Renato Zanotte 21/05/2021História não de uma vida, mas de várias"Três irmãos, acompanhados de suas famílias, retornam para a casa onde passavam as férias na infância, com a intenção de limpar o imóvel e colocá-lo à venda. Mas enquanto a poeira é varrida e o lixo é levado para a caçamba, feridas emocionais de décadas atrás rapidamente preenchem a casa vazia.
Roca, através de uma narrativa emocionante e com uma arte que usa uma paleta de cores que são um espetáculo à parte, propõe uma reflexão: o que acontece com irmãos e irmãs quando a única pessoa que mantém a família unida se foi? A casa é um trabalho extremamente pessoal de Paco Roca (dedicada a seu falecido pai) ao mesmo tempo que aborda temas universais."
Sabe aquela obra que te faz viajar e ao terminar você sente-se até mais leve? A Casa é assim. Paco Roca (autor de quadrinhos espanhol, autor de Rugas) faz um lindo trabalho nos mostrando lembranças de sua infância e de seus dois irmãos ao limparem a casa para venda, após a morte o seu pai.
A arte é linda. Um show de cores que interage perfeitamente com o momento. E o formado diferenciado da hq (24,7 x 17,9 cm) traz uma narrativa diferenciada do que estamos acostumados, mas que funciona muito bem, principalmente nas passagens de tempo.
Interessante mostrar a relação entre os irmãos. Tem o avoado, o chato e o mais pé no chão. Não há um consenso sobre o que fazer com a casa. Há os que querem a venda, há os que querem ficar com ela. Mas há, também, outras questões que são mostradas no decorrer da hq, como culpa, negligência, falta de interesse e outros. Questões que permeiam nossa vida e nos afastam de nosso parentes. Questões essas, que por vezes, não temos controle. E algumas delas são postas à mesa.
São 136 páginas de uma história rica, em todos os sentidos lançada por aqui pela Editora Devir. Que nos faz pensar nas escolhas que tivemos, e ainda temos, e em suas consequências. Entrará na minha lista de melhores desse ano, com certeza.