O imperador de todos os males

O imperador de todos os males Siddhartha Mukherjee


Compartilhe


O imperador de todos os males


Uma biografia do câncer




Com a precisão de um biólogo, a visão de um historiador e a paixão de um biógrafo, o oncologista Siddhartha Mukherjee traça uma biografia detalhada do câncer, do primeiro registro às mais avançadas pesquisas, últimas descobertas e expectativas para o futuro, abrindo caminho para a desmitificação dessa doença tão temida.

Em 2010, mais de 7 milhões de pessoas morreram de câncer em todo o mundo. Nos Estados Unidos, uma de três mulheres e um de dois homens desenvolverão essa doença durante a vida. Em alguns países, o câncer será a causa de morte mais comum, superando as doenças coronarianas. Mas, afinal, o que é essa doença? "Quem" é o câncer?

O primeiro registro da doença é um papiro egípcio do século VII a.C. No entanto, são raras as referências ao câncer antes do século XIX, já que as pessoas morriam de flagelos para os quais existe tratamento hoje, como tuberculose, cólera, varíola, peste ou pneumonia. Com o prolongamento da vida humana, o câncer foi levado para o primeiro plano, tornando-se a doença mais temerosa da civilização moderna, o que justificou, na segunda metade do século XX, a intensificação da batalha épica da medicina contra um mal cuja causa era desconhecida.

Oncologista que depara diariamente com o drama de seus pacientes, Siddhartha Mukherjee traça em O imperador de todos os males uma "biografia" profundamente humana do câncer. Ele narra em detalhes as etapas do processo cheio de idas e vindas da pesquisa da doença, as promessas de vitórias e as recaídas, as radicalizações temerárias de tratamentos como a mastectomia e a quimioterapia, e a importância tardia dada à prevenção, que levou a avanços como o exame de Papanicolau e o combate ao fumo.

Em linguagem acessível, Mukherjee revela os notáveis resultados da recente pesquisa genética, que desvendam o mecanismo íntimo da doença e vão sendo paulatinamente incorporados ao tratamento. Tudo isso numa linguagem que tem a precisão do cientista e a paixão do biógrafo que não esconde sua admiração por um mal capaz de assumir muitas formas e que está à nossa frente na corrida pela imortalidade.

Medicina e Saúde / Não-ficção

Edições (2)

ver mais
O imperador de todos os males
O imperador de todos os males

Similares

(9) ver mais
Mortais
A vida imortal de Henrietta Lacks
SECULO DOS CIRURGIOES
O gene

Resenhas para O imperador de todos os males (51)

ver mais
Karkinos, o imperador das doenças!
on 19/10/20


Se preparem que vai ser textão! O livro trás a história dessa doença como uma biografia, não de algo, mas alguém, uma entidade viva maligna, um conjunto de células que se auto replicam desenfreadamente, células malignas melhoradas derivadas de nossas células normais, apresento-lhe o Imperador de todos os males, o Câncer. O autor trás relatos de pacientes que ele tratou, apresenta a história desses quase como um romance, não uma descrição clínica de divulgação científica. Ele rememora ... leia mais

Estatísticas

Desejam244
Trocam4
Avaliações 4.6 / 538
5
ranking 72
72%
4
ranking 23
23%
3
ranking 5
5%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

37%

63%

Adriano
cadastrou em:
14/02/2012 16:29:03
Alê | @alexandrejjr
editou em:
14/06/2023 17:31:47

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR