O Céu Que Nos Protege

O Céu Que Nos Protege Paul Bowles


Compartilhe


O Céu Que Nos Protege


The Sheltering Sky




Primeiro romance de Paul Bowles, o livro narra a história de Kit e Port Moresby, um casal de norte-americanos que, após dez anos de casamento, vive entre o distanciamento e a insatisfação sexual. Habituados à vida sem trabalho e às viagens frequentes, decidem conhecer as remotas regiões do deserto africano para fugir do caos que se instalou na Europa após a Segunda Guerra Mundial. Kit, mulher de temperamento imprevisível, teme o deserto e os presságios que se anunciam enquanto se embrenham pelo Saara. Port, um homem veemente e até certa medida sonhador, deseja experimentar novas sensações nessa terra remota e hostil. Espera, também, que a jornada volte a uni-los. Mas, apesar de compartilharem ideias similares, as formas antagônicas de encarar a vida parecem afastá-los cada vez mais um do outro. Ambos viajam em companhia de Tunner, um amigo de longa data que decidiu segui-los pelo deserto. Porém, o fascínio de Tunner por Kit o torna, a cada dia, um fardo e um empecilho à estabilidade do casal. O céu que nos protege é um livro sem igual na literatura contemporânea, sobre os limites da sanidade face à impassível crueldade do deserto.

|....| À procura de um lugar no mundo pouco a balado pelos horrores da Segunda Guerra Mundial, três americanos, Port Moresby e sua mulher Kit, e o amigo Tunner, empreendem uma viagem ao Saara, e encontram miragens, exotismo, sensualidade, loucura, febre tifóide e morte. . . O sol escaldante e a areia interminável surgem ante eles como desafios a serem enfrentados. A única proteção com a qual podem contar é o céu, que esconde o desconhecido, a noite do horizonte e do âmago de cada um!
====
Três viajantes americanos tentando desvendar os mistérios do deserto do Saara e encontrando, a cada passo, deslumbramento, perturbação, poeira, loucura e no final, a morte. O céu que nos protege poderia ser definido como a obra-prima do escritor e compositor Paul Bowles. Mas seria resumir demais as muitas qualidades e leituras que este livro, publicado em 1949 e best-seller incontestável do pós-guerra, possibilita. Saudada pelo teatrólogo Tennesse Williams como uma prova de que um autor americano podia ser tão tenso e profundo quanto Sartre e Jean Genet, a obra de Paul Bowles foi uma espécie de tótem da geração on-the-road de Ginsberg e Corso, e atravessou décadas sendo lido por entusiasmados fãs que pareciam, a quem não conhecia a obra, "uns iniciados". Foi por ser preciosidade cultivada por poucos que o diretor italiano Bernardo Bertolucci adiou durante anos sua leitura, certo de que o livro não o encantaria. Foi por ser a obra que é que a leitura despertou em Bertolucci o desejo imediato de transformá-la em cinema, com a convicção de que O céu que nos protege é um dos raros casos verdadeiros de criação que antecipa a evolução dos tempos, de livro escrito numa década, mas só realmente entendido muitas décadas depois. Os personagens de O céu que nos protege, Port, Kit e Tunner são contemporâneos em suas angústias, suas dúvidas, nas duas viagens que empreendem paralelamente. A primeira, ao interior de si mesmos, a outra, externa, ao deserto que parece não findar, em direção ao ponto do "não retorno", sugerido pela citação de Kafka que abre a terceira parte do livro. É impossível, ao ler a história, não fazer uma terceira viagem. À biografia do casal Jane e Paul Bowles, ambos escritores, originais, capazes de desvendar universos diferentes em suas criações. Jane, talento indomado, acabou louca num hospício em Málaga. Paul, compositor que transportou música para um texto acima de tudo instigante.

Aventura / Cinema / Crônicas / Drama / Esoterismo / Ficção / Filosofia / Geografia / História / Literatura Estrangeira / Psicologia / Romance / Suspense e Mistério / Turismo e Viagens

Edições (1)

ver mais
O Céu Que Nos Protege

Similares

(7) ver mais
Deserto
Um Estranho em Goa
Um Estranho Em Goa
Um estranho em Goa

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 3
5
ranking 33
33%
4
ranking 0
0%
3
ranking 67
67%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

67%

33%

João gregorio
cadastrou em:
22/08/2019 16:48:07
orffeus
editou em:
25/10/2019 12:17:39

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR