Tenda dos Milagres

Tenda dos Milagres Jorge Amado


Compartilhe


Tenda dos Milagres





É 1968, e a chegada a Salvador do prêmio Nobel James Levenson provoca alvoroço na imprensa local. O professor americano vem em busca de quatro livros que documentam a formação do povo baiano, de autoria de um certo Pedro Archanjo. Voltamos então ao começo do século XX, época em que se passaram as proezas do pobre, pardo, boêmio e mulherengo Archanjo.
Na juventude, Archanjo conheceu Lídio Corró, um “riscador de milagres”, que virou parceiro na luta contra o preconceito racial e religioso. A Tenda dos Milagres, no Pelourinho, lugar onde os amigos trabalhavam, era também palco de candomblé e capoeira de Angola. E os folhetos de literatura popular e os livros de Archanjo impressos na tipografia da Tenda transformaram-na em uma espécie de universidade livre da cultura popular.
Bedel da Faculdade de Medicina da Bahia, Archanjo inspirou-se no convívio com os catedráticos da instituição e passou a estudar a história do povo baiano. Mas suas teorias, que valorizavam a miscigenação, despertam o ódio do professor Nilo Argolo, para quem os mestiços eram “degenerados”.
Em Tenda dos Milagres, Jorge Amado opõe as idéias de Archanjo às de Argolo para enaltecer a mestiçagem, a tradição popular e a cultura negra. O romance critica a postura colonizada de aceitação de teorias racistas originárias da Europa no início do século XX e ironiza a valorização tardia da obra do intelectual negro, reconhecida à revelia da elite local graças à iniciativa de um estrangeiro.
A narrativa entrelaça com extrema habilidade os registros erudito e popular. As críticas à repressão contra o candomblé e outras manifestações da cultura negra ganham relevo em dois momentos históricos: o começo do século XX, quando da atuação de Pedro Archanjo, e a época em que o livro foi publicado, em plena ditadura militar.

Literatura Brasileira

Edições (18)

ver mais
Tenda dos Milagres
Tenda dos milagres
Tenda dos milagres
Tenda dos milagres

Similares

(36) ver mais
O País do Carnaval
Os tambores de São Luis
Educadores & alunos negros na primeira república
Estranha Bahia

Resenhas para Tenda dos Milagres (147)

ver mais
"Uma reflexão sobre a formação da nacionalidade brasileira"

Escrito em 1969, "Tenda dos Milagres" é um romance "que mostra a importância da mistura e da luta contra o racismo no Brasil" nas palavras do próprio autor. A história acontece na virada do século XIX e nas primeiras décadas do século XX. O personagem principal, Pedro Arcanjo é um mestiço pobre que vive na periferia de Salvador. Ao lado de personagens tão cativantes como Lidio Corró e Zabela, desenvolve seus estudos sobre o sincretismo cultural e genético do povo da Bahia. Bedel da ... leia mais

Vídeos Tenda dos Milagres (2)

ver mais
Tenda dos milagres, de Jorge Amado

Tenda dos milagres, de Jorge Amado

JUBIABÁ, OS PASTORES DA NOITE e TENDA DOS MILAGRES ? Jorge Amado (Atmosfera Literária)

JUBIABÁ, OS PASTORES DA NOITE e TENDA DOS MIL


Estatísticas

Desejam328
Trocam30
Avaliações 4.0 / 1.730
5
ranking 39
39%
4
ranking 34
34%
3
ranking 20
20%
2
ranking 5
5%
1
ranking 2
2%

31%

69%

Caio Timbó
cadastrou em:
28/02/2010 21:25:48
Jeanine
editou em:
06/12/2022 13:59:06