O livro Os Fundamentos do Globalismo: as origens da ideia que domina o mundo hoje, do professor de Filosofia André Assi Barreto, é um exercício tanto de arqueologia das ideias quanto de filosofia política, pois remonta às origens da noção de globalismo, localizada no Iluminismo e na figura de Immanuel Kant e coloca essa importante ideia no horizonte da política contemporânea e das relações internacionais, contrastando-o com o conceito de "globalização", tese ainda inexplorada por comentadores brasileiros. Embora o livro seja, essencialmente, de Filosofia, é pertinente à reflexão de interessados e estudantes de Direito, Relações Internacionais, Geopolítica e Ciências Sociais.
Para conhecer um assunto, seja ele qual for, existe uma regra de ouro: identificar o estágio em que se encontra a sua discussão. O chamado status quaestionis corresponde ao acervo das informações disponíveis, das interpretações mais plausíveis e das análises mais relevantes acumuladas ao longo do tempo. Rastrear as suas origens, portanto, sempre deve ser o primeiro passo.
Diante de fenômenos políticos esta regra vale ainda mais. Entender o globalismo significa perceber as inúmeras iniciativas que pretendem criar um ambiente de governança global, mas conectar as pontas e visualizar o quadro geral exige a plena compreensão da sua origem, das ideias que moldaram a sua essência e dos pensadores que colaboraram com o seu desenvolvimento.
Neste livro o leitor vai descobrir os elementos filosóficos fundamentais deste processo de transformação político e social, e vai reconhecer na sua vida a influência difusa e dissimulada desta ideologia que se alimenta de todas as outras.
Como um texto objetivo e didático, André Assi Barreto descreve as circunstâncias culturais e intelectuais que permitiram a ascensão desse desejo megalomaníaco.
Filosofia / Política