Na Terra do Cervo Branco

Na Terra do Cervo Branco Chen Zhongshi


Compartilhe


Na Terra do Cervo Branco





Na planície que dá nome ao livro, as famílias Bai (白“branco”) e Lu (鹿, “cervo”), parte de um mesmo clã, alternam-se no poder. Acompanhamos três gerações destas famílias, encabeçadas respectivamente pelo honrado líder regional Bai Jiaxuan e por seu amigo e rival Lu Zulin, enquanto tentam navegar a arrasadora onda de mudanças e destruição a que o povo chinês foi submetido na primeira metade do século XX.
Com o fim da dinastia Qing e a queda do Império, em 1912, os séculos de razoável estabilidade são substituídos por uma disputa sangrenta pelo poder. Primeiro, as guerras civis: sem a figura central do Imperador, os senhores feudais locais passam a brigar entre si. Logo, a disputa entre o Partido Nacionalista (Kuomintang) e o Partido Comunista, cada um com sua ideia de libertação popular. Ao mesmo tempo, a invasão japonesa e a devastadora Segunda Guerra Mundial. Novamente, a guerra total entre partidos, que culmina na Grande Marcha e na fundação da República Popular da China sob Mao Tsé-Tung. Com o estabelecimento do novo Estado revolucionário, novos valores e formas de vida vêm substituir a cultura arraigada há milênios.
Contra esse pano de fundo histórico, o elenco de personagens memoráveis criado por Chen Zhongshi compõe um retrato das formas possíveis de viver perante as catástrofes do destino. Conhecemos a ética e a organização da vida local em comunidade; experimentamos os rituais mágicos e simbólicos tradicionais, bem como a filosofia do confucionismo – incorporados no doutor Leng e no sábio Mestre Zhu. Acompanhamos personagens em busca de suas revoluções pessoais por meio da educação, do banditismo ou da adesão aos grupos de poder. Vemos a opressão patriarcal e as tentativas de libertação feminina, encarnadas nas personagens Xiao’e e na forte figura de Bai Ling. Por fim, vemos como, com contornos trágicos, as escolhas pessoais levam as famílias amigas a lados opostos de uma guerra fratricida.
Concebido em 1987 e publicado em 1993 – período em que o autor voltou à zona rural da infância para mergulhar na atmosfera que queria recriar – NA TERRA DO CERVO BRANCO é um clássico moderno da literatura chinesa. O livro alçou Chen Zhongshi ao patamar de autores como Yu Hua ou o Prêmio Nobel Mo Yan, com a diferença de que, em vez de buscar uma literatura globalizada, ele trata de assuntos eminentemente chineses. A epígrafe do livro, de Balzac, afirma que o romance é como a “história secreta de um povo”. É esse o efeito do mergulho magistral do autor na cultura chinesa. O épico é uma história universal do poder das escolhas em confronto com a violência do tempo, das disputas humanas e das mudanças.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Na Terra do Cervo Branco

Similares

(1) ver mais
Por um simples pedaço de cerâmica

Resenhas para Na Terra do Cervo Branco (15)

ver mais
Tradições e guerra em meio a uma saga familiar.
on 14/8/20


Foi com grande prazer que conclui a leitura desse épico Chinês escrito pelo romancista Chen Zhongshi. E posso dizer sem sombra de dúvidas que foi a melhor leitura que fiz em 2020 até aqui. Na estória, acompanhamos a trajetória de três gerações das Famílias Bais e os Lus, as duas famílias mais influentes da aldeia do Cervo Branco. Inclusive a aldeia possui esse nome exatamente por Bai significar (Branco) e Lu significar (cervo), e também tem esse nome, por conta de mitos e crenças, que... leia mais

Vídeos Na Terra do Cervo Branco (2)

ver mais
NA TERRA DO CERVO BRANCO - Chen Zhongshi

NA TERRA DO CERVO BRANCO - Chen Zhongshi


Estatísticas

Desejam109
Trocam1
Avaliações 4.7 / 75
5
ranking 77
77%
4
ranking 19
19%
3
ranking 4
4%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

41%

59%

GilbertoOrtegaJr
editou em:
03/05/2020 23:39:15

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR