Admirável Mundo Novo

Admirável Mundo Novo Aldous Huxley




Resenhas - Admirável Mundo Novo


4271 encontrados | exibindo 826 a 841
56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 |


D/\RK 09/07/2023

Não é um livro para qualquer um ?
Se você tem a mente fechada; se sua imaginação é fraca; se você desiste fácil, esse livro não é para você.

Confesso que no início, minha mente explodiu com tantas informações despejadas de uma vez e que necessitam de muita imaginação, pois são coisas que não existem (ainda). Mas ideia geral em si deu para pegar. Conforme você vai avançando, consegue pegar o ritmo melhor.
Não é focado em apenas um protagonista, o que achei interessante.

Me lembrou Black Mirror. Numa versão mais... "fraca", talvez? Ainda assim: assustador e totalmente possível de acontecer.

Chamar de clássico é obrigatório aqui, pois mesmo que tenha sido escrito há muito tempo, acaba sendo muito atual. Houve coisas que achei bastante absurdas, mas novamente, não impossíveis.
Pretendo ler de novo um dia, para entender melhor tudo. Com certeza algumas coisas me escaparam.

Cheio de citações que gostei muito, tais quais:

"Tal é a finalidade de todo o condicionamento: fazer as pessoas amarem o destino social de que não podem escapar." (Pág. 26)

"Reprimido, o impulso transborda, e a inundação é sentimento; a inundação é paixão; a inundação é loucura até: tudo depende da força da corrente, da altura e da resistência do dique. O curso de água não contido flui tranquilamente pelos canais que lhe foram destinados, rumo a uma calma euforia." (Pág. 51)

"As palavras podem ser como os raios x , se as usarmos adequadamente: penetram em tudo. A gente lê e é transpassado." (Pág. 74)

"Se uma pessoa é diferente, é fatal que se torne solitária. A gente é tratado de um modo abominável." (Pág. 134)

"Sua elevada condição intelectual traz consigo responsabilidades morais correspondentes. Quanto maior é o talento de um homem, mais poder tem ele para desviar os outros. É preferível o sacrifício de um à corrupção de muitos." (Pág. 142)

"É impossível obter alguma coisa por nada. A felicidade tem de ser paga." (Pág. 217)

"[...] Dizem que é o medo da morte, e do que vem depois da morte, que leva os homens a se voltarem para a religião à medida que os anos se acumulam." (Pág. 220)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



leiturasdaursula 08/07/2023

Angustiante
Um mundo distopico, uma sociedade controlada e sem escrúpulos. Me lembrou os sentimentos que tive quando li 1984: desesperança.
comentários(0)comente



Gisinha 07/07/2023

Assustadoramente próximo da realidade....
Um livro que pode causar pesadelos depois de concluído, mas extremamente importante e válido nos duas atuais, Admirável mundo novo é um retrato pintado de um futuro que, ainda em 1932, Aldous Huxley achou que seria possível. E a pior parte? Ele acertou...
Uma sociedade construída em cima da negação da realidade, ausência da empatia e supressão até do direito de se intristecer.
Fiquei chocada e ao mesmo tempo compreendi o quanto próximos estamos dessa realidade horrível. Espero estar errada, mas quem sabe o que o futuro nos reserva?
comentários(0)comente



Heley 06/07/2023

Não rolou!
Tava numa expectativa enorme quando iniciei a leitura e nas primeiras páginas percebi que seria uma livro difícil. Voltei várias vezes, achando que estava lendo rápido, e por isso não estava compreendendo. Lendo de forma lenta eu vi que continuava não entendendo o enredo. Não me chamou atenção, achei a história arrastada, uns pedaços pareciam estar descolado da história... Enfim! Compreendi a ideia principal de um "Mundo Novo", alguns personagens que questionaram esse forma de sociedade e tal. Mas não me agradou!
comentários(0)comente



Letícia Miranda 06/07/2023

Admirável mundo novo
Primeiro, gostaria de deixar claro que, comprei esse livro por impulso a muito tempo atrás, em uma promoção e porque ouvi um professor da faculdade (que não me identifico mais) recomendar.

E por isso, no meu atual momento, comecei a ler sem muitas expectativas de gostar. E foi isso que aconteceu.

Apesar de ter uma premissa incrível, achei o livro em si arrastado, extremamente descritivo e as vezes repetitivo.
comentários(0)comente



Maria 06/07/2023

Acabei e não sei o que dizer, não esperava nada assim do livro e quando foi chegando o final, tudo aconteceu tão rápido.
É sim melhor procurar a verdade, mesmo que envolva algum sofrimento, do que aceitar aquela vida fácil, sem nenhum tipo de complexidade, apenas buscando o prazer. Tudo do livro me fez pensar, principalmente coisas relacionadas a filosofia. Amei demais!!
comentários(0)comente



Gabriela de Lima 05/07/2023

"Se depois de toda tempestade vêm tais calmaria, então soprem os ventos até acordar a morte"
Um verdadeira distopia, o homem escravo das suas escolhas, para viver numa sociedade utópica, avançada, moderna ou viver como um ser comum, dentro das suas realidades. Hoje estes homens continuam escravos, só que agora das máquinas, tendo que fazer escolhas entre se manter numa realidade ultrapassada ou se deixar escravizar pela tecnologia e pelos avanços da ciência. Vale a pena ler para se chegar a conclusão de que aquele "Admirável Mundo Novo" é aquele que, ainda hoje, procuramos encontrar!
Daniel.Lourencin 06/07/2023minha estante
Muito profundo!


Gabriela de Lima 06/07/2023minha estante
Este livro traz bastante reflexões.


D/\RK 06/07/2023minha estante
??????




Corquiola 04/07/2023

O Soma subtrai?
Um mundo feliz... Sem doenças, ameaças, guerras, brigas, surpresas, opções, escolhas, sem o individual só o coletivo, sem ficções eletrizantes, sem Deus, sem família, sem graça!
Nesse mundo, será que eu continuaria sendo eu?
Nesse mundo até quem você será, é pré-determinado, nada é autônomo, e ser livre ou monogâmico é imoral...
Pensar ou criar é proibido.
Você ganhou na loteria, mas vão decidir por você, como gastar o seu dinheiro e você ficará feliz por não precisar decidir nada. E caso a consciência, der algum sinal de atividade, é só tomar um comprimidinho e voltar a seu estado de latência, pois esse Admirável mundo novo precisa de sua plena satisfação física e incapacidade cognitiva, para promover a perfeita civilização.
comentários(0)comente



Erica.Barone 04/07/2023

Sem dúvida um livro genial e inquietante. Otimo para debates e reflexões sobre caracteristicas intrinsecas dos seres humanos e o que buscamos em nossa breve existência: felicidade, liberdade, prazer, sofrimento, etc. No entanto, me redescobrindo como leitora, me dei conta que não sou fã de dispotias, não consigo dar 5 estrelas, mesmo que a obra seja muito boa, porque sempre me sinto um pouco desconfortável com a leitura.
comentários(0)comente



Luke_Vieira 04/07/2023

?Se alguém é diferente, está fadado a ser solitário.?
Para mim, ?Admirável Mundo Novo? é uma daquelas leituras obrigatórias, mas não necessariamente revolucionárias. O mais impactante, por aqui, são as ideias que contribuem para o que o livro poderia ter sido, e são elas que levarei comigo para sempre.

? O que aconteceria se o conceito de paternidade não existisse mais?

? O que aconteceria se bebês fossem produzidos em fábricas, como produtos da sociedade? Não apenas alguns bebês, mas na verdade TODA a sociedade, inclusive aqueles que estão produzindo novos bebês?

? O que aconteceria se condicionássemos as crenças e personalidades de todas essas crianças para que nunca questionem suas vidas?

? O que aconteceria se o consumo de drogas depressoras fosse levado ao extremo do comodismo e banalidade social, promovendo um bem-estar e relaxamento obrigatoriamente exigido?

Todas as perguntas acima são respondidas ao decorrer da obra de Aldous Huxley. Porém, acima de todas as outras, uma pergunta guia toda a narrativa, sendo ela:

? O que aconteceria se algumas personagens, seja por qualquer motivo, não se encaixassem nessa sociedade utópica? Seriam elas solitárias ou livres? Loucas ou sãs?

Você, caro leitor, já deve ter percebido o quanto tais ideias podem reverberar em uma história magnífica e grandiosa, certo? Talvez você esteja até mesmo criando algumas expectativas por um desenrolar surpreendente e plots bem pensados de um espírito revolucionário. Bom, esses momentos até existem, é verdade, mas definitivamente são poucos, rápidos e banais.

Talvez eu esteja condicionado a esperar por grandes reviravoltas e conflitos, mas, infelizmente, este é o motivo das minhas 3 estrelas: ótimas ideias, uma exemplar construção de mundo, porém pouca exploração do que a narrativa poderia ter sido.

Nunca triste demais, mas também nunca feliz demais. Nunca questionador demais, mas também nunca muito conformista. Admirável mundo novo pode até ter sido completamente impactante para a sua época, mas fazendo sua leitura em 2023, encontro-me com aquele vitalício gosto de ?poderia ter sido mais?.

Aldous Huxley até chega a construir algumas cenas muito boas e marcantes, mas rapidamente elas se concluem, poucas consequências são atribuídas às personagens e um próximo desenrolar, sem muita importância ou impacto, já se prepara para tomar o espaço das próximas páginas.

Dito isso, creio que a leitura de Admirável Mundo Novo seja sim obrigatória, principalmente para fãs de mundos distopicamente utópicos, sendo assim pelas brilhantes e revolucionárias ideias que, mesmo podendo terem sido melhor trabalhadas, ainda cumprem o seu papel de conduzir uma leitura interessante e, ao final, razoável.

?????????????????

Para finalizar, esta é a minha avaliação pessoal, por área de análise, da obra:

(As notas, aqui, vão de 0 a 5)

- Enredo: 2
- Personagens: 2
- Tema e capacidade reflexiva: 5
- Estilo de escrita: 2
- Contexto histórico, temporal e espacial: 4

Nota final: 3 estrelas.
comentários(0)comente



daniela742 03/07/2023

História excelente, contudo o fluxo da leitura nao funcionou para mim, tive dificuldade de compreender algumas partes importantes da narrativa e a proposta também.
comentários(0)comente



Renata 02/07/2023

Admirável Mundo Novo
Uma distopia, assim é Admirável Mundo Novo. O objetivo do estado deste lugar é ser maximamente eficiente, a fim de continuar rodando. Não existe a noção de indivíduo; tudo é coletivo mas as ferramentas usadas pelo governo são realizadas para que sociedade viva em constante alegria e felicidade, em partes, manipulação e regras claras para que tudo se concentre na estabilidade social.
O individuo não é criado para pensar, para sentir, para viver? E talvez a gente já esteja vivendo parte nesta sociedade sem perceber.
Fantástico e ao mesmo tempo angustiante!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



4271 encontrados | exibindo 826 a 841
56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR