As Duas Torres

As Duas Torres J. R. R. Tolkien




Resenhas - As Duas Torres


1846 encontrados | exibindo 406 a 421
28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 |


Davi Oliveira 12/09/2023

Caminhos se desvirtuam
O segundo livro da série de J.R.R. Tolkien dá continuidade aos acontecimentos de seu antecessor, ?A Sociedade do Anel", se iniciando a partir da fuga de Frodo e Sam em consequência do mal que O Anel instiga naqueles que o desejam. Neste, os acontecimentos se encaminham para a parte final da narrativa, onde no próximo e último livro, obteremos a resposta para a qual a Sociedade do Anel foi fundada: o Um Anel será destruído?
Após a tentativa de Boromir de tomar o Um Anel para si, Frodo se viu obrigado a abandonar sua comitiva para seguir sozinho sua jornada, obviamente com Samwise em seu encalço. Mas não somente ele. Gollum, obcecado em recuperar seu ?precioso?, continuou a segui-los por toda a demanda. Se mostrou importante. Atuando como guia da demanda (mesmo sem saber qual demanda era essa), levou-os pelo caminho onde poderiam ter uma chance de entrar em Barad-dûr, a fortaleza de Sauron e onde o Um Anel foi forjado. Mas é claro que tentou dar sua cartada. Arquitetando um plano para recuperar seu objeto de desejo, abandona Frodo e Sam nos túneis de Laracna, esperançoso e confiante que ela daria cabo da dupla e que, futuramente, ele recuperaria o objeto desejado. Esse plano se mostra falho. Mas como sei, Gollum ainda tem seu papel final à espera.
Do outro lado, temos a narrativa que segue Aragorn, Legolas e Gimli. Grande parte dela é em prol do resgate dos hobbits que foram levados pelos Uruk-hai. Há também a parcela de Merry, Pippin, em parte responsáveis pela mobilização dos Ents ao ataque a Isengard. Temos também o ressurgimento de Gandalf, voltando como Gandalf o Branco e trazendo grandes contribuições para o enredo.
Depois de terminar este livro, vejo que a escrita de Tolkien não é de meu feitio. Foi um desafio ler este livro. Foram diversos os momentos onde dormi no meio da leitura, onde até deixei de ler por desânimo. E isso impactou profundamente minha percepção crítica para a análise da construção da narrativa. Mas como eu queria terminar logo esse livro, me forcei. Foram poucos os momentos em que minha atenção foi presa, em que consegui submergir na leitura. E vejo que são muitos os relatos semelhantes.
A grande problemática da escrita do autor, para mim, é seu detalhismo muitas vezes desnecessário. Um detalhismo exagerado tira o interesse do leitor. Não há nenhuma necessidade de ele ter gasto mais de uma página inteira para descrever quase que anatomicamente uma montanha (entre as páginas 180 e 200). Durante a narrativa de Aragorn, Legolas e Gimli esse defeito é constante, sendo para mim uma das partes mais desinteressantes do livro, mesmo com a presença de toda aquela perseguição. Detalhismo é uma característica da escrita do autor, mas isso não significa que seja sempre interessante e de qualidade, que sempre agregará valor à narrativa. O autor dá prioridade a um detalhismo supérfluo muito mais do que dá em acontecimentos que realmente merecem uma atenção especial. A batalha contra Smaug no livro ?O Hobbit" é um grande exemplo disso.
Concluindo, é um bom livro. Mas peca, a meu ver, na prioridade que é dada a elementos desnecessários, que não tem no que contribuir. Pretendo futuramente ler o último livro da trilogia. Mas não pretendo aprofundar mais no universo de Tolkien. Ele não é para mim.
comentários(0)comente



Gabi 12/09/2023

Muito bom, melhor da saga
Definitivamente o melhor livro da saga. A divisão da comitiva dá um "UP" na história e nos mostra diferentes pontos de vista da trama. É nesse livro que os personagens mais secundários começam a se destacar e é uma leitura gostosa, que me bateu até saudade
comentários(0)comente



tabatatucat 09/09/2023

Achei que seria bem mais lenta a leitura, mas pra mim teve um ritmo muito bom. Claro que os eventos são mais lentos comparados ao primeiro livro, mas no segundo livro aprendemos mais sobre as histórias da Terra Média. É mais um livro sensacional.
comentários(0)comente



mirrorballgio 09/09/2023

Apaixonada
Meu Deus, eu amei esse livro?
Sinceramente achei melhor e mais fluído que o primeiro, mas é compreensível porque o primeiro livro ainda tava apresentado o universo, personagens e etc. Os capítulos finais são muito envolventes, me conectei mais com os personagens do que no primeiro livro. Não tem o que criticar, esse livro me fez me apaixonar pela saga. Medo do terceiro livro, mas ansiosa pra ler!
comentários(0)comente



Lara.Scarlatte 08/09/2023

Tolkien nos apresenta novos cenários e personagens intrigantes, como a cidade de Rohan, governada por Théoden, e seu misterioso conselheiro, Gandalf, que ressurge como o Branco. Além disso, Gollum emerge como uma figura central, fornecendo um contraponto sombrio à amizade de Frodo e Sam. Enquanto a guerra se aproxima, os conflitos se intensificam, e "As Duas Torres" nos leva a batalhas épicas, como a defesa do Abismo de Helm, que destacam a coragem e a determinação dos personagens. Tolkien continua a tecer sua prosa rica e detalhada, criando um mundo vibrante e convincente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



sweetbookomine 05/09/2023

4,5?? sigo admirando Tolkien e seu universo ?
Amei As Duas Torres ? É um livro denso, com muitas informações, acontecimentos, diálogos e detalhes. É o tipo de livro que demoro pra ler porque há muito a ser absorvido. Mas tudo que há para ser absorvido vale a pena e reflete a mente de um gênio.

O livro começa de forma mais lenta, com uma primeira metade que demorou um pouquinho pra me prender e que em alguns momentos se repetiu demais pra mim. Só por isso não dei cinco estrelas, mesmo, mas esse começo não afetou a experiência como um todo. A trama ainda é envolvente e o universo e suas mitologias são riquíssimos. Os personagens são únicos, aqui seguindo um destino diferente do de Frodo. A amizade nesse livro volta a ser um tema abordado pelo autor de forma muito bonita, espelhada em Frodo e Sam.

Além da duplinha do Anel, meu arco preferido foi o dos Ents, bastante importantes pra trama, mas que também mostram a relação de Tolkien com a natureza. Sobre ele, sigo o admirando. Acho lindo que Tolkien amava tanto o mundo que havia criado.

Ansiosa pra ler o final dessa história ?
vou falar mais do livro no meu instagram: @sweetbookomine
comentários(0)comente



Jose 04/09/2023

As duas torres
Saruman tentou construir um exército pra combater com as suas forças procurando aquelo que eu seu padrão tanto anela, mais caiu na sua soberbia junto com os seus. No entanto o frodo junto com o seu amigo Sam levavam o fardello pelas ruas que conduzem a Mordor.. a jornada ainda continua
comentários(0)comente



valeria.giovanna 03/09/2023

Como anda esses queridos
As duas torres é uma eterna caminhada, como anda essa galera, misericórdia!
Gollum sempre aprontando, impressionante como não perde uma, e o Sam segue fazendo tudo pela demanda, apesar da cagada no fim kkkkkkkkk
Bora pro último, cansada de tanto andar e sem memórias do último livro!
comentários(0)comente



senjuah 03/09/2023

Bom
Foi uma boa leitura, li 3 capítulos por dia e terminei em uma semana. não morri de amores, mas gostei até. eu tinha desistido da saga, mas depois de ver o thranduil no filme do hobbit decidi voltar.
comentários(0)comente



Nazli.Dias 03/09/2023

Continuação digna do primeiro livro
Mais do que digna do primeiro livro: essa continuação consegue ser melhor. Com mais ação, a história prende mais a atenção e a leitura ? apesar de ainda ser lenta e um pouco densa ? flui melhor que no anterior. A segunda parte do livro eu quase não consegui parar de ler, sem falar na escrita fenomenal, especialmente no que se refere à Mordor. O contraste descritivo é impactante. Para aqueles que não sabem se devem continuar a leitura, recomendo fortemente que insistam mais um pouquinho.
Pedro 03/09/2023minha estante
Obrigado, eu vou insistir...kkkkk
Por incrível que pareça, eu tive menos dificuldade com O Silmarillion. A estória de A Sociedade do Anel é muito parada. Depois de 100 páginas, Frodo ainda estava no Condado. E sem falar nas canções intermináveis.

Mas eu fico feliz de saber que As Duas Torres tem uma estória mais dinâmica.


Nazli.Dias 03/09/2023minha estante
Kkkk tem menos canções nesse segundo livro, mas ainda tem. É bem mais dinâmico mesmo, principalmente a segunda parte.


Nazli.Dias 03/09/2023minha estante
Eu vou ler o Silmarillion depois que terminar o Retorno do Rei, mas estava com medo de ser muito arrastado kkkk você acaba de alimentar minhas esperanças


Pedro 03/09/2023minha estante
O Silmarillion é uma leitura poética, quase onírica. Mas é uma baita leitura.
Mas é bom se preparar. O livro é praticamente feito de narrativa. Quase não tem diálogos.


Pedro 03/09/2023minha estante
Você acredita que teve fã que reclamou do Peter Jackson ter cortado o Tom Bombadil dos filmes?
Serei eternamente grato a ele por isso.
???????


Nazli.Dias 03/09/2023minha estante
Eu estou reunindo coragem para ler, já até comprei!


Nazli.Dias 03/09/2023minha estante
Se o tom bombadil estivesse no filme, teriam que mudar o gênero para musical


Pedro 03/09/2023minha estante
Aí eu iria torcer para Sauron destruir a Terra-Média.
????????




Paola.Grossl 02/09/2023

Que experiência
Tenho uma meta de ler essa obra completa no ano de 2023, por enquanto estou conseguindo e adorando. Esse livro é tão cheio de detalhes, a ambientação é extraordinária e a história tão completa. Leio ele bem devagar e adoro isso, aproveito cada página, cada personagem.
Obs: Legolas e Gimli são muito bons juntos, surpreendentes.
comentários(0)comente



Jess Cipriano 31/08/2023

O livro encerra de uma forma que já engatei no ?O retorno do rei? hahahah
Acho que nem tenho mais o que comentar sobre o Tolkien.
Ansiosa pra encerrar essa história incrível!
Alice Aras 31/08/2023minha estante
O Rei do Fantasia!




Dulci 30/08/2023

Quase lá......mas ainda distante
Nesta parte da história, é possível perceber melhor o papel importante do Sam na jornada. Mesmo ele tendo tanta insegurança quanto a sua capacidade, acaba salvando Frodo várias vezes. Como é difícil chegar aonde eles precisam....parece uma jornada sem fim e o cansaço, e desesperança se apoderam deles. Alem disso, Gollum é um companheiro nada confiável....a Sociedade precisa se reunir novamente.
comentários(0)comente



Shirley 30/08/2023

?O quê? Em enigmas??, disse Gandalf. ?Não! Pois estava falando comigo mesmo em voz alta. Um hábito dos velhos: eles escolhem a pessoa mais sábia presente para falar com ela; as longas explicações de que os jovens precisam são cansativas.?
comentários(0)comente



1846 encontrados | exibindo 406 a 421
28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR