O Elefante

O Elefante Aleksandr Kuprin


Compartilhe


O Elefante (Coleção Mir)





Além das narrativas que denunciavam mazelas e injustiças sociais, o renomado escritor russo Aleksandr Kuprin (1870-1938) deixou contos para jovens e crianças, ainda hoje lidos e reeditados, como O poodle branco, Doutor milagroso e O elefante.

Escrito em 1907, O elefante conta a tocante história de Nádia, uma menina de seis anos que adoece de tristeza e sonha conhecer um elefante, um de verdade... Eis que surge o brincalhão Tommy.

As descrições vivas e espirituosas de Tommy, habilidoso elefante de circo que fazia truques de todo tipo com sua tromba, vieram da vida aventurosa do escritor. Com porte de atleta, Kuprin serviu no regimento imperial e conhecia a Rússia como ninguém. Voava de balão e foi um dos primeiros homens a mergulhar com o escafandro. Adorava circos — dizem que chegou a entrar numa jaula de leões e por pouco não foi atacado — e tinha amigos pitorescos: lutadores, domadores, cantores. Conhecia profundamente a paisagem russa e os animais e escrevia aventuras sobre eles para as crianças.

Com um tom otimista e cativante, Kuprin mostra com seu Elefante que milagres podem acontecer, mas não no outro mundo, e sim no contato com a natureza.

A Coleção Mir reúne edições bilíngues da prosa curta russa, contos e novelas, de escritores consagrados, como Fiódor Dostoiévski e Lev Tolstói, mas também de nomes menos conhecidos no Brasil, como Fiódor Sologub e Zinaída Guíppius. Cada livro também acompanha uma leitura do texto feita por um russo nativo — o áudio pode ser acessado pelo QR Code impresso na capa. Mir, em russo, significa “paz” e “mundo”.

Contos / Infantojuvenil

Edições (1)

ver mais
O Elefante

Similares

(7) ver mais
A Velha
Bobók & Meia carta "de um sujeito"
Os mais brilhantes contos de Tchekov
Contos russos juvenis

Resenhas para O Elefante (1)

ver mais
Uma vontade infantil
on 8/6/21


Esse livro é bem pequenino, mas é uma delícia de ler, me surpreendi pelo tom leve e divertido, do Kuprin só havia lido um conto e tenho outro livro dele aqui esperando pra ser lido, o que vou fazer em breve. Ele me lembrou muito as fábulas infantis, aquelas histórias que tem animais falantes e ensinam alguma coisa no fim. São leituras que não se esgotam numa primeira leitura e que tem muito a ensinar aos adultos e as crianças. Temos uma criança apática, doente e que não gosta de nada... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.7 / 22
5
ranking 27
27%
4
ranking 32
32%
3
ranking 41
41%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

29%

71%

Pamela
cadastrou em:
07/05/2018 21:15:40
Perigor
editou em:
06/07/2020 22:52:41

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR