Prometeu Prisioneiro

Prometeu Prisioneiro Ésquilo


Compartilhe


Prometeu Prisioneiro


Edição bilíngue




Prometeu Prisioneiro, de Ésquilo (c. 525-456 a.C.), é uma peça única dentre as tragédias gregas, e uma das mais marcantes da história da literatura, tendo influenciado escritores e filósofos como Goethe, Marx, Nietzsche, Freud, Brecht, Camus e muitos outros. Integrante de uma tetralogia perdida, escrita provavelmente no final da vida de seu autor, ela se passa nos primórdios da civilização, após a Titanomaquia, e traz, de forma inédita, seres divinos como protagonistas.

A história tem início quando Força, Poder e Hefesto, por ordem de Zeus, acorrentam Prometeu a uma montanha nos confins do planeta. Preso e prestes a ser castigado, o Titã é visitado pelo coro das Oceânides, por Oceano, por Io e por Hermes, que tentam demovê-lo de seu enfrentamento com o novo chefe do Olimpo.

Verdadeiro libelo contra a tirania, mas também um alerta sobre os excessos do homem contra a natureza, a peça é apresentada aqui na esmerada tradução de Trajano Vieira. Esta edição bilíngue inclui ainda um posfácio do tradutor, excertos da crítica e um ensaio do classicista inglês C. J. Herington, que aborda os múltiplos aspectos desta obra ímpar do teatro grego.

Drama

Edições (8)

ver mais
Prometeu Prisioneiro
Prometeu Acorrentado
Prometeu Acorrentado
Prometeo encadenado

Similares

(6) ver mais
Sonho de uma noite de verão
Rei Édipo, Antígone e  Prometeu Acorrentado
Antologia Fantástica da Literatura Antiga
Teatro Grego

Resenhas para Prometeu Prisioneiro (102)

ver mais
Prometeu acorrentados
on 9/11/22


Achei a leitura muito difícil, tem muitas palavras em que não sabia o significado. Mas a história é interessante, recomendo para quem gosta de mitologia grega, mas quem não gosta não vai gostar desse livro.... leia mais

Estatísticas

Desejam84
Trocam9
Avaliações 3.9 / 1.222
5
ranking 33
33%
4
ranking 35
35%
3
ranking 26
26%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

44%

56%

lestatdelioncourt
cadastrou em:
27/11/2023 00:24:04
lestatdelioncourt
editou em:
27/11/2023 00:24:58

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR