A Casa

A Casa




Resenhas - A casa


37 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


JorgeMelo12 26/04/2023

Lindo!
Uma história sensível, triste em alguns momentos e feliz em outros (afinal a saudade não é maior que as boas lembranças).

Não sei como funciona para as demais pessoas, mas pra mim foi muito tocante, uma vez que vivo situação parecida, mas na perspectiva de neto.

É muito triste ter que ver a casa que meu avô construiu e tanto cuidou (especialmente das inúmeras e variadas plantas que por muitas vezes eram seu sustento) sendo abandonada.
Casa essa que fez parte dos momentos mais felizes de minha infância.

É doido como alguns metros quadrados, uma construção velha, um quintal ou seja o que for, carregue tanta nostalgia, tantos sentimentos.
É doido o quanto isso mexe conosco.

Paco Roca escreveu/ilustrou essa HQ inspirando-se em sua história, mas poderia muito bem está se baseando na de milhões de pessoas que dividem sentimentos e histórias semelhantes.
comentários(0)comente



Keyty 14/04/2023

Uma história sensível, que nós demonstra a importância que alguns locais possuem em nossa vida e como nossas lembranças podem estar completamente ligadas a eles.
Achei muito delicado a maneira que a história se desenvolve, após um ano da perda de seu pai seus filhos retornam para casa onde passaram muitos momentos de suas vidas, decididos a reforma-la para venda percebem o quanto o local possui uma importância na sua história e que se importam com o local e as memórias que ele trás.
Uma leitura rápida e tocando, super indico.
comentários(0)comente



Fabio.Nunes 29/03/2023

Maravilhoso
A casa - Paco Roca
Editora: Devir, 2021

Mais uma fantástica experiência com livros em quadrinhos; o que só mostra quão vasto é o mundo da literatura e o quanto a vida é muito curta pra se gastar lendo Olavo de Carvalho (que satã - caso exista - o tenha em más mãos).

Voltando ao ponto, este livro trata de uma história do próprio autor quando da morte do pai. A casa é o ambiente onde os três irmãos se encontram e rememoram os acontecimentos desde a infância.

Um livro sensível, tocante e com uma expressão artística muito criativa!

Se você tem boas memórias de alguma casa da sua infância, certeza que será capturado por este livro.

Só vai!
comentários(0)comente



Flavia558 10/12/2022

Muito sensível e bela.
Belíssimo a forma que o autor tratou do próprio luto e ,de certa forma, liga as coisas as recordações mais íntimas. No fim das contas, cada um lida com a dor da perda a sua maneira, o luto não deve ser tratado como tabu, deve ser vivido e respeitado. O luto fará parte de nós algum dia e esse momento deve ser tratado com toda delicadeza e respeito.
comentários(0)comente



Tales Martinelli 13/10/2022

Muito hype pra pouca história
É difícil eu chegar aqui e falar que achei o quadrinho chato, já que ele fala de um assunto muito delicado e pessoal para o autor.

Em resumo, "A Casa" conta a história do autor junto com seus irmãos tentando arrumar uma casa onde o pai deles morava... E isso vai despertando várias lembranças e histórias vividas por cada personagem junto ao pai.

Não é que eu não tenha gostado do quadrinho, eu só achei muito curto, e com um final que te deixa pensando "ué, é só isso??". Sei lá, acho que fui muito levado pelo hype que minha irmã colocou nesse quadrinho... Aí esperava algo mais chocante.
comentários(0)comente



Andre Souza 01/08/2022

O óbvio que precisamos lembrar
Belos traços e um clima ameno te colocam pouco a pouco em contato com esse drama familiar onde a pressa não existe e você pode saborear as páginas dessa excelente história que mostra o óbvio que muitas vezes esquecemos.
comentários(0)comente



Armando.Edra 21/04/2022

A lembrança de alguém querido está em nossos corações
A Casa é a primeira obra de Paco Roca que leio e já posso adiantar que estou ansioso para ler outras histórias desse estupendo autor.

Acho, na minha humilde visão, que qualquer pessoa que ler esta HQ irá se identificar. O tema da perda do pai e das lembranças recordadas através da casa são algo que um dia todos iremos enfrentar.

É difícil, para alguém que já perdeu um ente querido, desfazer de objetos que o relembrem daqueles que já se foram. Existe uma carga emocional gigantesca impregnada que parece estarmos nos livrando de um pedaço de nossa história ao dar fim neles.

Regada por profundos sentimentos, A Casa é uma história que ficará marcada para mim, por representar momentos que eu já vivi e terei que enfrentar novamente em algum momento da minha vida.

PS. Apesar do tema ser dramático, a narrativa da obra não visa te deixar para baixo e sim mostrar que é necessário reconhecer o passado e seguir em frente com alegria.
comentários(0)comente



Alexandre 31/03/2022

Emocionante
Que quadrinho incrível. Comecei a ler e não consegui parar. Você entra na história e acaba se sentindo parte da Casa também. Como se fosse da família e a cada página que passa você acaba se identificando com momentos e lembranças do nosso próprio passado. Me fez refletir em vários momentos eu que ainda tenho meus pais vivos e muitos lembranças da minha cidade natal e das casas que vivemos a infância.
Vale muito a pena. Primeiro quadrinho do Paço Roça e já quero conhecer mais e mais do trabalho dele.
comentários(0)comente



Ga 01/02/2022

Momentos
Alguns anos atrás, voltei para a casa onde cresci depois de muitos anos, entrei pelos cômodos vazios e lembrei de tantas coisas que aconteceram e foi uma nostalgia amarga.
Ler essa hq me lembrou disso, as emoções que vão surgindo enquanto os personagens estão dentro da casa são fortes e sinceras, e me fazem pensar.
Meu pai ainda é "novo" não vou passar por essas experiência, espero, num futuro próximo, mas fico pensando, o que será quando isso acontecer, os laços que tenho com algumas pessoas vão se romper?
A obra é incrível, e não tem como engasgar em páginas se colocando no lugar dos personagens
comentários(0)comente



Anselmo 26/01/2022

O que é uma casa?
Nessa Hq, mais uma vez o autor nos faz pensar, e dar valor as coisas simples da vida, mas que você só se dá conta de sua importância quando está perto de acabar. Nessa Hq A Casa, é onde foi construído um sonho e onde se reuniu famílias antiga e vindouras . Uma casa de férias onde as lembranças continuam ali, mesmo que definhando, mas estão lá. Cada pedaço da uma "simples" casa ,tem uma parte da história de uma, ou mais pessoas, assim como seus objetos, todos são pedaços de alguém em algum dia, mas que por algum motivo foi esquecido. Mas continuam na casa que guarda tudo, e de tudo isso ela se alimenta.
Essa hq é de uma sensibilidade incrível.
comentários(0)comente



Pr.Thiago 16/01/2022

A CASA
Ao longo dos anos, o dono enche de recordações sua casa, testemunha silenciosa de sua vida. Ele é também imagem e semelhança da casa. Como um casal que sempre viveu junto. Assim, quando seu ocupante desaparece para sempre, o conteúdo da casa fica paralisado, tomado pelo pó, esperando que o dono volte algum dia. Os três irmãos protagonistas desta história voltarão um ano depois da morte do pai à casa de veraneio onde cresceram. A intenção deles é vendê-la; A cada velharia que jogam fora, porém, são confrontados com memórias. Temem estar se desfazendo do passado, da memória do pai - mas também de sua própria memória.
comentários(0)comente



Cilmara Lopes 22/12/2021

A casa construída de sentimentos
Paco Roca tem uma destreza admirável ao descrever acontecimentos em virtude do tempo. A Casa é mais um acerto sobre o quanto as memórias fazem de nós o que somos.
Acerca da morte do pai, sentimentos vem a tona de forma intensa e ao mesmo tempo sutil, os três irmãos se reúnem para limpar, reformar e planejar a venda da casa.
A casa que guarda toda uma infância com direito a tudo que uma vida no campo permite.
Um pai pacato, engenhoso e com muita energia para criar e reinventar tudo que completa a casa como um grande quebra cabeça da família, tudo tem a graça da família.
Assim como Rugas, fiquei extremamente sensibilizada com a narrativa do Paco, o balanço das cores de acordo com a temperatura da situação contada e os diálogos naturais deixam a leitura bem formidável!
Não esperava menos, estou feliz em ter lido e sentido essa lembrança.
comentários(0)comente



Sidnei 18/08/2021

Família Aeee!!
Todo mundo que tem família já se encontrou em algum momento parecido com esse de A Casa de Paco Roca. As rugas familiares (hehe Rugas é um outro grande título de Paco Roca), o atrito entre irmãos, crianças correndo, lembranças de dias que duravam quase para sempre na infância. As descobertas e o sentimento que o mundo estava todo ali, dentro do lar.
Essa Hq trás a realidade pós morte do patriarca e a tomada de decisão do que fazer com a casa da família em que os pais moravam. É pra ler, reler, sentar, refletir, chorar, rir e por fim, seguir nossas vidas diferentes de antes dessa leitura. Coisa linda em uma edição primorosa da mãe Devir. :)
comentários(0)comente



Henry 28/07/2021

Cuidado com o tempo. Ele não para...
Já pude notar que Paco Roca tem a habilidade de escrever histórias que toquem no ponto mais profundo do leitor. Foi assim com "Rugas" e tal efeito perdurou até "A Casa".

A obra gira em torno de três filhos que, após um ano da morte de seu pai, retornam à casa de veraneio onde eles passaram bons momentos no passado com o patriarca. A intenção é vendê-la, mas certamente não é tão simples assim.

A cada trabalho e tirada de poeira, vários recordatórios são apresentados e nós, leitores, conhecemos o por quê daquela casa ser tão icônica. Ela é um fragmento do pai. Uma parte preciosa que armazena grandes momentos que já estão desgastados em suas memórias.

O traço de Paco Roca não é algo que me empolga, mas já entendo que é característico do espanhol. Apesar de não me empolgar, de forma alguma atrapalha a fluidez da obra.

Durante a leitura, há certos conceitos filosóficos que nos faz refletir, por exemplo, o efeito que o tempo tem em nossas vidas e quão rápido ele passa por nossos olhos sem que notemos. Apenas nossa memória é capaz de eternizá-lo.

A edição da Devir é bonita, apesar deu não gostar tanto do formato widescreen. Porém, o encadernado possui muitos erros bobos de revisão e isso traz um pouco de amadorismo para uma obra tão grande.

Me senti tocado diversas vezes e me peguei pensando em entes queridos nas situações apresentadas pelo autor, mas o final poderia ter sido melhor trabalhado.

Finalmente, é certo dizer que a HQ vai emocionar a muitos. Ela tem doses certas de alegria, melancolia e nostalgia. Espero ansiosamente pelo próximo título deste brilhante autor.
comentários(0)comente



Otávio 22/06/2021

Paco Roca fez de novo
Nada que foi, está sendo ou será dito sobre A Casa fará jus a imensidão do que é esta obra de Paco Roca, que, depois do ótimo Rugas, consegue novamente percrustar com maestria alguns recônditos poucos explorados das relações familiares, como legado e passagem do tempo.
comentários(0)comente



37 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3