Jenni 01/11/2023
"COMUNIDADE, IDENTIDADE, ESTABILIDADE."
"? Oh, admirável mundo novo!?. Comecei o livro porque queria ler a trindade distópica. A que eu conheci se tratava de "Admirável mundo novo " , "1984" e "Fahrenheit 451" e não me arrependo nem um pouco, considero uma passagem histórica para quem gosta de distopias e eu sempre amei esse estilo de ficção científica, as críticas que são expostas. Embora eu tenha ficado fascinada com o universo criado pelo autor , entre a trindade ele fica em segundo lugar, "1984" foi uma experiência mais clara pra mim e achei a narração desse livro muito confusa às vezes, o foco da narração mudando de uma pessoa para outra , termos confusos que não eram explicados, atrapalhou um pouco a minha leitura.
A obra foi muito reflexiva por se tratar de uma distopia que pode parecer uma Utopia no começo, já que nossa própria atualidade não é perfeita, por que um mundo tão evoluído cientificamente não seria ? São diversos temas abordados, como a perda da individualidade para o coletivo; a abominação de conceitos básicos para nós, como família, criação, gestação, religião, castidade; as pessoas sendo geradas em laboratórios , onde os embriões podem ser clonados até não poder mais e a criação das crianças vai visar sua classe social desde o início, para que elas não almejem outra coisa; o uso de drogas para controle social , você junta isso com o entretenimento fajuto e cria pessoas ignorantes a sua realidade, com uma falsa felicidade, essa parte não me é tão fictícia assim.
Os personagens são bem complexos, o protagonismo pode ser dividido entre a Lenina ( mais uma peça dessa sociedade que não questiona nada) , o Bernard ( um falso "revolucionário" , só reclama da sociedade quando não está sendo beneficiado por ela) , Helmholtz ( um verdadeiro questionador, embora fique meio preso ao seus preconceitos estruturais) e o mais interessante, John , considerado o "selvagem" , mas que muitas vezes foi o mais lúcido entre eles , só achei seu final interessante, seria uma nova crítica a nossa sociedade? Então não existe um futuro onde ela seja perfeita? Questões que merecem uma boa reflexão.
Mesmo que o estilo de escrita não tenha sido o meu favorito, não posso criticar a mente do autor , essa obra é por si só revolucionária, tanto na parte filosófica, quanto na parte científica da evolução.
?"Todo condicionamento tem este objetivo: fazer as pessoas gostarem de seu destino social inescapável."
?"? Pois bem, eu preferiria ser infeliz a ter essa espécie de felicidade falsa e mentirosa que você gozava aqui."