O Encontro Marcado

O Encontro Marcado Fernando Sabino




Resenhas - O Encontro Marcado


270 encontrados | exibindo 256 a 270
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 18


RicardoKelmer 24/07/2009

O ENCONTRÃO MARCADO
O ENCONTRÃO MARCADO
Ricardo Kelmer - blogdokelmer.wordpress.com

Há livros tão especiais que deviam fazer parte do álbum de fotos da pessoa, você não acha? Eles são decisivos, apontam caminhos, mudam o rumo da vida. Você deve ter livros assim. Difícil eleger o mais importante, né?, há sempre o risco de ser injusto. No meu caso, já passei dos quarenta, acho que minha opinião não seria suspeita. O livro da minha vida se chama O Encontro Marcado. Seu autor: Fernando Sabino.

Para falar dele preciso antes voltar à infância, eu na biblioteca do colégio Santo Inácio encantado com os livrinhos infantis, o melhor brinquedo que poderiam inventar. Mais tarde descobri aquela coleção Para Gostar de Ler, crônicas de vários autores brasileiros. Que delícia! Ainda agora sinto na alma o gosto de susto e descoberta que vinha daqueles textos, horizontes que se abrem, possibilidades desveladas. Hoje eu sei: foi naquele momento, aos dez anos, que as sereias da literatura me fisgaram para sempre e eu saltei no mar. A minha procura encontrava um sentido. Foi lendo aquelas crônicas que decidi ser escritor.

Sabino era meu predileto. Suas crônicas ilustraram toda a minha adolescência. O humor, a ternura, o modo econômico, o olhar ao mesmo tempo leve e agudo pousado sobre as pequenas questões do dia-a-dia… Seu estilo me fascinava. Eu já escrevia historinhas e os professores gostavam de minhas redações. Eu ainda não sabia mas já procurava. Porém quando tentava crônicas me batia uma terrível sensação de impotência. Lembrava de Sabino e aí pesava sobre mim sua sombra gigantesca. Não, eu jamais conseguiria escrever como ele, melhor nem tentar. Maldito! Como podia incentivar e ao mesmo tempo destruir um jovem candidato a escritor?

Meu pai me presenteava com os livros do mineiro, que eu lia com renovado fascínio. Adolescente, espinha no rosto, eu sonhava ser escritor. Mas era algo difícil de visualizar… Que caminhos percorrer, a quem pedir ajuda? Como ser cronista se as melhores crônicas já estavam escritas?

Então deu-se o encontrão. Dezoito anos, dividido entre o velho sonho literário e as dez mil coisas do mundo, peguei na biblioteca da faculdade um romance chamado O Encontro Marcado. Putz, que pedrada! Comecei a ler de manhã, não almocei, entrei pela tarde, faltei à aula. A noite veio e eu lá extasiado, sem conseguir largar o livro. Foi um clarão de luz que iluminou de vez o caminho. Eu fechei o livro, fui até a janela e olhei pro mundo lá fora. E disse baixinho, com a leveza que só as grandes revelações permitem: tenho que ser escritor.

Aquele livro em minhas mãos dizia tudo. Eu estava ali! Eu era Eduardo Marciano brincando no quintal, querendo ser atleta, descobrindo os livros. Eu era Eduardo puxando angústia, porres homéricos de poesia, promessas de amizade. Eu era aquilo tudo, otimismo, amargura, ironia, paixão, solidão. Eu, mais um marinheiro ensadecido a quem as formosas sereias das letras olharam nos olhos.

A criança já havia decidido. Mas agora o jovem confirmava. Eu não tinha saída: simplesmente não poderia ser outra coisa na vida senão escritor. Eu trombara com meu próprio destino, um esbarrão que me encheu dessa estranha liberdade de quem abraça a própria sina. Sabia que não seria fácil e que, como a maioria, eu provavelmente desistiria pelo caminho. Sabia também que deveria beber em muitos estilos para encontrar o meu próprio. E entendi que não devia temer as grandes sombras.

O tempo passou. Vão-se mais de vinte anos. Combinei com amigos encontros solenes aos quais não fomos, roubei esqueletos, fiz de muitas quedas um passo de dança, fui interrompido antes de terminar. Reli O Encontro Marcado outras vezes. Certo dia comprei um e deixei sobre o banco da praça, com dedicatória ao desconhecido que o encontrasse. Pois é, o tempo passou. E o destino se cumpriu, tornei-me escritor. Culpa daquele livro diabólico.

Há encontros que marcam para a vida inteira. O meu foi aquele. E é ao romance de Sabino que agradeço. Pelos céus e infernos que passei e passarei em nome das sereias da literatura. Por ter me ajudado a fazer do medo uma ponte. Por ter feito da minha procura um encontro.

.

Ricardo Kelmer 2004

Este e outros textos você encontra no livro "Blues da Vida Crônica"
Victor 08/12/2009minha estante
Muito bom!!! xD


AdriBoeck 06/08/2015minha estante
Muita sorte, Ricardo!
"tem gente que vem ao mundo de caminhão, tem gente qe vem de bicicleta" (Leila Ferreira)
Encontro Marcado é a pedrada, é para O caminhão, mas minha luta é para estar de bicicleta.
Belo texto!




krika 06/07/2009

Um livro incrível que eu não teria abandonado se não tivessem pego emprestado sem pedir.
comentários(0)comente



Márcia 16/06/2009

Amei, no início estranhei o estilo mas me surpreende, é muito gostoso o livro. Quando a gente está esperando algo acontecer com eduardo o autor nos surpreende totalmente.
comentários(0)comente



Chaguinha 14/06/2009

Marque um encontro com esse livro
Nesse livro Ferando Sabino dá um show de conhecimento literário. É um livro muito importante para mim, pois através dele meu universo foi se abrindo para outros grande autores da humanidade. Além disso a história é engraçada, envolvente e possui um teor muito profundo.
comentários(0)comente



Sudan 30/05/2009

O Encontro Marcado
Principal livro do ficcionista mineiro Fernando Sabino, "O encontro marcado" é um romance ao mesmo tempo de formação e de costume que retrata a juventude de Eduardo Marciano e de seus amigos na Belo Horizonte dos anos 40.

comentários(0)comente



Rôh 23/04/2009

Eu amO tudo que o F. S. escreveu, mais pra mim
este livrO eh o melhor de todos ^^
comentários(0)comente



Raissa 19/04/2009

Álcool e Metafísica
Divagar sobre vida e morte em constante estado de alcoolismo é uma constante nesse livro e torna qualquer conclusão mais interessante.O encontro marcado é exemplo do pensamento Simbolista que procura significados intrínsecos em coisas banais e representa um estado de espírito que nós mortais vivemos em determinados momentos.
Eduardo erra,sofre,ama,erra outra vez.Descobre em meio as andanças com seus amigos que "O problema é: não há problema!".O encontro foi marcado mas nem todos vão.
Um dos melhores livros que eu já li.
comentários(0)comente



MDavino 18/04/2009

O livro da minha vida.
Este é o livro que me fez apaixonar por leitura. Que já li várias vezes em diferentes idades e que sempre causa uma impresionante identificação: parece que foi escrito para mim. Há muitos livros importantes para mim, mas sem dúvida este é o meu livro!
comentários(0)comente



RodGou 19/03/2009

Dentre os nacionais, o melhor livro q já li, o q mais me comoveu e o com o qual eu mais me identifiquei.

Vai ver pq tbm tinha meus 25 anos (assim como Eduardo Marciano) qdo o li...
comentários(0)comente



Guimma 26/02/2009

Marcado pelo Encontro
O Encontro Marcado me fez refletir sobre diversos aspectos. É um livro envolvente e denso.
comentários(0)comente



jessica lara 21/02/2009

Denso, dinâmico, apaixonante!
Reconheço quando gosto de um livro, pelo simples fato de não querer largá-lo, de querer lê-lo de uma vez só, sem pausas, com esse livro foi assim.
Denso, dinâmico, apaixonante, um retrato humano sobre as pessoas... Com certeza imperdível!
comentários(0)comente



KamillaBarcelos 22/01/2009

Por muitas pessoas me comentarem esse livro como um dos melhores que já leram, sinceramente eu esperava mais, muito mais!
comentários(0)comente



Henrique 18/01/2009

Só para se ter idéia do que este livro representou o meu filho se chama Fernando, o texto da capa resume o ato que é a vida.
comentários(0)comente



Sra Carcará 13/01/2009

Perfeito!

A comecar pela forma que Sabino escreve. Ele relata a historia de Eduardo e seus amigos de uma maneira muito dinamica. E ao longo da narrativa nao ha como nao se emocionar, pois quando menos esperamos estamos fundidos ao livro de uma forma surpreendente, nao se sabe se quem esta emocionado e o personagem ou a gente mesmo!!!

Gostaria de compartilha-lo com todos meus amigos!
comentários(0)comente



270 encontrados | exibindo 256 a 270
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 18