spoiler visualizarGabriel1994 08/11/2024
Insólita ficção - que não é científica
[ANÁLISE REPLETA DE SPOILER]
Formatação geral do livro:
- A Parte 1 é perfeita. Imersiva na sensação de estranheza ao ver humanos ??primitivos?? ao lado de macacos inteligentes.
- A Parte 2 é primorosa e tensa. Categórico na comparação de macacos e humanos. Encerrada de forma fenomenal com o discurso de Ulysse.
- A Parte 3 é problemática e acelerada. Será discutido mais abaixo.
Pontos positivos - As duas grandes críticas
1. Nos primeiros meses que se passam quando Ulysse está em Soror, é revelado que os macacos ainda estão atrasados (um pouco) em relação aos humanos da Terra. Neste primeiro momento, os macacos servem como um retrato fiel do que são os seres humanos, isto é, os macacos são a representação dos humanos (nós). Com esta perspectiva distanciada - o comportamento humano em um macaco - é possível ver, com lucidez, uma análise crua sobre a espécie humana, sem os vieses que nos cegam de enxergar o óbvio que nos torna humanos: um animal egocêntrico, instintivo, irracional e violento.
2. Em um segundo momento, ao final do livro, quando Ulysse vê um gorila na Terra e percebe que macacos - aquele animal que, no suprassumo de sua arrogância humana, julgou como inferior - uma segunda crítica se concretiza: os humanos não são a espécie mais evoluída e mais inteligente - o centro da criação - como pensam ser, por consequência, tem sua espécie ultrapassada. Finalmente, o plot contido na última página do livro, reforça a crítica: o casal de chimpanzés zomba da história do livro (escrito por um chimpanzé), já que é irreal um ser humano pensar.
Pontos negativos - Não é ficção científica
Em entrevista, o próprio autor afirma que não considera seu livro uma ficção científica.
O livro não apenas não segue o rigor científico, como usa recursos narrativos ilógicos e deixa muitas perguntas no ar. Alguns exemplos de pontos sem nexo a que me refiro:
- Uma mulher fala exatamente a grande revelação da história - a ascensão dos símios - simplesmente porque foi estimulada cerebralmente. E mais: era uma memória dos ancestrais dela de 10 mil anos atrás (KKKK???).
- O que justifica a perda da linguagem nos humanos de Soror e uma ??degeneração?? (involução) nos humanos?
- Antelle torna-se um humano ??degenerado??, o que não faz sentido. O personagem podia ser aproveitado para algum papel na narrativa, mas foi deixado de lado.
- Humanos em Soror são idênticos ao da Terra em comportamento e cultura. Isso não faz o menor sentido quando é revelado que são espécies que evoluíram separadamente.
O grande ponto negativo do livro é esse. Tem muitos pontos sem pé nem cabeça.
No final, ficamos sabendo que o livro Planeta dos Macacos é uma obra de ficção escrita por um símio. Desse modo, até que é possível suavizar as imprecisões científicas e levar toda essa história como ela realmente é: uma mera fantasia de um universo onde é impossível um ser humano ser inteligente.