Um lugar ao sol

Um lugar ao sol Erico Verissimo


Compartilhe


Um lugar ao sol





Com a morte do pai, Clarissa é obrigada a sair de Jacarecanga e mudar-se com o primo Vasco para Porto Alegre, onde encontra a "grande cidade e seus dramas". Romance intenso, este volume compõe a terceira parte da saga iniciada com Clarissa.

Um lugar ao sol retoma personagens de obras anteriores de Erico Verissimo, como Clarissa e Música ao longe. Essas narrativas, todas protagonizadas por Clarissa, estão, ao lado de O tempo e o vento, entre os textos de maior sucesso do escritor.

Depois que o pai foi assassinado a mando do prefeito de Jacarecanga e a família perdeu seu casarão, a jovem professora Clarissa se muda para Porto Alegre com a mãe e o primo Vasco. Primeiro eles se hospedam na pensão de tia Eufrasina (cenário de Clarissa); depois na casa da professora Fernanda (em Caminhos cruzados). Enquanto Clarissa enfrenta precocemente a luta pela sobrevivência na cidade grande, Vasco se envolve com a boêmia local e conhece um estudante de medicina cujas atividades revolucionárias incitam a ira do Estado policial.

Publicado originalmente em 1936, Um lugar ao sol reflete os esforços de Erico para criar um romance que, segundo a personagem Fernanda, contenha "o mínimo de literatura e o máximo de verossimilhança". Ou seja, pouco rebuscamento e muita verdade.

Descrevendo "a cidade grande com seus dramas", o escritor não é complacente ao fazer um retrato do espetáculo humano. O resultado é uma dose alentada de vida, capturada em sua essência mais laboriosa e vibrante, por vezes negra, mas sempre profundamente emocionada.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (10)

ver mais
Um lugar ao sol
Um lugar ao sol
Um lugar ao sol
Um Lugar ao Sol

Similares

(7) ver mais
Olhai os lírios do campo
Caminhos cruzados
Saga
Música Ao Longe

Resenhas para Um lugar ao sol (36)

ver mais
on 2/10/23


O lirismo de Veríssimo finalmente dá lugar a sua escrita mais realista, caucada na miséria e na praticidade que transformam o cotidiano simples em algo mais duro, mais queimado de sol. Essa obra não deve ser encarada como algo pessimista, apesar de retomar os personagens Vasco, Clarissa e Dona Clemência de obras posteriores - Clarissa e Música ao Longe nunca foram referidos como uma trilogia pelo autor - é nítida a ideia do autor de sobrepôr as fantasias da juventude com a dureza da... leia mais

Estatísticas

Desejam154
Trocam6
Avaliações 4.2 / 720
5
ranking 46
46%
4
ranking 32
32%
3
ranking 19
19%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

22%

78%

Alê | @alexandrejjr
editou em:
14/11/2021 16:50:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR