A história do Brasil está repleta de nomes do mais acendrado valor. Somente no período que se estendeu dos anos 20 aos 60 foi possível reconhecer homens com um grave senso de progresso associado à depuração política, que resultou em inúmeros confl itos armados entre revolucionários e um poder constituído: Isidoro Dias Lopes (1865-1949); Getúlio Dorneles Vargas (1882-1954); Eurico Gaspar Dutra (1883-1974); Miguel Alberto Crispim da Costa Rodrigo (1885-1959); Osvaldo Euclides de Sousa Aranha (1894-1960); Eduardo Gomes (1896-1981); Humberto de Alencar Castelo Branco (1897-1967); João Alberto Lins de Barros (1897-
1955); Antônio de Siqueira Campos (1898-1930); Juarez do Nascimento Fernandes Távora (1898-1975); Nelson de Melo (1899-1989); Oswaldo Cordeiro de Farias (1901-1982), entre outros mais.
O passar dos anos e os interesses particulares vão lançando pó à recordação de uns e exaltando outros, sem que possa ser apreciada alguma justiça no peso das recordações. Se as gerações hodiernas não aguçarem sua curiosidade, é possível que nossos paradigmas históricos se esmaeçam, e nossa própria história e identidade patriótica percam sua razão de ser.
Não se trata mais de avaliar o certo e o errado, mas, de estudarmos a biografi a desses vultos e seus ideais na busca de um resgate cultural pessoal e intransferível, capaz de nos identifi car ante as nações do mundo por valores próprios conquistados, muitas das vezes, sob o esforço das armas. O Brasil possui seus vultos! Toda e qualquer tentativa irresponsável de minimizar seus feitos deve ser encarada como um crime contra a nossa própria independência.
Um desses grandes nomes da história brasileira, citado acima e merecedor de nossa admiração pela vida que dedicou aos interesses da nação é Juarez do Nascimento Fernandes Távora. Sintetizar sua vida é tarefa das mais difíceis, pois, sua atuação à frente dos momentos políticos mais importantes do Brasil faz com que qualquer omissão seja uma possibilidade de concretizar o olvido que assola as gerações do hoje.
Militar e político, Juarez Távora tem sua identifi cação com as Gêmeas do Iguaçu, tendo mesmo passado em nossas cidades em duas ocasiões bem documentadas. É ainda o Patrono do nosso glorioso 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, Organização Militar que chegou a comandar, e que o faz ainda, mais atraente para o estudo biográfi co de sua personalidade marcante.
Nos dias atuais, quando parece existir uma maior carência desses exemplos à estrutura política brasileira, e também, para que não fi que encoberto à sombra dos personalismos, eis que apresentamos esta síntese biográfi ca, na esperança de que outros se espelhem nos valores que estribaram a vida desse brasileiro, nosso igual, nosso exemplo, nosso patrimônio histórico!
Apresentação do livro, escrita em Porto União, Santa Catarina, em 30 de outubro de 2012.