Tio Tungstênio

Tio Tungstênio Oliver Sacks


Compartilhe


Tio Tungstênio


Memórias de uma infância química




Em Tio Tungstênio, Oliver Sacks relembra sua infância, impregnada de recordações sobre o comportamento misterioso dos materiais. Desconfiando de que existiam fenômenos por trás do mundo visível, o jovem Oliver se perguntava: “Como o carvão pode ser feito da mesma matéria que o diamante? Do que é feito o Sol?”.


Cada etapa de suas descobertas sobre a luz, o calor, a eletricidade, o átomo e os raios X é relembrada conduzindo o leitor pela história da química. A escrita envolvente de Sacks aproxima poesia e ciência por meio de recordações que são, a um só tempo, investigações intelectuais e episódios de amadurecimento afetivo.


Nascido numa família de cientistas, Sacks encontrou incentivo para sua vocação. Tio Dave fabricava lâmpadas de tungstênio e, para o menino Oliver, tinha as mãos, os pulmões e os ossos encharcados do metal escuro e pesado. Era o tio Tungstênio.

Edições (2)

ver mais
Tio Tungstênio
Tio Tungstênio

Similares

(11) ver mais
A Colher Que Desaparece
O Olhar da Mente
A mente assombrada
O que Einstein disse a seu cozinheiro

Resenhas para Tio Tungstênio (34)

ver mais
A magia da ciência
on 15/3/10


Quando os nazistas começaram a bombardear Londres, o governo britânico organizou a evacuação em massa das crianças. Oliver e seu irmão mais velho, Michael, também tiveram de ir para o interior. À mercê de professores capazes de rivalizar em sadismo com guardas dos campos de extermínio, conheceram o lado sombrio do internato inglês, tão exaltado pela série "Harry Potter". Foi a tia de Michael a notar, quando ele voltou para casa, como o menino estava coberto de vergões e contusões. Fo... leia mais

Estatísticas

Desejam129
Trocam6
Avaliações 4.2 / 282
5
ranking 46
46%
4
ranking 36
36%
3
ranking 14
14%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

39%

61%

Helena
cadastrou em:
16/01/2012 18:47:11

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR