Luke_Vieira 04/07/2023
?Se alguém é diferente, está fadado a ser solitário.?
Para mim, ?Admirável Mundo Novo? é uma daquelas leituras obrigatórias, mas não necessariamente revolucionárias. O mais impactante, por aqui, são as ideias que contribuem para o que o livro poderia ter sido, e são elas que levarei comigo para sempre.
? O que aconteceria se o conceito de paternidade não existisse mais?
? O que aconteceria se bebês fossem produzidos em fábricas, como produtos da sociedade? Não apenas alguns bebês, mas na verdade TODA a sociedade, inclusive aqueles que estão produzindo novos bebês?
? O que aconteceria se condicionássemos as crenças e personalidades de todas essas crianças para que nunca questionem suas vidas?
? O que aconteceria se o consumo de drogas depressoras fosse levado ao extremo do comodismo e banalidade social, promovendo um bem-estar e relaxamento obrigatoriamente exigido?
Todas as perguntas acima são respondidas ao decorrer da obra de Aldous Huxley. Porém, acima de todas as outras, uma pergunta guia toda a narrativa, sendo ela:
? O que aconteceria se algumas personagens, seja por qualquer motivo, não se encaixassem nessa sociedade utópica? Seriam elas solitárias ou livres? Loucas ou sãs?
Você, caro leitor, já deve ter percebido o quanto tais ideias podem reverberar em uma história magnífica e grandiosa, certo? Talvez você esteja até mesmo criando algumas expectativas por um desenrolar surpreendente e plots bem pensados de um espírito revolucionário. Bom, esses momentos até existem, é verdade, mas definitivamente são poucos, rápidos e banais.
Talvez eu esteja condicionado a esperar por grandes reviravoltas e conflitos, mas, infelizmente, este é o motivo das minhas 3 estrelas: ótimas ideias, uma exemplar construção de mundo, porém pouca exploração do que a narrativa poderia ter sido.
Nunca triste demais, mas também nunca feliz demais. Nunca questionador demais, mas também nunca muito conformista. Admirável mundo novo pode até ter sido completamente impactante para a sua época, mas fazendo sua leitura em 2023, encontro-me com aquele vitalício gosto de ?poderia ter sido mais?.
Aldous Huxley até chega a construir algumas cenas muito boas e marcantes, mas rapidamente elas se concluem, poucas consequências são atribuídas às personagens e um próximo desenrolar, sem muita importância ou impacto, já se prepara para tomar o espaço das próximas páginas.
Dito isso, creio que a leitura de Admirável Mundo Novo seja sim obrigatória, principalmente para fãs de mundos distopicamente utópicos, sendo assim pelas brilhantes e revolucionárias ideias que, mesmo podendo terem sido melhor trabalhadas, ainda cumprem o seu papel de conduzir uma leitura interessante e, ao final, razoável.
?????????????????
Para finalizar, esta é a minha avaliação pessoal, por área de análise, da obra:
(As notas, aqui, vão de 0 a 5)
- Enredo: 2
- Personagens: 2
- Tema e capacidade reflexiva: 5
- Estilo de escrita: 2
- Contexto histórico, temporal e espacial: 4
Nota final: 3 estrelas.