Davi 20/08/2022
As Duas Torres, o livro que não teria como ser melhor!
As Duas Torres é a continuação do primeiro livro de O Senhor dos Anéis, ele da continuidade as aventuras da Sociedade do Anel, porém, separados. Cada grupo agora tem um objetivo diferente e trabalham para deter o mal maior, mas sempre lembrando que todos os caminhos levam ao Um Anel.
O livro nos leva aos diferentes caminhos explorados pelos membros da Sociedade do Anel em suas lutas para deter Sauron, o Senhor Sombrio da terra de Mordor, e além de tudo destruir o Um Anel. De um lado do mundo está o trio formado pelo elfo Legolas, pelo anão Gimli e por Aragorn, herdeiro dos Homens, eles tentam resgatar os hobbits Merry e Pippin que foram capturados por Orcs. A busca os levam para rumos bem inesperados, como o confronto com os cavaleiros do reino de Rohan e o mago Saruman, que também deseja o Um Anel para si.
Já no outro lado da Terra-Media, encontramos Frodo e Sam buscando uma maneira de entrar em Mordor e chegar até a montanha onde o Um Anel foi forjado. A ajuda inesperada e forçada de Gollum, a criatura que teve o Anel sob seu poder durante centenas de anos e tem necessidade de possuí-lo, foi um ponto super forte e a salvação da dupla de hobbits.
As alianças são mais definidas aqui. O relacionamento entre os personagens foi ficando cada melhor a cada capítulo, a cada história contada. Ver Gimli e Legolas, personas de diferentes raças, tendo uma relação linda foi incrível. Essa união histórica definitivamente entra para minha lista de coisas mais legais já lidas.
Sam, o companheiro devoto de Frodo, é o personagem mais destacado desse livro na parte dois. Tolkien faz aquele hobbit preguiçoso, medroso e jardineiro virar um guerreiro que levanta a trajetória nas costas com muita bravura. Infelizmente não podemos apontar a mesma evolução para o protagonista Frodo.
Na parte um do livro, fica preso em nossas mentes o que aconteceu com Frodo e Sam. Quando chegamos na parte dois da trama nós ficamos com saudades de personagens tão carismáticos como Aragorn, Legolas, Gimli, Merry e Pippin. A forma como o Tolkien divide essa história é bem arriscada, e funciona!
A saga caminha para um final épico e cheio de reviravoltas. As Duas Torres é a típica continuação de histórias que resolvem diversos assuntos deixados abertos e prepara o terreno para os desfechos. Os assuntos do passado da Terra-Media foram apresentados e vingados, porém, a maior batalha ainda está por vir.