Um escritor na guerra

Um escritor na guerra Vassili Grossman
Lyuba Vinogradova


Compartilhe


Um escritor na guerra (Extracolecção)


Vasily Grossman com o Exército Vermelho, 1941-1945




Um Escritor na Guerra foi elaborado com base nos cadernos de apontamentos de Vasily Grossman.

Durante três anos, passados quase sempre na frente de combate na qualidade de correspondente de guerra do Estrela Vermelha, o jornal oficial do Exército Vermelho, Grossman acompanhou a evolução do conflito, e esteve presente nas principais batalhas da Segunda Guerra Mundial na Frente Leste.

Num texto com as marcas do registo do momento, numa escrita muitas vezes impressiva e fragmentada, que foca a sua atenção no indivíduo, nas forças e fraquezas do ser humano ante as condições duríssimas da guerra, esta obra traz-nos o testemunho impressionante de um correspondente de guerra, Vasily Grossman, que acompanhou o Exército Vermelho nas várias frentes de batalha, após o ataque alemão, em 1941.
Grossman esteve presente em quase todos os momentos cruciais da Frente Leste - as batalhas de Moscovo, Estalinegrado e Kursk têm, naturalmente, um destaque especial - e a narrativa culmina com o assalto a Berlim, «o covil da besta fascista».
Mas especialmente pungente é o relato da entrada ern Treblinka e a descrição impressionante da máquina de morte ali montada (o relato de Grossman viria a ser citado como prova no Julgamento de Nuremberga). Uma texto cativante, fluido, e que melhor descreve aquilo a que Grossman chamava «a verdade implacável da guerra».

Biografia, Autobiografia, Memórias / História Geral

Edições (2)

ver mais
Um Escritor na Guerra
Um escritor na guerra

Similares

(9) ver mais
Yalu
A estrada
Holocausto
Ventos de Guerra

Resenhas para Um escritor na guerra (5)

ver mais
UM ESCRITOR NA GUERRA
on 25/3/17


Eram 15 repúblicas, 14 línguas, 290 milhões de habitantes, um único partido comandado pelas mãos de ferro de um único líder. A desfragmentação final da união soviética só ocorreria em 1991, mas em junho de 1941 a catástrofe que se abateu sobre a gigantesca nação vermelha colocaria a prova o regime erguido por Lênin e a força patriótica do povo soviético. Nos quatro anos da guerra na frente russa 1710 cidades foram destruídas, setenta mil aldeias arrasadas, 65 mil quilômetros de trilhos... leia mais

Estatísticas

Desejam46
Trocam1
Avaliações 4.4 / 46
5
ranking 63
63%
4
ranking 22
22%
3
ranking 11
11%
2
ranking 2
2%
1
ranking 2
2%

57%

43%

Eduardo
cadastrou em:
07/07/2017 00:06:26