Mike Willian 18/10/2024
Garoto abandonado na bahia capitães de areia...
Olha aqui. Pra inicio de conversa eu sou um grande apreciador da cultura brasileira. Sejam elas obras literárias, histórias em quadrinho, cinegrafia, poemas, musicas, credos, costumes sociais e afins. Só que tem coisas mesmo que pra mim não funcionam. Não sei se é pela questão do tempo, abordagem ou ponto de vista.
Recentemente tive essa oportunidade de ler Capitães de Areia do Jorge Amado espontaneamente e não curti. Na verdade, não sei nem se é bem o caso de não curtir. Acho que acaba sendo uma somatória de muitos fatores.
Eu não tinha lido a resenha; eu tive um pouco de dificuldade quanto a interpretação; os acontecimentos são bem problemáticos (e não era bem o que esperava); eu não tinha grandes expectativas quanto a narrativa e a história, mas eu queria muito que fosse uma obra de fácil recomendação pra galera que critica os esforços do pessoal daqui de casa.
Não foi uma leitura ruim e nem dificil. Foi um tanto frustrante por conta de todo o sofrimento e injustiça. Creio que esse tenha sido o propósito de fato, e eu até costumo enxergar esse lado, mas além de ser demais, não é algo que eu tenha o abito de apreciar (à menos que seja terror mesmo).
No mais, tem muitas coisas que me incomodaram no amarrar das histórias. Muita gente sumiu, morreu, foi embora, foi esquecida... A maneira como mulher, trans, gays, eram tratados, o lance lá do Pedro Bala com a menina que tava cruzando o areial... Sei que eram outros tempo, mas, ao mesmo tempo também acho que tinham outras histórias mais bonitas.
Entendo que o propósito aqui também não seja ser bonito, mas relatar uma realidade. Só que foi meio que "ah tá, então é isso... a vida acontece... e tudo que tiver que dar errado vai da mesmo..."
Não é um livro que eu recomendo pra quem tá começando a ler. Mas é ok. Ao contrário do que muitos pensam, tem uma linguagem ligeiramente estranha acho quem mais por conta do tempo mesmo, mas não é dificil de entender. Pretendo ler outras obras do autor sim, mas já esperando o mesmo desencanto.