Adriana1890 15/02/2024
Fernando Sabino, saiba que você me conquistou!
Sabe quando você olha para a sua estante de livros e sempre, ou quase sempre, tem aquele llivro que ficará para depois a sua leitura? Que toda a oportunidade que você tem de lê-lo faz questão de colocar outro no lugar e o tal livro volta para o final da fila?
Pois é, foi exatamente isso o que fiz com O ENCONTRO MARCADO, do autor Fernando Sabino. E digo-lhes: Se arrependimento matasse... Ganhei este livro de presente há tempos e o deixei pegando pó na estante.
É um romance que conta a história de Eduardo Marciano, desde sua infância até a vida adulta. Todos os altos e baixos que cercam a vida de um ser humano comum, nascido e criado dentro de uma família comum, estruturada, pobre. Que precisa ir para à escola, que lida com as circunstâncias de cada contexto de vida, infância, puberdade, vida adulta. Que faz boas escolhas, que faz péssimas escolhas e, às vezes, escolhas horríveis, realmente horríveis.
Não leia este livro com expectativas de encontrar um romance com narrativa romantica. Se seu gosto por literatura romantica tem como base somente os livros e-books que ficam na lista dos mais vendidos da Amazon, O ENCONTRO MARCADO não é, ainda, uma obra indicada. É um livro do GÊNERO romance, conta uma história com começo meio e fim. Ponto! Caso contrário a decepção será certa. Aliás, particularmente, recomendo a leitura deste livro quando você tiver lá para seus trinta anos de idade. Existem experiências que são iguais a um bom vinho, só melhoram com o passar do tempo. E esta obra equivale, para mim, como um vinho. Faz total sentido com o peso das nossas experiências. É aí que você se identifica com a personagem de Eduardo Marciano. Mesmo que você não tenha feito exatamente as mesmas escolhas que ele no decorrer da história, em muitos momentos você se pega pensando em situações parecidas com o que cada um de nós já vivemos.
Sem contar com o estilo de escrita e o senso de humor. Meu Deus do céu, como eu ri em determinados momentos com Eduardo e seus amigos.
Super recomendo a leitura.