Um livro que nos ensina a usar as dificuldades e os medos como um meio para abrandar o coração e cultivar a compaixão.
“Existem métodos para nos auxiliar a cultivar coragem e ternura. Há aqueles que nos ensinam a permanecermos abertos à incerteza e outros que nos ajudam a nos mantermos presentes em momentos nos quais, habitualmente, nos fecharíamos. Podemos tentar controlar o incontrolável, buscando encontrar segurança e previsibilidade, sempre na esperança de ficarmos confortáveis e seguros. Mas, na verdade, nunca podemos evitar a incerteza. Esse não saber é parte da aventura.” – Pema Chödrön
Podemos permitir que as circunstâncias da vida nos endureçam, deixando-nos cada vez mais cheios de medos e ressentimentos, ou podemos nos tornar mais abertos em relação ao que nos assusta. Nós sempre temos escolha.
Na maioria das vezes, tentamos nos proteger através da raiva, do ciúme, da inveja, da arrogância e do orgulho, mas não conseguimos vencer a incerteza e o medo com essas barreiras. Temos que aprender a nos relacionar com o desconforto usando outras ferramentas, como a bondade e a compaixão.
Neste livro, a monja budista Pema Chödrön nos ensina a confrontar nossos medos e dificuldades através de práticas poderosas que vão nos apoiar e inspirar nos bons e maus momentos e despertar uma coragem e sabedoria que nem imaginávamos possuir.
Literatura Estrangeira / Não-ficção / Psicologia