O Mergulhador é o livro que dá sequência à saga Chicote. O livro surpreende por seu conteúdo e encanta pela narrativa envolvente. O leitor é desafiado desde o início, quando a narrativa sai de uma cena contemplativa para a o aparecimento de uma mulher morta na banheira de seu apartamento.
A obra segue com sua linguagem inovadora e reafirma o estilo próprio do autor. O leitor é conduzido aos debates sociais, comportamentais e políticos, sempre incitado pelo suspense que segue até o final do livro. Os assassinatos vão acontecendo e mais uma vez, Grego e Romano têm a incumbência de desvendar o mistério.
Como pano de fundo, a narrativa apresenta, de forma suave, um casal em lua-de-mel. O leitor terá cenas de ação, de ódio, paixão, crítica social, tragédias pessoais, reflexão e, especialmente, suspense.
O Mergulhador é um livro reflexivo e envolvente. A capacidade de narrativa do autor, faz com que o leitor perceba as cenas como se assistisse a um filme. É uma obra para tocar o leitor, escrito de forma a provocar o debate e instigar reflexões.