O mito do instinto materno

O mito do instinto materno Chelsea Conaboy


Compartilhe


O mito do instinto materno


Como a neurociência está reescrevendo a história da parentalidade




As mudanças pelas quais passamos quando nos tornamos responsáveis pelos cuidados de um bebê são enormes e variadas. Nesta investigação rigorosa e acessível, a jornalista Chelsea Conaboy mostra como nosso cérebro se transforma para se adaptar às novas demandas -- e como a romantização da maternidade é, na verdade, um perigoso mecanismo de controle social.

A chegada de um bebê provoca uma verdadeira revolução. As modificações que acompanham o nascimento aparecem não apenas na rotina, mas também no corpo e na mente das pessoas responsáveis pelo cuidado.

Embora as recomendações e os conselhos frequentemente recaiam sobre a relação entre mãe e filho(a), essa capacidade não é específica ao gênero feminino. Atribuir a responsabilidade unicamente à mulher ignora que aquele pequeno ser, vulnerável e não verbal, é fruto de um contexto maior - familiar, social e político.

Ao aliar sua experiência como jornalista e mãe de dois meninos a uma extensa pesquisa nas áreas de ciências, psicanálise e parentalidade, Chelsea Conaboy faz uma análise profunda e surpreendente sobre os impactos científicos que o nascimento de um bebê traz para os cérebros dos adultos. E, ao refletir sobre como nossa sociedade se estruturou num modelo nocivo -- que relega a tarefa do cuidado às mulheres, como se fosse um destino biológico --, nos mostra a urgência de repensar esse formato.

"Neste livro, ao apontar que a narrativa do instinto materno é equivocada, Chelsea Conaboy nos entrega a chave para deixarmos de achar que o erro está em nós, mães."
-- Carol Pires

Não-ficção

Edições (2)

ver mais
O mito do instinto materno
O Mito do Instinto Materno

Similares

(5) ver mais
Las abandonadoras
Manifesto antimaternalista
Contra os filhos
Três camadas de noite

Resenhas para O mito do instinto materno (0)

ver mais
Leiam mães e propensas mães, ou mães afetivas
on 17/8/24


Um livro de importante conteúdo científico que abre caminhos e opiniões sobre como a parentalidade surge ,e como afeta o cérebro no decorrer do tempo. É importante salientar que durante a conclusao do livro a autora encontrava dificuldades para determinar respostas científicos a cerca de como a gravidez, o vínculo com filhos tanto afetivos como biológicos afetam ao longo do tempo os cuidadores ou mães. Justamente por falta de visibilidade ou interesse nesse tema ,a própria autora qu... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

9%

91%

Jenifer
cadastrou em:
10/05/2024 21:54:53
Jenifer
editou em:
12/05/2024 22:53:16

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR