Admirável Mundo Novo

Admirável Mundo Novo Aldous Huxley




Resenhas - Admirável Mundo Novo


4271 encontrados | exibindo 631 a 646
43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 |


Jenni 01/11/2023

"COMUNIDADE, IDENTIDADE, ESTABILIDADE."
"? Oh, admirável mundo novo!?. Comecei o livro porque queria ler a trindade distópica. A que eu conheci se tratava de "Admirável mundo novo " , "1984" e "Fahrenheit 451" e não me arrependo nem um pouco, considero uma passagem histórica para quem gosta de distopias e eu sempre amei esse estilo de ficção científica, as críticas que são expostas. Embora eu tenha ficado fascinada com o universo criado pelo autor , entre a trindade ele fica em segundo lugar, "1984" foi uma experiência mais clara pra mim e achei a narração desse livro muito confusa às vezes, o foco da narração mudando de uma pessoa para outra , termos confusos que não eram explicados, atrapalhou um pouco a minha leitura.
A obra foi muito reflexiva por se tratar de uma distopia que pode parecer uma Utopia no começo, já que nossa própria atualidade não é perfeita, por que um mundo tão evoluído cientificamente não seria ? São diversos temas abordados, como a perda da individualidade para o coletivo; a abominação de conceitos básicos para nós, como família, criação, gestação, religião, castidade; as pessoas sendo geradas em laboratórios , onde os embriões podem ser clonados até não poder mais e a criação das crianças vai visar sua classe social desde o início, para que elas não almejem outra coisa; o uso de drogas para controle social , você junta isso com o entretenimento fajuto e cria pessoas ignorantes a sua realidade, com uma falsa felicidade, essa parte não me é tão fictícia assim.
Os personagens são bem complexos, o protagonismo pode ser dividido entre a Lenina ( mais uma peça dessa sociedade que não questiona nada) , o Bernard ( um falso "revolucionário" , só reclama da sociedade quando não está sendo beneficiado por ela) , Helmholtz ( um verdadeiro questionador, embora fique meio preso ao seus preconceitos estruturais) e o mais interessante, John , considerado o "selvagem" , mas que muitas vezes foi o mais lúcido entre eles , só achei seu final interessante, seria uma nova crítica a nossa sociedade? Então não existe um futuro onde ela seja perfeita? Questões que merecem uma boa reflexão.
Mesmo que o estilo de escrita não tenha sido o meu favorito, não posso criticar a mente do autor , essa obra é por si só revolucionária, tanto na parte filosófica, quanto na parte científica da evolução.
?"Todo condicionamento tem este objetivo: fazer as pessoas gostarem de seu destino social inescapável."
?"? Pois bem, eu preferiria ser infeliz a ter essa espécie de felicidade falsa e mentirosa que você gozava aqui."
Henrique Sanches 02/11/2023minha estante
Distopia, sci-fi... ??????




Reh 01/11/2023

Reflexivo
Vale a leitura. O livro apresenta uma realidade ?futura? bem problemática ao que se refere liberdade de escolha, pensamento e fala. Nessa sociedade o ocorreu uma transformação em tudo que em nossa sociedade é considerado bom ou belo, tal como a família, a maternidade, a concepção, tradição e etc.

Num certo momento me parece que haverá uma evolução desta revolução mas não, o livro vira uma coisa mais filosófica e encerra de forma não satisfatória para mim.

Eu indicaria, só pela coisa da distopia mas não pretendo relê-lo.
comentários(0)comente



Adriana 30/10/2023

Diga a mesma mentira tantas vezes que se torna verdade
O velho ditado, meu Deus q livro chato kkkkk
Doutrinação podemos ver todos os dias em todos os lugares infelizmente? o dom da palavra, a ignorância (no seu real sentido do desconhecimento do assunto), um povo sem memória que foi lá só para assistir (citando Renato)?
comentários(0)comente



Claudiana 30/10/2023

Esta leitura me trouxe muitas reflexões acerca dos valores da sociedade atualmente e de como vamos sendo moldados a aceitar determinadas situações.
comentários(0)comente



Thcylla 30/10/2023

A busca da perfeição
Dizem que é o medo da morte, e do que vem depois
da morte, que leva os homens a voltar-se para a religião à medida que os anos se acumulam. Todavia, a experiência pessoal me trouxe a convicção de que, completamente à parte de tais temores e imaginações, o sentimento religioso tende a desenvolver-se quando envelhecemos; tende a desenvolver-se porque, à medida que as paixões se
acalmam, que a fantasia e a sensibilidade vão sendo menos excitadas e menos excitáveis, a razão é menos perturbada em seu exercício, menos obscurecida pelas imagens, desejos
e distrações que a absorviam; então, Deus emerge como se tivesse saído detrás de uma nuvem; nossa alma vê, sente a fonte de toda luz, volta-se natural e inevitavelmente para
ela; porque, tendo começado a esvair-se dentro de nós tudo aquilo que dava ao mundo das sensações sua vida e seu encanto, não sendo mais a existência material sustentada
por impressões externas e internas, sentimos a necessidade de nos apoiarmos em algo que permaneça, que nunca nos traia - uma realidade, uma verdade, absoluta e eterna.
Sim, voltamo-nos inevitavelmente para Deus; pois esse sentimento religioso é por natureza tão puro, tão delicioso para a alma que o experimenta, que compensa todas as nossas outras perdas".
comentários(0)comente



Lara 29/10/2023

De todos os livros distópicos clássicos, acho que admirável mundo novo foi o melhor que eu já li, a história é muito bem construída, e ela é importantíssima considerando que é uma sociedade capitalista que tem diversas familiaridades com a nossa, vários pontos muito importantes que me fizeram refletir. Fala perfeitamente sobre a alienação que a população sofre, sobre os condicionamentos pra ver tudo de uma forma sistemática e ignorar as subjetividades do ser.
Tem uma parte em específico que eles falam sobre como o ser humano pensa quando está sozinha, sobre como ele reflete e chega a conclusões e por isso eles condicionaram a população a odiar a solidão e nunca estarem sozinhos. Me marcou muito e até agora eu me pego pensando nisso.
comentários(0)comente



Fulu 28/10/2023

"Se uma pessoa é diferente, é fatal que se torne solitária"
Um mundo utópico... Ou talvez não tão utópico...

onde quem é diferente é automaticamente excluído.

Todas as pessoas vivem tão viciadas em drogas e em seus trabalhos que não pensam em o que realmente querem na suas vidas.

E as pessoas que são diferentes, que querem ser feliz de uma forma diferente sao isoladas e até msm mortas.

Me fez refletir sobre como vivemos hoje em dia
comentários(0)comente



cami s2 28/10/2023

Profundo!
O começo do livro é um pouco confuso. Demorei um pouco para entender o que estava acontecendo.

Mais ou menos no capítulo 6 comecei a entender melhor. Então se você estiver com um pouco de dificuldade de engajar no começo do livro, da uma segurada que vai melhorar. (:

Pensei que o livro seria focado na evolução de Bernard e Lenina, mas para minha surpresa não foi.

Enfim, recomendo! Não dou 5 estrelas porque a leitura não é das mais fáceis. Você precisa prestar bastante atenção para interpretar o que fica nas ?entrelinhas?.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
cami s2 28/10/2023minha estante
Sim! A morte é relatada de uma maneira bem sútil nas última página do livro.




Bibiabe 26/10/2023

Mais uma leitura clássica na prateleira
Eu, como já disse, amo distopias e ficção científica, então a leitura de ?admirável mundo novo? era indispensável para mim. Entretanto, acho que demorei demais começar a lê-lo, pois já estava na minha listinha de leituras há muito tempo.
Como o esperado, eu adorei o livro. Gosto das analogias e das críticas que foram feitas na história. O único ponto a ressaltar é que nos dois primeiros capítulos a leitura é um pouco confusa, você fica meio perdido com quem está falando com quem, mas depois se acostuma.

Sobre a história:
A sociedade preza totalmente pela estabilidade social. Não existe espaço para individualidade, porque qualquer decisão ou opinião afeta diretamente a sociedade. Não existe espaço para relacionamentos amorosos e nem familiares, já que o conceito de família foi abolido, as crianças são criadas em laboratórios e condicionadas aos pensamentos políticos desde pequenas dentro dos Centros de Incubações e Condicionamento. Não existe espaço para infelicidade, já que todos tem o que almejam, pois o que almejam é somente aquilo que podem ter. E se ainda existir um pingo de humanidade que faça o indivíduo sentir alguma sensação parcialmente diferente de felicidade ou conformidade, existe o Soma, que com 2 ou 3 pílulas faz com que se escape da realidade.

Existem várias classes sociais dentro dessa sociedade. E essas são decididas antes do indivíduo nascer, através de manipulações laboratoriais, onde os Ípsilons são a camada mais baixa e os Alfas mais-mais são a camada mais alta. Suas diferenças não são somente na divisão dos trabalhos, mas são também físicas e biológicas.
Não existe revolta dos Ípsilons por serem da camada mais baixa, pelo contrário, todos são conformados com a própria classe, são felizes e muito satisfeitos com isso.

Mas o nosso personagem principal vê as coisas diferentemente. Bernard por ser diferente dos outros acaba se isolando da sociedade e não se encaixa nenhum pouco nela, até certo ponto.

Gosto muito da crítica ao American Way of Life que Huxley faz nesse livro, a mentira coletiva da sociedade perfeita sem defeitos, sem infelicidade. Todos têm o que precisam. Todos são obrigados a serem felizes.

Trechos do livro:
?Livraram-se deles. Sim, é bem o modo dos senhores procederem. Livrar-se de tudo o que é desagradável, em vez de aprender a suportá-lo. Se é mais nobre para a alma sofrer os golpes de funda e as flechas da fortuna adversa, ou pegar em armas contra um oceano de desgraças e, fazendo-lhes frente, destruí-las... Mas os senhores não fazem nem uma coisa nem outra. Não sofrem e não enfrentam. Suprimem, simplesmente, as pedras e as flechas. É fácil demais.?

?A família, a monogamia, o romantismo. Em toda parte o sentimento de exclusividade, em toda parte a concentração do interesse, uma estreita canalização dos impulsos e da energia.?

Obs:tive que ler o capítulo final novamente para entender o desfecho.
Obs 2: o debate entre o selvagem e o administrador é impecável.
ElisaNavegantes 30/10/2023minha estante
Adoreiiiiiiiiii




Marcelo1108 25/10/2023

Realmente não sei se este livro é ficção ou se é realidade. Uma sociedade condicionada ao hedonismo.
comentários(0)comente



Vinicius39 25/10/2023

Sentimento confuso
Uma leitura complexa, a história não me prendeu muito, mas a ideia que o livro quer transmitir é uma ideia interessante, não recomendo essa leitura para quem tá acostumado com clichês
comentários(0)comente



Felibalex 24/10/2023

Uma dose de soma, por favor!
Espero esse livro desde a época de escola, quando conhecia Orwell e descobri Huxley. ?Admirável mundo novo? sempre foi algo muito esperado e antecipado, mas nunca concretizado. Hoje, após realizar o desejo daquele adolescente eu sinto um vazio. Um vazio porque apesar da obra ser incrível, ela não chega aos pés de 1984. Apesar disso, reconheço a magnitude do livro e do universo criado. É uma pena não ser tão conhecido.
comentários(0)comente



Sophia.DaAvila 24/10/2023

Oh admirável mundo novo
Uau que livro bom. Tô pra ler faz anos, e não me arrependi.
Algumas coisas me chocaram, mas chega em um momento do livro que o próprio Selvagem começou a me irritar.
comentários(0)comente



4271 encontrados | exibindo 631 a 646
43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR