Admirável Mundo Novo

Admirável Mundo Novo Aldous Huxley




Resenhas - Admirável Mundo Novo


4273 encontrados | exibindo 991 a 1006
67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 |


Beatriz Priscilla 26/03/2023

Maravilhoso, um livro que vale muito a pena ser lido. Traz excelentes reflexões sobre a humanidade, o modo que vivemos e como lidamos com as coisas.
comentários(0)comente



Lua.gc 26/03/2023

Assustadoramente perto do mundo imaginado por Huxley!?
Admirável Mundo Novo, um livro do autor Aldous Huxley, foi publicado na época anterior à Segunda Guerra Mundial, em 1932. É uma distopia, ou seja, uma sociedade imaginária que se mantém pelo controle exercido pelo estado e por diversos meios de opressão.   Nesta realidade alternativa criada por Huxley é apresentada uma civilização, na qual a tecnologia domina todos os aspectos da vida social e que conseguiu atingir a estabilidade socioeconômica e emocional. Sem sombra dúvidas esse é um livro marcante, questionador, que desperta a curiosidade. 

A edição lançada em 2014 pela Editora Biblioteca Azul contém um Prefácio do próprio autor, escrito em 1966. Para os leitores que gostam de saber qual o sentimento ou em que o autor estava pensando ao escrever, é muito interessante ler esse trecho do livro. Huxley, faz uma análise de sua maturidade enquanto escritor em comparação com o jovem de 1931, trazendo sua reflexão sobre essa obra e reafirmando condenar qualquer ideologia que tente conduzir o ser humano à padronização. 

?Admirável Mundo Novo? está entre os clássicos da literatura de ficção cientifica, e não é por qualquer motivo. A sociedade criada por Huxley é dividida por castas, como em uma colmeia de abelhas, onde cada indivíduo faz o trabalho que é determinado pela sua casta, sem ao menos questionar o motivo.

Os anos passam a ser contados a partir de Ford, que é considerado como um Deus. Para aqueles que irão se perguntar se é uma referência a Henry Ford, confirmo que sim, o mesmo Ford inventor do modelo T e um dos grandes nomes da indústria estadunidense e mundial. A utilização do modelo T não foi simplesmente como um registrador de tempo, mas uma alusão à forma da cruz com conotação religiosa, sendo que por vezes os personagens faziam o sinal T ao se referirem à grande Fordeza. 

Fomos devidamente apresentados a uma fábrica de produção de seres humanos. Exatamente isso, as pessoas não nascem, são criadas em laboratórios. Não existe família, conceitos de ?pai e mãe? são obscenos, o amor e a monogamia não são aceitos. Dessa maneira, as pessoas são condicionadas sob influência dos ?Provérbios Hipnopédicos? (aprendizagem durante o sono), o mecanismo de utilização é a repetição das frases de efeito para garantir a sujeição da população, por isso é dito no livro que ?Sessenta e duas mil repetições fazem uma verdade?. Alguns dos ensinamentos são, por exemplo, a serem felizes ?São todos felizes agora? e a promiscuidade ?Cada um pertencente a todos?. 

Após toda explicação detalhada de como essa civilização funciona, o leitor conhece Bernard Marx. Ele pertente à casta mais alta da civilização, Alfa-mais, portanto, tem mais consciência do processo de subordinação que todas as pessoas são sujeitas. Considerado diferente dos outros da sua casta, pela sua estrutura física e aparentemente um dos poucos insatisfeitos com a padronização disseminada pela vida civilizada. É um personagem importante para o desenrolar dos fatos, pois depois de retornar de suas férias em uma reserva de selvagens com duas pessoas, um selvagem e uma ex-civilizada, começam a causar muito desconforto e questionamentos num mundo que até o momento era tão estável.  

É uma sociedade que produz não só pessoas em larga escala, mas também os bens de consumo, estimulando um vertiginoso consumismo. Fazendo com o que os indivíduos acreditem precisar abrir mão do livre-arbítrio, desprezar o individualismo e controlar suas emoções, pois não sentir dor, raiva, paixão é a solução para ter uma felicidade constante. Ao concluir a leitura dessa incrível distopia fica uma sensação aperto no coração ao pensar que, ao contrário da época do lançamento desse livro, estamos assustadoramente mais próximos desse mundo imaginado por Huxley.
comentários(0)comente



Neto Alves 25/03/2023

Admirável
Ver uma sociedade que está totalmente controlada, em situação que as classes estão _satisfeitas_ com suas condições, é interessante ver um personagem que está com uma visão diferente, de fora daquela sociedade.
comentários(0)comente



cami._.kase 24/03/2023

Um livro excepcionalmente preciso abordando problemas como sistema de castas, a mulher na sociedade e o preço entre estabilidade e os sentimentos.

Comecei cativada pelo conteúdo e a medida que ia desenrolando a história fui me arrastando por conta dos textos confusos e histórias sem nexo em alguns pontos.

A habilidade do autor em escrever histórias em que não se precisa dizer nada mais do que apresenta para entendermos os preceitos é deveras interessante. Sem contar em quantas coisas há de atual na obra escrita em 1932.
comentários(0)comente



trevisan.jj 23/03/2023

Livro favorito da vida
Esse livro conseguiu alugar um triplex na minha cabeça, a forma que o autor conseguiu mostrar a hipocrisia humana, o que é felicidade, liberdade, religião sem deixar qualquer dúvida de que ele acha o mundo em si hipócrita e cruel. Com toda certeza esse é o meu livro favorito da vida, Aldous Huxley aqui foi divino. Como pode um livro escrito há mais de 90 anos ser tão atual?
comentários(0)comente



Eduardo634 23/03/2023

Em oposição à visão Orwelliana, traz a ideia de uma sociedade totalitária que se mantém não através do controle físico, biopolítico, mas, paradoxalmente, da liberdade. O próprio prazer é utilizado como forma de ordenamento social. Vivendo com smartphones e sob formas de trabalho cada vez menos asseguradas, os indivíduos hoje se veem mais livres do que nunca. Os imperativos da proibição e da ordem, como no texto, são transfigurados na possibilidade e do dever.
comentários(0)comente



Guedes 22/03/2023

Vale a pena demais.
Huxley teve uma capacidade incrível ao prever diversos assuntos atuais, e sua forma de condução. Perto de completar 100 anos, o livro está muito próximo da nossa realidade.
Uma amostra da importância do nosso passado e imaginário para condução da nossa vida.
comentários(0)comente



Elo 22/03/2023

Mais um livro que levei meses pra ler, apesar de não ter achado tão denso ou uma leitura complicada.
Minha avaliação foi mais pela experiência, pelos momentos em que lia e achava o livro monótono ou chato. Mas no geral é uma ótima leitura e uma ótima história, gostaria de ler novamente no futuro para ver como se sairia.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Elizabete99 21/03/2023

Toda vez que lia um capítulo desse livro parava para refletir e pensar que já vivemos no admirável mundo novo. A leitura foi muito cansativa, mas valeu a pena. Espero conseguir ler novamente em outro momento.
comentários(0)comente



dreckelberg 20/03/2023

Esse livro me chocou do início ao fim. Pensar que o autor escreveu o livro baseado nas ideias que ele ouvia da elite com a qual convivia. A mesma elite que hoje domina o mundo. Futuro assustador que nos aguarda,.
O final do selvagem é das coisas mais tristes de um livro, aliás toda a história dele é muito triste ele era diferente nos dois mundos ao qual tentou pertencer não era aceito em nenhum deles.
comentários(0)comente



Natcalheiross 20/03/2023

Admirável mundo novo
?[?]- E esse - interveio sentenciosamente o Diretor - é o segredo da felicidade e da virtude: amarmos o que somos obrigados a fazer. Tal é a finalidade de todo o condicionamento: fazer as pessoas amarem o destino social de que não podem escapar[?]?

Que livro incrível!! Aldous Huxley foi um cara muito além do seu tempo, conseguiu retratar com tanta verdade e voracidade uma sociedade utópica onde todos são felizes e que nós atualmente almejamos e ao mesmo tempo conseguiu retratar todos os pontos negativos dessa ?felicidade?. A leitura me prendeu do início ao fim, senti um misto de emoções e reflexões que nunca senti lendo na vida!!
comentários(0)comente



Maria Cecília 20/03/2023

Incrível
Ainda pode ser aplicado nos dias de hoje, as pessoas não mudaram muito ao decorrer do tempo, é uma leitura que vale a pena fazer, te dá outras perspectivas de ver o mundo. Apesar da tristeza de perceber que a mulher é vista da mesma maneira tanto na vida real, quanto nessa distopia.
comentários(0)comente



Roberto.Vasconcelos 20/03/2023

A felicidade deve ser paga
Da tríade distópica este foi o que menos me impactou, talvez por o " Admirável mundo novo" ser o mais próximo da realidade de hoje.
É impressionante como a história é simples e consegue ao mesmo tempo nos fazer questionar tanta coisa.
Pra alcançar a felicidade é necessário abrir mão da individualidade ?
O pobre selvagem nos mostra como um homem espiritualizado e tradicional se sentiria ao ser introduzido a este mundo onde tudo é sublimado em nome do bem estar social.
É como visualizar um possível futuro real e sob questão de perspectiva nem tão ruim assim.
comentários(0)comente



Paulo.Rodrigo 19/03/2023

Impactante
Essa obra escrita na década de 50 tem impacto na sociedade até os dias de hoje. Aldous Huxley estava muito a frente do seu tempo, nessa distopia encontramos uma sociedade organizada e controlada pelo desejo e felicidade.

Aqui todos são obrigados a serem felizes e a buscarem seus desejos das mais diversas formas, além de nunca envelhecerem devido a droga que são obrigados a tomar chamada Soma. No entanto, eles não podem ter filhos da maneira usual, todas as crianças são fertilizadas em laboratórios.

No ?Admirável Mundo Novo? não existe a instituição da família e enquanto dormem as mentes das pessoas são bombardeadas com ?propagandas? ideológicas.

O governo conseguia impor o pensamento nas classes mais baixas de que nasceram para servir, assim como os ricos foram feitos para mandar. Em uma espécie de casta.

E o nosso personagem principal começa a perceber esse movimento e a ir contra tudo o que está sendo imposto. Uma grande reflexão sobre a teoria do conhecimento e as ideias de Platão sobre sociedade e liberalismo. Admirável Mundo Novo vale tantas discussões sobre.
comentários(0)comente



4273 encontrados | exibindo 991 a 1006
67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR