Admirável Mundo Novo

Admirável Mundo Novo Aldous Huxley




Resenhas - Admirável Mundo Novo


4269 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



sunsetluv 02/09/2024

Muito bom
Sinceramente? Todo mundo deveria ler esse livro, muito muito bom. No começo é um pouquinho confuso mas depois que você pega o ritmo e se acostuma fica extraordinário. Simplesmente uma obra prima literária.
comentários(0)comente



Carol Martins 01/09/2024

Admirável Mundo Novo
Publicado em 1932, o livro nos traz mostra uma sociedade onde o controle absoluto é exercido por meio da tecnologia, condicionamento psicológico e um sistema social estruturado. Nesta sociedade, não existe livre arbítrio ou emoções, tudo é sacrificado em prol da estabilidade e da falsa felicidade, tudo "perfeito".

A história se passa em Londres, no ano de 632 depois de Ford (ano de 2540 no calendário atual), onde a sociedade é dividida em diversas castas, de Alfas a Épsilons. Por meio da manipulação genética, psicológica e química, as pessoas são programados para desempenharem papéis específicos dentro sociedade. Não há espaço para o amor ou família, já que esses conceitos são considerados obsoletos e indescentes. Um dos protagonistas, Bernard Marx, é um Alfa que começa a questionar esse sistema, se sente deslocado e incomodado com toda a superficialidade ao seu redor. Assim, a chegada de John, conhecido como "O Selvagem", um homem que criado fora desse sistema controlado, provoca um confronto entre os valores dessa sociedade e tudo que diz resepeito a liberdade e emoção.

A leitura de "Admirável Mundo Novo" é densa, pesada. A forma com que autor aborda o condicionamento social, o uso de drogas para o controle das emoções (uma droga chamada "Soma") e a extinção dos valores humanos em nome de uma falsa felicidade imposta é perturbadora. Durante a leitura, me senti constantemente confrontada com questões filosóficas sobre o que significa ser humano e o preço da aparente paz e estabilidade.

Aldous nos apresenta um mundo onde o controle não é exercido pela força bruta, e sim pela manipulação psicológica e pelo condicionamento desde o nascimento. Toda a sociedade é mantida em um estado de submissão por meio de um ciclo de prazer, consumismo e total apatia, e é aí que conseguimos traçar um paralelo com algo que vivemos hoje, de certa forma, com o consumo desenfreado de tecnologia, redes sociais e entretenimento. Mesmo a sociedade contemporânea ainda não tenha atingido o extremismo que o autor apresenta, o livro pode servir como um alerta pros perigos de se buscar uma felicidade instantânea, ignorando os valores humanos.
comentários(0)comente



Vinnylit 01/09/2024

Tudo é questão de condicionamento.
Em uma sociedade organizada segundo princípios estritamente científicos, Bernard Marx, um psicólogo, sente-se inadequado quando se compara aos outros seres de sua casta. Ao descobrir uma “reserva histórica” que preserva costumes de uma sociedade anterior – muito semelhante à do leitor – Bernard vai perceber as diferenças entre esta civilização e a sua – e a partir de um sentimento de inconformismo ele desafiará o mundo. A história de Bernard se passa em um ambiente em que a literatura, a música e o cinema só têm a função de solidificar a alienação; um universo que louva o avanço da técnica, a produção em série, a uniformidade contra a diversidade.

Uma distopia não tão distopica assim, vai que acontece...
comentários(0)comente



Elisa887 31/08/2024

é né.
Confesso que não gostei muito não, a história não me pegou. Mas vocês podem tentar dar uma chance.
Boa sorte.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Biel-ue 31/08/2024

Criador do termo "psicodélico"
Admirável Mundo Novo é uma distopia do futuro que traz em seu enredo vários questionamentos em relação à sociedade. Um livro escrito por Aldous Huxley em 1931, na iminência da segunda guerra mundial, trás uma sociedade de pessoas iguais e condicionadas a serem felizes fazendo o que fazem, caso não façam isso, não serão felizes, ou aceitos pela sociedade. É uma ordem social onde todos sabem exatamente o que fazer, como se comportar e em troca tem tudo que desejam. Coincidência?
Para mim: O livro é repleto de sinucas filosóficas, das mais diversas. A principal é com toda certeza a felicidade. Preferir ?ser? feliz tendo a felicidade como norma, nem chegando a conhecer seu real prazer, uma vez que não existe comparativo do contrário, nem se chega conhecer o verdadeiro potencial de uma pessoa condicionada a fazer aquilo em busca, apenas, de se manter nesse estado, pq sim! O sentido da vida nesse caso, é apenas fazer parte da ordem social. Com o mínimo de individualidade possível, fazer como tem que ser feito, sem questionar, apenas fazer e na outra metade do tempo ter o que deseja. felicidade? Ou escolher o direito de ser infeliz, exposto a todas as mazelas da sociedade, doenças, tristezas e corações partidos e desejos que nunca se realizaram, mas que a busca pela felicidade ou a algo que dê sentido para a vida não só é genuíno como escolha própria, trazendo a felicidade para o caminho, junto a infelicidade, claro.
comentários(0)comente



Brenno.Garcia 30/08/2024

Dentre as mais famosas distopias, essa é a que se mostra mais possível e próxima da nossa realidade.

Gostei da leitura. O prefácio do autor foi um dos pontos altos!
comentários(0)comente



Mayara857 28/08/2024

Interessante, mas arrastado
Narrativa muito maçante, personagens desinteressantes. Começa a melhorar um pouco na metade, mas ficam algumas pontas soltas. É interessante algumas questões aplicáveis na sociedade moderna.
comentários(0)comente



Thaís 27/08/2024

"Mas isso não parece suficiente. Não basta que as frases sejam boas, seria preciso que o que delas fizesse também fosse bom."
comentários(0)comente



Katarina.CAmara 26/08/2024

Reflexivo, mas confuso!
Admirável mundo novo é uma distopia que tinha TUDO pra ser incrível! A construção do mundo é detalhada e de uma genialidade absurda; porém, essa riqueza de detalhes muitas vezes deixa a leitura extremamente entediante. Li diversos capítulos sem entender direito o que o autor estava querendo dizer ou entediada com a descrição detalhada de cada etapa do funcionamento social.
O final salvou o livro inteiro para mim! A reflexão final e as últimas páginas com conversa entre o Selvagem e Mustafá Mond foram incríveis, foi realmente um tapa na cara!
Só não sei menos estrelas pelo final, porque realmente foi impressionante, mas o enredo em si, achei bem chato? Os personagens são rasos (mais do que deveriam ser na historia) e chatos, não gostei de nenhum; além do fato de que não há um personagem principal claro, a sociedade é o personagem, deixando tudo ainda mais reflexivo e confuso (?)
comentários(0)comente



Audrey26 26/08/2024

Na época que eu li esse livro eu tinha 15 anos e ja lia um pouco, mas não tinha gostado desse livro por motivos de não entender e achar meio sem sentido.
hoje em dia eu vejo e presto atenção e vejo que esse livro é muito bom e tem uma ideia incrível.
fala muito sobre a sociedade e suas criticas, quem não gosta dele, eu desconfiaria de conviver com ela.
é confuso mas quando você lê com uma outra mentalidade é incrível!
acho que esse livro tem que ler quando você já é um pouco maior e vê a sociedade de outro jeito, se não fica uma coisa chata e sem sentido?
comentários(0)comente



Gi_09G 26/08/2024

Bom clássico
O livro é muito bom, a história é intrigante e os questionamentos são mega atuais, porém a escrita é super descritiva, em certo momento cansativa
comentários(0)comente



Wells.Jesus 25/08/2024

Admirável
Bate uma tristeza ao ler esse livro, só de imaginar que vivemos essa mesma situação no tempo atual.
Como somos manipulados e nem percebemos, soma dos tempos atuais é as redes sociais, um lugar onde todos são perfeitos, onde esquecer seus problemas
Selvagem aqueles que não seguem o que o sistema impõe, visto como esquisito por não estar fazendo o que todos fazem.
comentários(0)comente



Fran 24/08/2024

Muito bom
Tinha muitas expectativas em relação a esse livro, devido a sua fama e popularidade. Realmente é um precursor das histórias de distopias, muito bom. Adorei, recomendo.
comentários(0)comente



4269 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |