zryanz_o 08/04/2023
É uma pena...
Análise - Admirável mundo novo
Comecei o livro com grandes expectativas pois é tido como um grande clássico das distopias. Realmente o mundo proposto não está muito longe do que vivemos hoje em dia, porém é uma das poucas coisas que esse livro acerta.
Sobre a escrita, esta intercala entre diversos arcos de personagens, diálogos e temas diversas vezes no mesmo capítulo, e as vezes até na mesma página, causando certo nível de confusão para o leitor. A descrição do cenário por sua vez também é algo incômodo, sendo passada muitas informações desnecessárias e confusas para o leitor que só estão ali para engrossar o livro.
Falando em engrossar o livro, diversos capítulos que abrangem a vida sexual do personagem, o problema não está nisso especificamente pois a história também gira em torno da perversão sexual romantizada pela sociedade, o problema é quando a história para e não avança dentro destes capítulos.
A construção dos personagens é algo patético, nenhum tem grande importância ou personalidade. O único que proporciona algum tipo de personalidade o autor logo trata de desconstruir ele e dar um final completamente sem nexo algum para a história e para o personagem.
Sobre o desenrolar da história, é realmente uma pena que um tema tão rico tenha sido desperdiçado num mar de tédio e enredo pobre, este se perdeu e não soube para onde ir, criando assim um início, meio e fim completamente esquecíveis, se segurando somente nos diálogos incríveis e na proposta do enredo.
Somente duas coisas se salvam aqui, os diálogos são realmente incríveis, assim como a proposta e o mundo construído para plano de fundo da obra, é algo que assusta e ao mesmo tempo nos faz questionar se aquilo ali é mesmo tão ruim.
" A liberdade é realmente um preço tão alto assim para se comprar a felicidade eterna?
A ignorância é realmente uma benção?
É errado querer fazer parte deste mundo?"
Me peguei questionando diversas vezes a cada capítulo, isso quando realmente a história andava.
O saldo do livro em si é positivo por conta destes momentos de reflexão, porém eu pensaria duas vezes antes de recomendar para alguém, não vale mais de 30 reais, mas se tiver a oportunidade de ler, vale o tempo. Nota 3,5/5