Caetés

Caetés Graciliano Ramos




Resenhas - Caetés


44 encontrados | exibindo 31 a 44
1 | 2 | 3


Gláucia 17/03/2011

Duas narrativas.
Já tinha lido Vidas Secas e São Bernardo, magistrais, então criei uma grande expectativa que não foi de todo frustrada nem totalmente correspondida.
Há uma história dentro do romance em si, João Valério vai desfiando a história de uma tribo indígena que acabei achando mais interessante que a vida do moço.
comentários(0)comente



Teca 07/01/2016

Que bom ler Graciliano!
Uma crônica de costumes com jeito de O crime do padre Amaro e também um pouco de o Primo Basílio, do mesmo Eça. Foi assim que rotulei Caetés ao início da leitura. Mas, apesar da trama previsível e de um final abrupto, mostrou-se uma leitura deliciosa. Grande Graciliano!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



VAL 30/03/2014

caetés
Graciliano conta-nos a história de João Valério e Luisa que nutrem um amor compartilhado.todavia esse amor é apenas um pano de fundo para o autor trabalhar o psicológico ,principalmente na personagem João Valério. o desfecho é inesperado e não casa com os ideais românticos dos leitores e por isso mesmo o livro é tão atraente.Ótima leitura.Recomendo.
comentários(0)comente



Caio 25/12/2018

Livro bom para crítica de uma cidade interiorana.
Livro muito bom, simples, direto retrata a vida pacata de Palmeira dos índios interior de Alagoas onde é um lugar pequeno e todos se conhecem, as fofocas, e assutnos triviais correm solto na cidade. João Valério é o principal, trabalhava na firma de Graciliano e João anseia a vida do Chefe: O chefe tinha prestígio o João queria muito mais também, e queria sua esposa, seu lugar na empresa, fala da inveja do João perante ao chefe, ele gostaria de se tornar maior, participar mais da alta sociedade, pois ele era um guarda livros simples, nao estava contente onde estava. Ele até cita se comparando ao seu chefe: Sou mais jovem, conhecimento em literatura, e mais bonito. Ele tem desejo de escrever uma obra sobre tribo Caétes que é canibal, onde ele não tem embalsamento histórico nenhum para escrever nada, mas ele quer lançar um livro só para ter sucesso e fama se tornar maior que o seu chefe. Enfim, o livro é bom pois tem resquícios do realismo e faz uma crítica a pacata sociedade que vive de aparências, de fofoca, de status social almejado por todos. 4/5.
comentários(0)comente



Valério 13/04/2016

Drama violento
Caetés é o primeiro romance de Graciliano Ramos. O personagem João Valério, interessado em escrever um livro sobre o povo Caetés (daí o título da obra) se vê envolvido em uma trama digna de novelas atuais. A única diferença é o final do livro, em nada parecida com as novelas, onde todos terminam felizes, só os vilões que se estrepam.
Paixão descontrolada, traição, morte, está tudo ali.
O personagem principal não costuma angariar muita simpatia com os leitores, talvez por ser humano demais.
O fim do livro é melancólico e me deixou com uma sensação angustiante de que não poderia ter sido assim.
O livro criou uma grande expectativa e no fim tomou uma direção bem oposta da esperada. Não que seja ruim. Mas surpreendente e diria também deprimente.
Tanto quanto melhor: A arte imita a vida, aqui.
A edição traz várias críticas de grandes autores à obra. Vale a pena gastar um pouquinho mais nessa edição histórica (Que além de tudo ainda é muito bonita e tem capa dura)
Natalie Lagedo 19/04/2016minha estante
Sou fã de Graciliano. Depois desta resenha, preciso ler Caetés.


Valério 19/04/2016minha estante
Leia, sim, Natalie. E eu, por minha vez, apesar de ter mais alguns livros de Graciliano, só agora li meu primeiro livro dele. Os outros estão lá na minha estante me esperando. Fico feliz que minha resenha tenha tido esse efeito. Era esse mesmo o objetivo. ehhehehe


Natalie Lagedo 19/04/2016minha estante
Vidas Secas é o livro da minha vida. Se ainda não leu, sugiro que o faça. Não irá se arrepender.


Valério 19/04/2016minha estante
Começarei semana que vem, então. Ou essa.




Rubio 14/11/2016

Sempre quis ler Graciliano e sempre achei que estava perdendo algo por ainda não o ter conhecido. Meu erro foi colocar uma alta expectativa na leitura. Estou além da metade do livro e minha vontade é jogar o livro na parede, nada acontece, ninguém interessante, nem uma única frase interessante, pra mim parece um monte de coisa escrita sem sentido de forma desordenada, total ausência de interesse em terminar mas vou seguir enfrente. Talvez eu tente ler ainda o Vidas Secas.
Rubio 14/11/2016minha estante
Mentira...
depois da metade comecei a gostar rs


Filipe Dias (Canal Filiperama) 22/12/2018minha estante
Cara, leia vidas secas e são Bernardo. Muito diferente de caetés. Eu comecei por esses e fiquei encantado. Caetés é o primeiro dele. Dá uma travada as vezes. Não tem o mesmo ritmo e humor. Vale apena tentar os outros.

Abraços




duda 17/01/2022

não gostei tanto como o outro que li mas é uma leitura importante pra conhecer a literalmente do autor
comentários(0)comente



Vitor J. 08/03/2021

Caetés
O livro Caetés é um bom livro, que é contado na perspectiva do protagonista João Valério, que tem um paixao com Luisa mulher casada com seu chefe e por seu livro que está tentando escrever. O enredo é recheado de outros personagens que aparecem na trama mas que podem confundir pela quantidade e pela forma que é retratado, pois em momentos o narrador em primeira pessoa chama pelo sobrenome outro personagem e em outro pelo primeiro nome.

Mas tirando isso é um bom livro, eu gostei.
comentários(0)comente



Ruan.Mendonca 14/08/2017

Ótimo
História simples e muito interessante pelo fato do contexto histórico! Super Recomendado.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Julio.Argibay 22/02/2018

Caetes
Este foi o primeiro romance de Graciliano Ramos. Nele o autor retrata o cotidiano de uma pequena comunidade de Alagoas, terra do autor. A estória eh contada de forma simples, realista e sem floreios. Os personagens são aqueles comuns do povo, seus temperamentos combinam com a secura do ambiente onde vivem suas vidas comuns.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



44 encontrados | exibindo 31 a 44
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR