Madame Bovary

Madame Bovary Gustave Flaubert


Compartilhe


Madame Bovary (Obras-Primas #7)





Madame Bovary é um romance escrito por Gustave Flaubert que resultou num escândalo ao ser publicado em 1857. Quando o livro foi lançado, houve na França um grande interesse pelo romance, pois levou seu autor a julgamento.



Ele foi levado aos tribunais(Onde utilizou a famosa frase "Emma Bovary c'est moi" (Emma Bovary sou eu) para se defender das acusações) acusado de ofensa à moral e à religião, num processo contra o autor e também contra Laurent Pichat, diretor da revista Revue de Paris, em que a história foi publicada pela primeira vez, em episódios e com alguns pequenos cortes. A Sexta Corte Correcional do Tribunal do Sena absolveu Flaubert, mas o mesmo procedimento não foi adotado pelos críticos puritanos da época, que não perdoaram o autor pelo tratamento cru que ele tinha dado, no romance, ao tema do adultério, pela crítica ao clero e à burguesia: (Gostava do mar apenas pelas suas tempestades e da verdura só quando a encontrava espalhada entre ruínas. Tinha necessidade de tirar de tudo uma espécie de benefício pessoal e rejeitava como inútil o que quer que não contribuísse para a satisfação imediata de um desejo do seu coração - tendo um temperamento mais sentimental do que artístico e interessando-se mais por emoções do que por paisagens.



É considerada por alguns autores como a primeira obra da literatura realista.



Gustave Flaubert (1821-1880), o criador deste que é por muitos considerado o ápice da narrativa longa do século XIX - o chamado século de ouro do romance. Flaubert, o esteta, aquele que buscava o mot juste (a palavra exata) e burilava os seus textos por anos a fio, imbuiu-se da consciência e da sensibilidade da sua personagem. Atingiu, com a irretocável prosa de Madame Bovary, um dos mais altos graus de penetração e análise psicológica da literatura universal.



Madame Bovary é uma obra capital na literatura do seu tempo, um daqueles livros que dão início a uma época literária. Tomando propositadamente um tema sem grandeza aparente, Flaubert quis obrigar o seu talento a enfrentar dificuldades técnicas que o levassem a vencer o romantismo exacerbado que o dominava. O resultado foi a obra-prima que o leitor tem em mãos e que Émile Zola descreveu da seguinte maneira: «Quando Madame Bovary apareceu, foi uma completa revolução literária. Teve-se a impressão de que a fórmula do romance moderno, esparsa pela obra colossal de Balzac, fora reduzida e claramente enunciada nas quatrocentas páginas de um único livro. Estava escrito o código da nova arte».

Ficção / Literatura Estrangeira / Drama

Edições (76)

ver mais
Madame Bovary
Madame Bovary
Madame Bovary
Madame Bovary

Similares

(52) ver mais
Carmem
The Custom of the Country
Viagens de Gulliver
Dom Casmurro

Resenhas para Madame Bovary (1.286)

ver mais
on 10/11/09


Madame Bovary conta a história de Emma, uma moça criada no campo mas com sonhos burgueses. Inspirada pelo que lê nos livros, Emma quer uma vida melhor, cheia de mimos e coisas que só os ricos podem comprar. Pensando que poderá alcançar o que tanto quer, Emma casa com Charles Bovary, um médico também do interior. Charles ama Emma apaixonadamente mas por ignorância não dá valor as coisas que a Emma dá, não vê a beleza como Emma vê e é, na visão da própria, extremamente entediante. Tentan... leia mais

Vídeos Madame Bovary (16)

ver mais
Resenha: Madame Bovary, de Gustave Flaubert - Projeto Ferrante Indica

Resenha: Madame Bovary, de Gustave Flaubert -

MEGA OFERTA AMAZON PRIME (LIVROS, KINDLE, ALEXA e MUITO MAIS) | Ana Carolina Wagner

MEGA OFERTA AMAZON PRIME (LIVROS, KINDLE, ALE

Madame Bovary (Gustave Flaubert) | Por Suzana Sant'Anna

Madame Bovary (Gustave Flaubert) | Por Suzana

Madame Bovary

Madame Bovary


Estatísticas

Desejam2.552
Trocam282
Avaliações 3.9 / 15.773
5
ranking 36
36%
4
ranking 36
36%
3
ranking 21
21%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

20%

80%

Rodrigo ~BoB~
cadastrou em:
20/03/2009 05:54:40
Jeanine
editou em:
27/12/2022 14:38:43
Jeanine
aprovou em:
27/12/2022 14:39:15

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR