O Coração das Trevas

O Coração das Trevas Joseph Conrad


Compartilhe


O Coração das Trevas





Coração das Trevas é um dos clássicos mais celebrados da literatura mundial. Publicado há mais de cem anos, influiu na obra de grandes escritores, fascinou e ainda fascina milhões de leitores que apreciam boa literatura e é sinônimo de excelência nos meios universitários. Hoje, quando o mundo parece mergulhar de novo em trevas, tornou-se também um texto de impressionante atualidade.

Esta obra-prima não foge ao estilo característico de Joseph Conrad, marcado sempre pela sutileza da observação, pelas meias-tintas da linguagem – não à toa muitos o consideram o criador do impressionismo na arte –, pelo cuidado em deixar espaço para a contribuição do leitor na formação das imagens e na conclusão da história.

O livro narra, com refinada arte e suave ironia, a viagem de um capitão de navio aos confins da África, numa área sob colonização europeia. A atividade mais intensa dos europeus lá era torturar escravos negros, para com eles matar ou desenterrar elefantes, a fim de juntar montanhas de chifres desses animais – o marfim –, mercadoria de alto preço da época. A crueza do tema, porém, não impediu Conrad de levar à imaginação do leitor o fascínio pela beleza e pela poesia das paisagens que visitava – a natural e a humana.

Ao mesmo tempo, com pano de fundo na barbárie que foi a exploração colonialista na África no século XIX, o livro empreende uma excursão aos limites mais extremos do comportamento do ser humano, no qual este se permite chegar às atrocidades mais infames, ao completo desregra­mento, à total obscuridade da razão. Bastava-lhe apenas a ideia autojus­tificadora de estar em missão de agente da civilização ocidental junto a povos que a ignoravam ou recusavam.

Cento e cinquenta anos transcorreram desde aquelas empreitadas colonialistas na África e em outros continentes. Quando se pensava que, após a vitória democrática contra o nazismo na II Guerra Mundial, tinham ficado para sempre no passado, eis que a falsa bandeira de expandir à força os valores ocidentais é de novo erguida, e vista como coisa natural pela mídia e pelos meios políticos dominantes na Europa e na América, a fim de justificar aventuras bélicas de pilhagem neoco­lonial na África e na Ásia .

Romance / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (50)

ver mais
O Coração das Trevas
Coração das Trevas
Coração das Trevas
Coração das Trevas (eBook)

Similares

(36) ver mais
O Senhor das Moscas
Uma Curva no Rio
Golpe de Misericórdia
Apocalypse Now

Resenhas para O Coração das Trevas (699)

ver mais
A criminosa empreitada "civilizatória" na África
on 25/7/23


O autor Joseph Conrad era de origem polonesa, após tentar suicídio em Marcelha, na França com um tiro no peito, foi convencido por seu tio a mudar de ares e trabalhar na marinha mercante britânica. Após isso, foi contratado por uma companhia belga como capitão do barco a vapor Roi des Belges; onde presenciou atrocidades extremas e criou uma profunda aversão aos mercadores europeus e ao degradante regime de trabalho imposto aos africanos. Apesar de acreditar (assim como a grande maioria... leia mais

Vídeos O Coração das Trevas (11)

ver mais
UNBOXING DE RECEBIDOS (clássicos, Brandon Sanderson e boxes ?) | Ana Carolina Wagner

UNBOXING DE RECEBIDOS (clássicos, Brandon San

Episódio 23 - Joseph Conrad e Coração das Trevas

Episódio 23 - Joseph Conrad e Coração das Tre

RESENHA #231 CORAÇÃO DAS TREVAS | HEART OF DARKNESS, de JOSEPH CONRAD

RESENHA #231 CORAÇÃO DAS TREVAS | HEART OF DA

#4 Vlog lendo na UTI. Dias em que me perdi e Deus nos resgatou! #vlogdeleitura #testemunho

#4 Vlog lendo na UTI. Dias em que me perdi e


Estatísticas

Desejam1.113
Trocam44
Avaliações 3.8 / 5.687
5
ranking 30
30%
4
ranking 38
38%
3
ranking 24
24%
2
ranking 7
7%
1
ranking 2
2%

44%

56%

LILI
cadastrou em:
29/10/2012 18:13:36
Jeanine
editou em:
24/01/2023 11:06:15
Jeanine
aprovou em:
24/01/2023 11:07:08

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR