Olhos de Madeira

Olhos de Madeira Carlo Ginzburg


Compartilhe


Olhos de Madeira


Nove reflexões sobre a distância




Uma longa tradição atribui ao olhar do estranho - do selvagem, do camponês, do animal - a capacidade de desvendar as mentiras da sociedade. E por quê? Por que, na Idade Média, durante os funerais dos reis da França e da Inglaterra, levava-se em procissão um boneco chamado "representação"? Você mataria um mandarim chinês desconhecido se lhe oferecessem um bom dinheiro? Jesus era cristão? Por que recorremos com tanta freqüência a metáforas visuais como "perspectivas" ou "ponto de vista"?

Nessas "Reflexões Sobre a Distância", o historiador Carlo Ginzburg mostra que é impossível contar a história da civilização européia sem falar de seus contatos com outras civilizações.

Cada um dos nove ensaios reunidos desenvolve uma ideia escolhida pelo autor como representativa desses contatos. Cada ideia é exposta através de pontos de vista diferentes, e nas correspondências entre essas diferentes perspectivas descobre-se a continuidade do pensamento de um dos mais importantes historiadores da atualidade. Olhos de madeira nos ensina que o convívio com os outros constitui não apenas uma experiência enriquecedora, mas é o desafio de toda a história.

Não-ficção / História / História Geral

Edições (1)

ver mais
Olhos de Madeira

Similares


Estatísticas

Desejam42
Trocam1
Avaliações 4.2 / 50
5
ranking 44
44%
4
ranking 38
38%
3
ranking 12
12%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

45%

55%

Pedro
editou em:
20/10/2015 11:32:08

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR