O Encontro Marcado

O Encontro Marcado Fernando Sabino




Resenhas - O Encontro Marcado


270 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Claudia 08/03/2022

A história é como uma biografia do personagem. Conta sua vida desde a infância até depois dos 40 anos.
~
Não posso dizer que a história é ruim por que tem boa temática. Mas as vezes é tão arrastada que me fez questionar o por que de ter começado a ler.
comentários(0)comente



Pam 16/02/2022

????????
De tudo ficaram três coisas...
A certeza de que estamos começando...
A certeza de que é preciso continuar...
A certeza de que podemos ser interrompidos
antes de terminar...
Façamos da interrupção um caminho novo...
Da queda, um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro!
comentários(0)comente



Orca 13/02/2022

ir no stand up do tiririca teria sido mais estimulante que o final desse livro
trajetória do personagem e as nuances da personalidade e concepção são intrigantes mas o final infelizmente foi como um grande meteoro feito de cocô espacial caindo na terra e matando geral. Não sei o que o autor tentou fazer talvez eu é que seja muito muito burro e não entendi e tô aqui falando que é ruim mas pra mim ficou descompassado a tentativa de um desfecho que se conectasse com o título, o livro te encaminha pra isso mas se perde ante que consiga concluir
comentários(0)comente



Soul Nutri 03/02/2022

Li por engano...
Li esse livro por engano. Em algum site, este livro estava na lista de ficção científica nacional, me pergunto por quê? De qualquer maneira, li o livro inteiro. É um livro ótimo, mas não tem nada de ficção científica no livro, aliás, não há nada de ficção no livro já que se trata de uma história bem real. Assim sendo o autor nos conta a história de Eduardo, nosso protagonista, da sua infância até a vida adulta. Eduardo, no entanto, poderia ser substituído pelo meu nome, uma vez que em diversas ocasiões e situações me identifiquei com Eduardo, tanto na vivência da situação em si ou na maneira dele pensar. Dentre as diversas situações na vida do protagonista há diversas confusões internas, sentimentos contraditórios, ações coerentes e decisões burras, diversos arrependimentos, novas decisões burras que geram novos arrependimentos por parte do protagonista. Eduardo é uma tempestade imprevisível, às vezes calma, às vezes destruidora. Dessa maneira, o autor nos entrega uma história densa em um livro que poderia ser o nosso com nossos nomes, talvez. Deixando as experiências de lado, o autor vai citando e referenciando autores de alguns segmentos literários, talvez por homenagem ou talvez por não gostar de certo autor. Coloca em pauta diversas discussões que ainda fazem sentido hoje em dia e que, talvez, nunca deixarão de se fazer sentido mesmo daqui há um século. Apesar de recomendar o livro, não deixo de dizer que há certas passagens desnecessárias que se fossem cortadas não mudariam em nada o livro.

Recomendo este livro que li por engano, de um autor que não conhecia, mas que me proporcionou momentos de reflexão, agonia, raiva, identificação. É um bom livro.

site: https://www.instagram.com/soul_livros_filmes_series/?hl=pt
comentários(0)comente



JCarlos 15/01/2022

Um encontro com a vida
O livro é um clássico da literatura nacional e, por assim dizer, um romance de formação, onde é retratada a vida do autor, ou melhor, de Eduardo, desde sua infância, seu gosto pela literatura, sua excelência em nadar, até a vida adulta, passando por amores, amizades, contos, crônicas e viagens de Minas ao Rio.

?A eternidade de seu espírito impregnou seu corpo, de modo que parece que o corpo está se tornando imortal e em consequência o espírito envelheceu.?

Há uma afinidade latente com a vida em toda a dramaticidade, fazendo com que nos identifiquemos com similitudes ou arquiteturas resgatadas aqui e ali de nossas memórias.
Não é cansativo e a leitura é fluída.

?O silêncio é a linguagem de Deus. A linguagem do homem é difícil, retorcida, suja, atormentada.?

Então, dei o play no jazz instrumental em meu fone de ouvido e mergulhei no Rio de outrora.

?Se nós mesmos, que nos conhecemos mais do que ninguém, somos de tal maneira precáriosno julgamento de cada um, é porque não sabemos nada, não somos donos de verdade nenhuma, temos de buscá-la fora de nós.?
comentários(0)comente



ste 04/01/2022

desinteressante
Bom, é difícil comentar negativamente sobre ele sendo um livro tão elogiado pela maioria que o lê há mais de dez anos. Eu esperava que seria um livro extraordinário principalmente pelo famoso poema do autor, que inclusive está na capa e contra capa, porém foi muito diferente disso.
Sendo mais direta, a história é basicamente apenas a biografia do Eduardo Marciano e ocorridos da sua vida como um boêmio noturno com várias mulheres na qual ele se relacionou na vida, bebidas, conversas afiadas com os amigos, que na qual falavam e faziam muitas besteiras (to me segurando pra falar que eles só falavam e faziam merda). Enfim, a vida de Marciano é uma vida comum, sendo um homem comum.
Infelizmente não tirei nenhuma lição de vida ou algo que seja bom nesse livro, pra mim sendo unicamente uma biografia de uma vida nada interessante.

Sendo assim, minha conclusão: um livro entediante com uma grande ausência de emoção ou qualquer coisa que faça uma história ser boa.
comentários(0)comente



Daniel263 01/11/2021

Um encontro eternizado
18º livro lido em 2021.

Demorei muito pra ler esse livro... comprei em 2016, foi o 12º livro da @taglivros - o curador era o Mário Prata.

Na época, um grande amigo, @cadaseuleitorlivro , falou muito bem do livro! Mas por conta da correria da vida eu demorei pra ler...

... mas por duas vezes eu comecei e larguei logo no início porque achei os capítulos longos... péssima desculpa!

Tido como um dos melhores livros de Fernando Sabino, “O encontro marcado” tem, segundo o autor, trechos quase que autobiográficos.

A obra é um romance de formação divido em 3 partes, protagonizado e narrado por Eduardo Marciano: filho único, nadador habilidoso e bacharel em direito.

Sim, me identifiquei com essas características, mas mais ainda com os papos em bares com amigos e a frustração de, por vezes, não conseguir escrever!

E se antes demorei para ler, agora o acabei em 3 dias. A narrativa deliciosa prende o não só pelo desenvolvimento da trama, mas também pelos difíceis nós psicológicos que Eduardo tem que desatar.

Dores e dúvidas atravessam sua vida no amor, amizade, sexualidade, carreira, religião... mas sua jornada é repleta de descobertas sobre si mesmo e mundo!

Um excelente livro - daqueles que dá vontade de reler assim que termina!!!


site: https://www.instagram.com/p/CNYH3iHDyvp/
comentários(0)comente



Daniel Teles 29/10/2021

Uma ótimo livro.
Acompanhamos a história de Eduardo Marciano, personagem que nos é apresentado como uma criança mimada, porém muito inteligente, um adolescente poeta e sem limite, e depois, um adulto egoísta. Nem preciso dizer, que não gostei dele né? Mas mesmo assim não consegui parar de ler este livro. O autor faz mágica, e consegue fazer de Eduardo um personagem que nos desperta curiosidade, por sua visão das coisas, suas dúvidas, as pessoas que o cercam, etc. Sua insessante busca por sentido, vem de forma dramática, passando pela estagnação e o pesadelo que pode ser a vida adulta, seus traumas e questões mentais, enfim, tudo isso me deixou preso a história. Em um momento eu até torci por ele(só um pouquinho).
É um livro de muitas páginas mas a leitura é fluida. Tanto adolescentes quanto adultos vão acabar se identificando com o protagonista em alguma coisinha.
comentários(0)comente



Iara.Borges 13/10/2021

Leitura muito boa, com uma história mt intensa e reflexiva. Mas, apesar de ser um dos livros mais indicados com uma história q se passa em BH, o livro comenta pouco sobre a cidade.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Thais645 12/10/2021minha estante
Fernando Sabino é extraordinário. Curioso que, comigo, aconteceu o contrário em relação a uma de suas obras. Li "O Grande Mentecapto" na adolescência, e desde então foi o meu livro preferido dentre vários. Mas quando fiz a releitura, anos mais tarde, não consegui ver com os mesmos olhos. Obviamente a história é cativante, mas tive uma percepção totalmente da inicial.




Taisa 06/10/2021

Muito bom reler
É ótimo ler o Fernando Sabino.
Li O Encontro Marcado há uns 15 anos atrás foi uma delícia reler. Acabei encontrando no livro frases feitas e expressões q eu utilizo, mas nem me lembrava de onde viam.
Sinto na história um peso, uma solidão, um toque de depressão... mas ri em várias passagens.
É um livro lindo. Eu acho.
comentários(0)comente



Giovane 14/09/2021

Desgaste natural das coisas
Bom livro, todavia, o fim nos dá a sensação de que faltou alguma coisa, eai está a grande reflexão.
A vida é essa sensação de estar, sem incompleto. Alguns encaram como um motivação de buscar, ir além, se completar e por fim, sem saber o que buscar, nunca chegam a lugar algum justamente por não ter destino. Outros, por sua vez, encontram a riqueza nas conquistas reais e diárias e, em que pese pareçam acomodados ou que não tenham testosterona para sonhar novos sonhos, cultivam o concreto e deixam de se perder.
Quem sabe o segredo esteja no equilíbrio entre o sonho e a realidade. Enquanto um inspira para não te deixar acomodar, outro de fortalece para que não termine sem direção.
comentários(0)comente



Adriana @livrosedevaneios 22/08/2021

Uma história sobre a vida
Ler Fernando Sabino foi um verdadeiro presente. Daqueles que você para e reflete por um momento: por que não li antes?

O Encontro Marcado é uma história-reflexão sobre a vida. Há quem diga que se trata de uma espécie de autobiografia, fato nunca confirmado.

O livro aborda a vida de Eduardo desde garoto, seu empenho em se tornar um escritor, a vida familiar, amizades, romances, conquistas, desventuras... A construção do personagem e seu amadurecimento são tratados com muita delicadeza, de modo que me afeiçoei ao protagonista como se fosse um conhecido de longa data.

Que leitura incrível! Quanta reflexão assertiva! Recomendo demais esse livro. Já estou ansiosa para as próximas obras do autor!

PS: outro dia perguntei à Alexa qual seu livro favorito e fiquei empolgada quando ouvi a resposta. Tenta aí você também! ??
Thais645 22/08/2021minha estante
Fernando Sabino é um escritor incrível. Li dele "O Grande Mentecapto" ainda na adolescência, e nunca mais esqueci. Ele domina como poucos a narrativa.


Adriana @livrosedevaneios 22/08/2021minha estante
De fato! Fiquei muito encantada. "O grande mentecapto" está na minha lista :)




Joel.Martins 21/08/2021

Um homem que precisa de terapia
Aqui temos muitas mensagens sensacionais, daquelas que passamos a vida inteira refletindo.
Infelizmente, não tive tanta conexão com Eduardo. Contudo, as fases da vida do personagem me retrataram lembranças marcantes.
Um grande gostei para essa leitura ??
comentários(0)comente



270 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR