Essa gente

Essa gente Chico Buarque




Resenhas -


208 encontrados | exibindo 136 a 151
1 | 2 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14


Lu 01/11/2020

Essa gente
Livro atual que traz temas atemporais como a solidão, relacionamentos e desentendimentos.
comentários(0)comente



Ariadne 14/10/2020

Melhor do que esperava
Lido para a categoria do desafio Livrada! 2020: Autor vencedor do prêmio Camões.

Em seu mais recente livro, o escritor Chico Buarque surpreende positivamente ao fazer crítica mordaz à sociedade abastada da zona sul do Rio de Janeiro.

Confesso que no início da leitura e ao já saber que pela sinopse que o livro se trata de uma história de um escritor decadente da zona sul carioca, fiquei com uma certa preguiça. Mas fui positivamente surpreendida ao meu deparar com uma crítica inteligente, divertida e agridoce do microcosmo da zona sul carioca e da sociedade brasileira em geral.

Me diverti bastante lendo e Buarque foi muito inteligente ao por a história entre os anos de véspera e pós-eleição do presidente já que assim também identificamos os componentes que foram capazes de gerar uma eleição tão disputada e desgastante quanto a de 2018 através do retrato da zona sul abastada e em conflito consigo mesma.

Recomendo muito a leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



jota 27/09/2020

MUITO BOM (retrato da decadência de uma cidade por um de seus maiores artistas)
Um país que arde em chamas de proporções amazônicas, que desde 2018 tem como maiores referências políticas Lula e Bolsonaro, nomes que me causam asco escrever, não pode mesmo dar muita esperança para os brasileiros decentes, somente decepção, desânimo, canseira, insanidade. O futuro de nossa gente parece cada vez mais próximo do passado, dos anos de 1959 (socialismo em Cuba) ou 1964 (militarismo aqui), e bastante distante de melhores dias, que alguns mortos nos prometeram há décadas e viraram cinzas. São pensamentos como esses – e outros igualmente pessimistas – que o livro mais recente de Chico Buarque pode despertar nos leitores. Mas também tem certo humor nessas páginas e a gente vai levando, vai lendo...

Fazia tempo que não lia nada do grande artista carioca, contumaz defensor de teses e políticos petistas, embora sempre estivesse ouvindo suas belas canções interpretadas por ele mesmo ou por outros artistas. Fiquei agradavelmente surpreso por ter apreciado bastante a mais recente obra literária de Chico: em Essa Gente ele consegue estabelecer melhor comunicação com o leitor, e faz isso de maneira mais rápida, coisa que não ocorria com tanta facilidade em seus livros mais antigos, como Benjamim e Estorvo, os últimos dele que li. Essa Gente me levou a pensar que talvez seja possível mais à frente que eu leia dois de seus livros publicados antes desse, Leite Derramado e Meu Irmão Alemão.

Durante a leitura, por diversas vezes me veio à memória o livro de Geovani Martins, O Sol na Cabeça, lançado em 2018. Ambos os autores conseguiram retratar de modo apropriado, cada um a sua maneira – Geovani através de seus contos, Chico através do romance epistolar, evidentemente com mais propriedade e talento –, a decadência do Rio de Janeiro, sua favelização social e moral. Para a qual contribuíram principalmente políticos e empresários corruptos, mas não apenas eles, como se sabe. Pelas notícias mais recentes esse processo continua: todo dia tem escândalo, denúncia de roubalheira, desvios, rachadinhas etc. Isso sem falar na ousadia dos bandidos dos morros, que volta e meia aterrorizam os cariocas. A cidade que deu ao Brasil e ao mundo as fabulosas canções da Bossa Nova, alguns filmes magistrais do Cinema Novo, a ideia de um país belo, alegre, feliz, faz tempo que aparece no noticiário quase sempre associada à corrupção, à violência e bandidagem, às tragédias naturais, às balas perdidas que matam inocentes e outros fatos assemelhados.

Tudo isso faz parte da trama do livro: o Rio, o Brasil já estavam bem doentes antes de a pandemia do coronavírus adoecê-los ainda mais, antes que governador e prefeito passassem a ser investigados, mais lama a cobrir a cidade já enlameada há anos por sucessivos governos estaduais corruptos. Em Essa Gente personagem e autor, Manuel Duarte e Chico Buarque, nos transportam para dentro da cabeça tumultuada de um escritor em crise, decadente, ao mesmo tempo em que nos atiram no caos que tumultua a antiga Cidade Maravilhosa, de tantas glórias passadas. Tudo isso parece muito trágico e é, mas Chico nos mostra que estamos diante de algo muito maior, uma tragicomédia carioca. Ou brasileira, pensando melhor. E que, para infelicidade geral da nação, parece não ter fim.

Lido entre 20 e 25/09/2020.
comentários(0)comente



Sancha 21/09/2020

Literatura e realidade
Chico Buarque  foi genial com este livro quando trouxe à tona a voz do cotidiano com uma essência poética, onde  apresenta a história de um escritor que apresenta um "bloqueio criativo" e o enredo  vai sendo construído com base na ficção, mas tamanha a sua  ousadia que aponta vários acontecimentos reais com fatos marcantes, polêmicos e políticos que marcaram o ano de 2019. Este livro acaba se tornando um quebra cabeça onde a história e realidade se estrelaçam.
  Extremamente marcante e poético com críticas ao cotidiano que muitas vezes pensamos que estão alheios a nós.

Denise Sancha

 O Livro é muitoooooo bom! ?
comentários(0)comente



Lígia 20/09/2020

Um pedacinho do Rio
É difícil começar uma resenha desse livro, porque ele vai além de um mero romance cotidiano que lemos para aquecer o coração. "Essa gente" narra um fragmento da vida de Duarte e ao mesmo tempo uma realidade do Rio de Janeiro, com suas belezas naturais e seus problemas sociais. Duarte é uma pessoa real com problemas reais, lutando suas batalhas diárias no emprego, na vida pessoal e nos seus desejos mais íntimos, e é importante lermos sem as vendas de nossos julgamentos nos personagens.
Outro ponto que me cativou foi escrita e a narração do livro, que se transforma a cada momento dando um toque refinado sobre a realidade e os devaneios do personagem. Também vale ressaltar as palavras mais que poéticas que Chico tanto gosta de usar e que encantam nossos olhos, vale o destacar "quiçá" porque é linda a todo momento!
comentários(0)comente



Laís 17/09/2020

De forma fluída conta a história de Duarte , um escritor que já havia sido famoso e encontra dificuldade para escrever seu novo livro . Em meio a várias histórias é possível notar a polarização política recente no país , o racismo , as distinções sociais gritantes no Rio de janeiro ,mas que cabe em qualquer cidade desse Brasilzão.
comentários(0)comente



Rafaela.Romeroo 16/09/2020

Ler esse livro é ler o Brasil
Não consegui ler o livro sem imaginar o Duarte com o rosto do Chico Buarque, ironia pois ele foi um personagem que eu não gostei, mas terminei a leitura gostando e admirando ainda mais o Chico Buarque como artista. É uma história que nos aproxima ainda mais da nossa cultura, o que é bom e gostoso, mas é também incômodo ver "de fora" o jeito que somos e nos tratamos.
O Duarte assim como Chico Buarque, foi um jovem que participou de movimentos de oposição à ditadura militar e chega na vida adulta vendo que não mudou muita coisa, principalmente na sua profissão de artista que continua desvalorizada. É um livro bom e fluido, mas eu só consegui pegar ritmo de leitura mais pro final pq eu não gostei muito do narrador e eu ficava irritada com os pensamentos dele, mas com certeza valeu a pena a leitura.
comentários(0)comente



Euler 07/09/2020

Essa gente tem fodido o país, a gente sabe disso. Só não sabemos que essa gente está próxima ou somos de certa forma nós. Nesse romance, o Chico Buarque demonstra todo o contexto atual, a partir da história de um escritor em crise, o Duarte, que vive entre os dilemas da relação com suas ex-mulheres, o endividamento, a angústia por não conseguir escrever e tudo que vivencia nas ruas do Leblon. Há uma ironia incrível dentro da narrativa que demonstra que para além dos assumidamente reacionários que tomaram o país, há muitos outros que assumidamente de esquerda ou assumidamente artista, ainda não sabem lidar com os questionamentos levantados nos últimos anos pelos movimentos que tem modificado nossas posturas e interferindo também nas representações artísticas. Desvelar essa gente que é tanta ao longo do livro é confortar o tanto que somos, o menso povo que se previne da pandmeia ocupando as praias do fim de semana.
comentários(0)comente



Ju Duarte 06/09/2020

Chico sendo maravilhoso como sempre...
Livro simplesmente maravilhoso e impossível de parar de ler.
comentários(0)comente



-Lá- 05/08/2020

Ainda prefiro o Chico cantor ao escritor... Mas eu fico boba com sua a familiaridade com as palavras. Que jogo! Que criatividade! Que genialidade!
Vilamarc 06/08/2020minha estante
Nunca li nada dele. Biblioteca do trabalho tem quase todos. Inclusive Fazenda Modelo.


-Lá- 06/08/2020minha estante
Li Estorvo e Essa Gente. Tenho outros 3 títulos aqui em casa (Budapeste, O irmão alemão e Leite derramado)... Quem sabe o melhor está por vir? Hehe


thais.s.freitas 23/08/2020minha estante
o texto é muito gostoso de se ler, mesmo que o modelo e a disposição seja um pouco confuso (para quem lê a versão e-book, talvez, igual eu).




raonypimentel 05/08/2020

Péssimo livro. Não se sabe quem é o narrador nem o que está narrando. Alguns pequenos trechos chamam a atenção do leitor, dá pra perceber o esforço do Autor em retratar a realidade dos personagens, porém não tem desenvolvimento. É confuso. Mistura de e-mails com trechos de diários e mistura ainda mais as datas... não recomendo a leitura.
Confesso estar decepcionado com este livro, pois tinha nutrido expectativas de conhecer a obra de Chico Buarque e gostar. Agora nem sei mais se quero ler outra coisa dele.
Ale - @ale.ferreira.69 19/09/2020minha estante
Concordo com você. O livro é muito ruim, uma chatice sem fim!




Quadro Cult 30/07/2020

O compositor, dramaturgo e escritor brasileiro Chico Buarque é conhecido por uma vasta obra recheada de críticas sociais marcantes. “Essa Gente”, publicado pela editora Companhia das Letras no ano de 2019, logo após a ascensão de um candidato de oposição ao seu espectro ideológico, não é diferente das suas antecessoras.

Sabíamos que toda esse momento não iria passar sem uma intervenção literária do autor e, sem dúvidas, esse é um romance para deixar marcado, mais uma vez, o seu posicionamento político. Outro aspecto relevante da publicação é a brincadeira que ela propõe com a própria literatura, sendo que, não podemos deixar de notar, o ofício de escritor é o ponto de partida para toda a explanação.

O livro funciona como um diário de Duarte, literato que fez muito sucesso com romances escritos no passado. A história permeia a vida e as opiniões do protagonista, contando, mesmo que de forma superficial, seus vínculos com familiares, amigos e amores. No entanto, é inegável que a narrativa se concentra na conjuntura nacional contemporânea. Contudo, podemos notar que as críticas foram feitas de forma pouco aprofundada e significativa.

Aparentemente, o gênio da literatura parecia ter pressa para entregar o livro no momento exato em que ele fizesse o máximo de sentido para os leitores. Apesar de isso ter o seu preço e trazer pontos negativos, não tem como falarmos que é um produto de baixa qualidade. É bom, fluido, e com um final habilidoso que gera um bom debate.

site: https://www.instagram.com/quadrocult/
comentários(0)comente



Jessyka.Evelyn 29/07/2020

Sempre amei as composições de Chico Buarque, e agora me apaixonando com sua escrita! Foi meu primeiro contato com as obras do autor, uma leitura fluída com características sociais atuais que nos introduz com facilidade na obra. Ansiosa por mais leituras do Chico rs
comentários(0)comente



Tainá Reis 24/07/2020

Essa Gente é a primeira obra literária do Chico, que tive a oportunidade de ler.
O romance é escrito em forma de diário, cartas e e-mails apresentados de maneira não cronológica.
Quanto a construção dos personagens, me incomodei com a forma um tanto caricatada e pouco realista que os mais pobres e religiosos foram retratados.
De todo, a leitura é uma experiência agradável e divertida.
comentários(0)comente



208 encontrados | exibindo 136 a 151
1 | 2 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR