagonista desse livro foi o Gollum, é impressionante como ele mantém sua maldade bem sutil e seu interesse no Precioso permanece escondido. Sam também foi incrível, me passa muito mais carisma que o Frodo, ótimo personagem também.

Animado pra ler o terceiro livro, essa trilogia tem tudo pra gabaritar meu top-3 de livros favoritos.
comentários(0)comente



Felibalex 21/10/2024

Parte dois da saga do anel
Em comparação com o primeiro volume, esse livro conseguiu me prender. O começo apesar de lento me cativou e me ajudou a avançar com a leitura. A segunda parte que imaginei ser a mais difícil foi a mais fluida e por vezes me deixou ansioso. Gostei. Tô preparado para a conclusão.
comentários(0)comente



Gabriela 20/10/2024

Um ótimo livro de transição que em alguns momentos peca pelos mesmos excessos do antecessor. A história é dividida em duas partes e ambas se iniciam de forma extremamente lenta. À medida em que a narrativa evolui, vai melhorando, então vale a pena insistir. Gostei muito do desenvolvimento da relação Frodo + Sam + Gollum, foi o ponto alto do livro pra mim. A batalha do Forte da Trombeta também foi ótima, extremamente bem escrita e desenvolvida, provando que Tolkien sabe muito bem fazer plots de ação irretocáveis. Ótima leitura.
comentários(0)comente



mariolis 20/10/2024

Até aqui tudo bem (não, não está!)
Até a metade do livro eles continuaram andando, e andando, e andando (não estou criticando, é uma viagem incrível junto com eles!)?
mas da metade pra frente, meu amor! a melhor aventura que li até hoje! o tempo que eu levei pra ler a primeira metade, eu levei um terço pra ler a segunda metade. definidamente o melhor livro da trilogia!
comentários(0)comente



Miss Pris 19/10/2024

Uma fantasia cheia de nuances e detalhes.
Eu não consigo encontrar uma palavra, um adjetivo para definir a experiência que está sendo ler Tolkien.

Sei que estou sendo repetitiva, mas, de verdade, escolhi momento certo para ler.
Se torna tudo mais compreensível e fluído ler os detalhes que Tolkien deixou em suas obras, de fato me sinto muito imersa no cenário que ele descreve. Eu consigo imaginar com clareza cada lugar por onde cada personagem está presente.
Desde de Isengard até o Pântano dos Mortos.

Eu estou à vinte páginas para terminar de ler, enquanto escrevo esse trecho da resenha.
Ainda me sinto anestesiada parar tudo que li nesse livro.
Porque assim, quem leu "As Duas Torres" vai entender que existe o livro III e IV.

Não perde em nada a narração dividida dessa forma, o Tolkien consegue manter a dinâmica da leitura impecável e se precisar mencionar que tal personagem está "vendo a mesma coisa" a quilômetros de distância ele faz isso com muita sagacidade, e mesmo um leitor iniciante consegue entender.

Outra coisa que gosto na condução de narrativa do Tolkien é que ele escolhe um personagem para ser o narrador em primeira pessoa e quase imperceptível a troca do narrador-personagem.
Aqui em "As Duas Torres" ficou entre Aragorn e Sam.

Mesmo agora depois de finalizar a leitura, ainda não consigo tecer críticas a genialidade de Tolkien. A forma de escrever e de conduzir a narrativa, além de tudo a importância de cada personagem na trama. O arco de cada um é notável a mudança que cada personagem está passando.

O desenrolar dos fatos no livro III, é a sutil liderança de Aragorn, após Gandalf perecer na batalha contra o Balrog. Quando Boromir falece por conta do ataque dos Orques no acampamento, ele decide ir atrás dos pequenos que foram sequestrados. Isso faz com quê automaticamente Legolas e Gimli crie um respeito de seguir Aragorn por onde ele decidir ir.

Nessa busca Aragorn, Legolas e Gimli reencontram com Gandalf, agora Branco.
Meu destaque é sem dúvida para a Batalha contra os Orques no Abismo de Helm.
Uma pequena vitória contra Sauron, e o embate entre Saruman e Gandalf.

Onde Gandalf recupera uma peça fundamental para tentar estar um passo a frente do Senhor Sombrio.
O Palantír ao ser tocado mostra o futuro ou decisão do próximo passo. Por causa do que Pippin vê, isso faz com quê Gandalf decida ir a Minas Tirith, levando Pippin junto com ele.

Já no livro IV vamos acompanhar o que acontece com Frodo depois que ele e Sam decidem abandonar a comitiva.

Através dos olhos de Sam (diferente de "A Sociedade do Anel" onde toda a narrativa é feita pelo POV de Frodo), vemos um Frodo cansado e sem energia (a cada dia o fardo de fica cada vez mais pesado) consequentemente tornando Sam ainda mais cuidadoso com Frodo, e mais alerta quando Frodo aceita ser guiado por Sméagol até as terras de Mordor.

O detaque que irei dar para o livro IV é:
1. Mesmo cansado Frodo sabe que Sméagol é uma ameaça constante;
2. Encontro de Sam e Frodo com Faramir (eu me emocionei com a forma como Faramir descobriu sobre a morte do irmão Boromir).

Recomendo muito quem quer conhecer mais sobre essa fantasia envoltente de Tolkien.
Continuando nessa saga partindo para terceiro e último livro "O Retorno do Rei".
comentários(0)comente



Wagner 18/10/2024

Como é ruim assistir ao filme antes do livro. O livro é muito bom, mas não tem a emoção da descoberta dos acontecimentos.
comentários(0)comente



MissWalker 18/10/2024

Empolgante!
Esse livro segue a jornada da Sociedade agora dividida e é ainda mais empolgante que o primeiro livro!

Estou reelendo Tolkien ultimamente, e é impressionante como o material dele continua palpavel e incrível, capaz de trazer uma grande imersão pro leitor se ele se permitir.

A unica parte que pra mim é osso de ler são as dos ents, mas o resto compensa ???
comentários(0)comente



Luciana 15/10/2024

Após a separação da sociedade nesse livro acompanhamos a jornada de cada grupo, com suas dificuldades, batalhas, novos amigos, aliados inesperados e também reencontros de aquecer o coração.

O crescimento e transformação interna continua sendo única para cada um.
comentários(0)comente



Quaderna 14/10/2024

Espada, feitiçaria e ladeira!
Nesse segundo tomo da saga de Tolkien, "As Duas Torres", o enredo se envereda mais por matos fechados e caminhos tortuosos que pela lida ligeira de batalhas e bravuras do primeiro. Aqui, a trama se espicha feito cobra d?água nas cheias, indo aos poucos, com paragens demoradas pra se coçar nas paisagens e nos terrenos. Não que isso tire a grandeza da história, de jeito maneira! O bicho pega, e os heróis seguem firmes e fortes, separados agora, cada qual no seu quinhão de coragem. Aragorn, Gimli e Legolas correm atrás dos hobbits, Gandalf retorna em sua nova forma brilhosa, e Frodo, coitado, com Sam a tiracolo, vai se enfiando mais fundo nas garras do perigo.

Mas é preciso dizer, no entanto, que o leitor mais acostumado com as letras ágeis de hoje em dia pode achar o trote um tanto lerdo. As descrições de terras, colinas, pedras e moitas vão se amontoando feito chuva no açude, deixando o andamento do livro meio modorrento. O sertanejo que lê, impaciente pra ver o aço das espadas cortando o ar ou os feitiços zunindo feito ventania, pode acabar suando frio nas páginas que Tolkien reserva pra detalhar até o canto dos passarinhos nas árvores de Fangorn. Esse apego à terra, com tudo quanto é curva de morro e cor de céu, pode frear o entusiasmo de quem quer aventura no batente, mas é parte do encanto que Tolkien empresta à sua prosa.

Ainda assim, vale destacar que é nas páginas lentas que a grandiosidade do mundo ganha corpo. "As Duas Torres" é um livro de contrastes: a amizade calorosa de Sam e Frodo, a crescente escuridão de Gollum, e as forças do mal se amontoando nas fortalezas de Saruman e Sauron, feito uma tempestade prestes a rebentar. Se o leitor aguentar o passo cadenciado, vai se deparar com momentos de tirar o fôlego, com a grande batalha do Abismo de Helm ressoando como trovão em noite de trovoada. Essa história não apressa o passo, mas, com paciência, nos leva a ver as montanhas que se erguem à nossa frente.
comentários(0)comente



Bruna3810 14/10/2024

Eu demorei um bom tempo para ler o livro (com certeza mais que o primeiro) e não foi por não ser bem desenvolvido ou por ser ruim, muito pelo contrário, o livro é quase tão bom quanto o primeiro na narração, na adrenalina e até nos detalhes, demorei mais por conta de focar na escola, o que não tornou o livro menos interessante.

até metade do livro eu estava bem desanimada para ler, porque estava com medo de demorar muito tempo e acabar largando o livro na metade (o que não ocorreu), quando chegou na metade do livro não o larguei mais e só parei de ler quando terminei e na verdade ele me fez sentir mais coisas do que o primeiro e me fez entender muitos pontos que no primeiro livro ficaram em aberto e fez criar mais perguntas para serem respondidas no último e próximo livro (o que honestamente só me faz ficar mais ansiosa para terminar).

eu amei cada personagem citado e como eles foram muito bem desenvolvidos e o quanto nos afundamos na história e mal percebemos e quando vemos já sofremos pelos personagens, já sentimos tudo que envolve os personagens e até mesmo o medo (que aparece com bastante frequência), tudo que envolve os personagens que gostamos, nos sentimos, tudo, porque o autor deixa bem claro a profundidade de todo tipo de sentimento.
eu recomendo muito ler os dois livros e espero que o último não me decepcione e seja parecido com o que eu imagino e seja tão detalhista e profundo quando os dois primeiros.
comentários(0)comente



Joao366 11/10/2024

As Duas Torres
A trama desse livro aqui se inicia diretamente nos acontecimentos do livro anterior; o que faz super sentido já que O Senhor dos Anéis é um livro só que foi dividido em três.
Eu adorei esse livro. O foco não ficou somente no Frodo. Como a "Comitiva" deles acabou se dividindo, o autor focou um pouco em cada grupo e em suas localizações e próprias aventuras (mas com o mesmo propósito e destino).
Esse livro aqui apesar de ainda ser arrastado e detalhado ao máximo, ele tem bem mais cenas de ação, que aliás são incríveis demais, fiquei emocionado real lendo, principalmente as cenas de batalhas que são muito bem escritas.
Há novos personagens importantíssimos pra trama central, eu adorei acompanhá-los.
O quanto o Tolkien é um bom escritor eu sinceramente não consigo descrever!

Ps. Não tô preparado pra conclusão dessa saga épica e incrível, acho que vou ler um livro água com açúcar agora e depois retorno pra concluir essa trilogia.
Ps². Apesar desse livro aqui ser um pouco mais fluído nos acontecimentos, eu demorei um pouco mais pra terminá-lo, mas fiquei muito sem tempo esses dias
comentários(0)comente



Laura1312 09/10/2024

Esse livro consegue ser bom do início ao fim? o primeiro achei pesado pra ler, não tava acostumada com o linguajar e a velocidade da história. Agora com a história já avançada o livro flui muito melhor e nos prende do começo ao fim? eu amo o filme desse livro, é um dos meus preferidos desse universo e o livro consegue ser ainda melhor ??
comentários(0)comente



Mari356 08/10/2024

Ouvi o audiolivro em uma releitura e o audiolivro da Audible está excelente! Recomendo bastante! Gollum ficou divertidíssimo na voz do narrador!
comentários(0)comente



1844 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR