spoiler visualizarPorcuxa 22/10/2023
Quanto custa a felicidade absoluta?
Quero dizer tanto e nem sei por onde começar ou sequer COMO escrever tudo que tô pensando depois de terminar esse livro.
admirável mundo novo traz TANTOS desdobramentos e ainda sim o que mais me chocou foi o final (que sinto que é pouco falado, inclusive).
uma sociedade que vive em plena felicidade, regrada à sua excepcional maneira. onde tudo que é contrário a felicidade pode ser facilmente resolvido com o soma (droga da felicidade!).
mas o quanto custa uma felicidade absoluta?
o livro vai de um extremo a outro: de um lado a sociedade perfeita e do outro, John (ou o Selvagem, como chamam) que fica transtornado com tudo aquilo e reclama ao direito de ser infeliz, que ao final quer, de toda a forma, se livrar daquilo que viveu, daquelas pessoas insensíveis, superficiais e decide se afastar e se auto punir: machucar a carne para livrar a mente. porém sua dor se torna recreação quando o encontram e aquilo se torna um espetáculo deixando tudo mais absurdo e mais insustentável para John que só encontra uma única saída para sua paz.
toda a narrativa traz muuuitas reflexões das quais não vou me aprofundar aqui, mas que acredito que a principal é: a plena felicidade é impossível e QUE BOM, na realidade, porque muito se perde para evitar os sentimentos ruins - eles não são encarados e tudo se torna uma grande massa artificial, uma sociedade mecânica e robótica.