Lançado em 1936, Usina é a continuação direta dos eventos ocorridos em Banguê. O livro é o quinto do que se convencionou denominar, dentro da obra do escritor paraibano, o ''Ciclo da Cana-de-Açúcar'', série iniciada pelo romance Menino de engenho, de 1932.
Na obra, o protagonista é Ricardo, apresentado em ''Menino de Engenho''. No livro, Ricardo volta ao engenho Santa Rosa após cumprir prisão em Fernando de Noronha, e encontra o mundo que conhecia completamente transformado pela industrialização. Essa adaptação a uma realidade estranha, com códigos de conduta diferentes e nova organização social se apresenta mais penosa do que os anos de reclusão na prisão.
Do ponto de vista econômico e social, ''Usina'' retrata o fim do ciclo da tradição rural nordestina dos engenho, e o momento da chegada das maquinas e a decadência dessa economia para toda a região.
A edição de Usina publicada pela Global traz texto de apresentação da obra de Mariana Chaguri, Doutora em Sociologia e professora de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas
Ficção / Literatura Brasileira