Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado




Resenhas - Capitães da Areia


4780 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Estela 03/10/2024

Mexeu comigo
Não é um livro pra você relaxar e "viajar por outros mundos", mas sim pra você firmar os pés no chão e abrir os olhos pra realidade. Cada cena dura narrada de maneira natural é realmente chocante.
Jorge Amado retratou bem os meninos de rua. Vivendo como sujos ladrões, mas com as almas puras como a de uma criança (comparando, pois o ambiente em que vivem os torna muito mais do que crianças). Um livro que foi banido das escolas, mas que devia ser lido por todos
comentários(0)comente



m.uchoas 03/10/2024

A liberdade é como o sol: o bem maior do mundo
Que livro de literatura!

confesso que quando comecei não esperava grande coisas, algo já comum quando se fala em livro da literatura brasileira. porém, fiquei chocado com o quão bom foi.

é diferente dos outros. a história é diferente. não sei sei porque o livro foi escrito no modernismo ou se é assim para a transformação das histórias, mas essa nova "maneira" de falar na época caiu muito bem.

a história retrata crianças como adultos e traz aspectos que temos que pensar quando falamos da sociedade. sexo, drogas, trabalho, religião, tudo abordado através do crescimento e aprofundamento das personagens. chega a ser bizarro o quanto eles são bons e suas situações e perspectivas de vida nos levam a questionamentos.

pedro bala é o principal e um homem de até certo respeito, mas gostei mesmo do professor cuja situações narradas estabelecem o personagem que gosto de ler.

joao é um fiel companheiro, sem-perna (se não me engano) foi triste ler sobre ele e vida-seca é o tipo nordestino. sem falar em pirulito que estabelecia ligações na história importantes.

e é isso, entre personagens e enredos, amores e roubos é possível ficar encantado. o livro só perde as vezes na escrita que não prende muito, na minha opinião, o que leva a uma questão importante.

vale a pena ler com toda certeza e aproveitar as aventuras descritas, mas com mente aberta, tempo por tempo.
comentários(0)comente



amandius 03/10/2024

A revolução e o ódio. o ódio e a revolução. e assim, fui tocada.

..................................
comentários(0)comente



itsaboutlara 02/10/2024

A greve é a festa dos pobres
Um clássico aclamado e com muito razão!!

um livro que permanece extremamente atual depois de tanto anos.

os capitães de areia só crescem na nossa desigualdade. continuam invisíveis, até que a burguesia sinta alguma efeito. continuam pobres, com fome, doentes e sem esperança na maioria das vezes de um futuro melhor.

são poucos mais de 200 páginas de uma realidade difícil de ser lida. uma realidade que ainda é tratada com tanto desprezo.

imensurável o valor dessa leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



thathaisprado 02/10/2024

É surpreendente a atualidade dos temas abordados nesse livro.
Triste demais ler as consequências do abandono, da miséria, da falta de carinho e amor na vida de tantas crianças.
comentários(0)comente



Laura.Bringel 02/10/2024

Meninos homens
Eu achei o livro muito bom, com análises psicológicas dos personagens principais muito bem construídas e os seus arcos também. Isso é aquele tipo de livro que faz o leitor refletir sobre as coisas em seu redor de tipo, poxa realmente existem crianças que sofrem que nem os capitães.
A história foi bem fluida a partir do capítulo que fala da Bexiga, antes eu achei meio parada. As palavras usadas são simples mas que são colocadas de forma cirúrgica que constroem uma narrativa e uma interpretação mágica.
Batuta
comentários(0)comente



minipeterparker 02/10/2024

Desde pequena tive vontade de ler Capitães da Areia e, agora que finalmente o li, me sinto mais do que realizada.
O livro é simplesmente maravilhoso, a narrativa te prende o tempo todo e quanto mais você lê, mais você quer continuar lendo. Jorge Amado fez um trabalho esplêndido ao escrever essa obra prima de romance brasileiro.
A obra em si é muito interessante, ela te mostra a realidade das crianças órfãs no nordeste brasileiro e te faz querer entrar na história e ajudá-las. E mesmo que algumas pareçam não querer ajuda, todos ali merecem o cuidado e o amor de uma mãe ou irmã.

O capítulo que mais me impactou foi 'Como um trapezista de circo', mas, estranhamente, foi o mais leve (na minha concepção).

Todo brasileiro deveria ter a chance de ler Capitães da Areia pelo menos uma vez na vida, porque o livro fala de nós e, acima de tudo, como é importante resistir mesmo quando tudo está contra você, e essa é a filosofia dos Capitães da Areia, pois a resistência é uma das mais importantes atitudes humanas.
comentários(0)comente



ellywithbooks 01/10/2024

Um novo favorito
Como descrever ?capitães da areia? de Jorge Amado? Já adianto que se você não curte capítulos longos, desista desse livro, mas na minha humilde opinião todo brasileiro deve ler ?capitães da areia? apesar desse detalhe. É uma obra super descritiva, te teletransporta para as situações narradas, você se apega aos personagens, enfim?tudo de bom tem neste livro e vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



beatriz3345 01/10/2024

Jorge Amado.
Eu negligenciei esse livro por 2 meses, e me arrependo muitooo
Juro, que livro maravilhoso. Trata de várias pautas sociais, mostra a vida real de crianças marginalizadas e seus motivos, juro? tudo muito bom
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



tomitaana 01/10/2024

Clássico da literatura brasileira, leitura obrigatória!
Capitães da Areia é um livro de extrema sensibilidade, ambientado na Bahia, onde consigo visualizar todos os locais por onde os meninos estiveram (agradeço a Deus por ser Baiana).
Jorge Amado é, sem dúvidas, um dos maiores escritores que já existiu e ao finalizar este clássico, fica claro o motivo pelo qual este é o livro favorito de muitas pessoas.
É de extrema sensibilidade...
Acompanhamos todas as aventuras dos meninos Capitães da Areia, onde quase ninguém os ama, mas eles amam uns aos outros. Um livro sobre, principalmente, liberdade e amor.
Leitorconvicto 01/10/2024minha estante
Acho q esse livro, mesmo obrigatório é um grande leitura


tomitaana 01/10/2024minha estante
É obrigatória para os brasileiros, no geral, em minha opinião!


Leitorconvicto 01/10/2024minha estante
Concordo Ana. Temas totalmente nacionais




august. 30/09/2024

Inquietante
Capitães de areia para muitos foi uma leitura obrigatória de escola, mas ele se tornou uma leitura necessária para mim por meio de uma aula do curso de psicologia, onde tratamos do desenvolvimento infantil e eu não poderia estar mais grata pelo ótimo momento em que li este livro. Cada personagem apresenta um nuance diferente, uma necessidade diferente. Não são heróis ou vilões. Apesar de todo peso da história somos lembrados do ponto central, são crianças. O ambiente não os proporcionou nenhum tipo de conforto, apenas os jogou à própria sorte e dai saiu cada um dos capitães de areia. Com todos seus nuances a violência mascarava o desejo mais simples e sensível de suas almas, o afeto. Uma leitura emocionante e enriquecedora.
comentários(0)comente



Filipe 30/09/2024

Por muito tempo namorei e sabia que iria comprar este livro. Quando o fiz, recentemente, não tinha ideia do quanto o amaria e de que se tornaria o meu livro nacional favorito. Não tenho palavras para o quanto amei esta obra de arte.

Capitães de Areia é sobre humanidade e os clássicos conflitos de classe em diversas formas. O diferencial, para além da bela e gostosa escrita de Jorge Amado, é a brasilidade que desperta no leitor. Me vi imerso nas cenas de uma forma surpreendente, que só posso atribuir à minha formação enquanto brasileiro e admirador das culturas brasileiras.

Todos os personagens aqui são mega interessantes e me conquistaram. Tenho uma forte queda pelo rebelde, ponto em comum de todos os protagonistas. Cada qual à sua maneira, nos comove com suas fragilidades mas também com suas forças, convicções e humanidades.

Esta deveria ser uma leitura obrigatória para todos os brasileiros. Acredito que aqui, além de uma ótima narrativa, há muitas lições transmitidas de forma didática. Todos já fomos moleques largados à rua em algum momento, mesmo que por cinco minutos. Ver o que essa condição, de forma definitiva, provoca na vida das crianças aqui inventadas, nos faz refletir muito sobre todas as mais diferentes formas de vivências que existem no nosso país.

Para além disso, há aqui também diversas lições sociológicas que, a partir de agora, me provocarão novas leituras. Viva Jorge Amado!
Eloah98 30/09/2024minha estante
Literatura nacional dando o seu nome ??




Marcela Fregonesi 30/09/2024

Um livro lindíssimo, triste e muito desconfortável de ser lido.
jorge amado sabe que a própria situação é complicada e não coloca exageros e nem explicações de certos acontecimentos, deixando para cada um resolver como vai absorver cada acontecimento.
divino.
comentários(0)comente



4780 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |