Veredicto em Canudos

Veredicto em Canudos Sándor Márai


Compartilhe


Veredicto em Canudos





Inspirado na versão em inglês de Os sertões, o escritor húngaro publicou em 1970, no Canadá, este romance que une a Canudos do final do século XIX à contemporaneidade. A prosa potente, belíssima, torna antológicas as últimas horas da luta, a morte do Conselheiro e o interrogatório da prisioneira.

O escritor húngaro Sándor Márai chegou ao final de Os sertões, de Euclides da Cunha, entre exausto e extasiado. Fascinado pela história do combate entre as forças republicanas e o arraial de Antônio Conselheiro, no sertão da Bahia, decidiu escrever o que ele acreditava ter ficado "de fora" do livro. Como ele mesmo declarou, depois de ter finalizado sua leitura, era como se tivesse estado no Brasil.

Veredicto em Canudos é fruto desse ímpeto criativo que atingiu Márai. Escrito no final dos anos 60 a partir da leitura da tradução inglesa de Os sertões, o livro foi publicado em húngaro no Canadá, em 1970. O romance conta a história de um ex-cabo do Exército brasileiro que relembra, meio século depois, o dia em que as forças do governo arrasaram o arraial do Conselheiro. As questões que Márai levanta são de uma atualidade surpreendente, como a dificuldade em discernir de que lado estão a civilização e a barbárie quando um combate apaga as fronteiras entre o bem e o mal, massacrando o lado mais fraco.

Como observa o romancista Milton Hatoum, que assina a orelha do livro, "esse Veredicto é ao mesmo tempo um alento e um desafio, pois o impossível é a única coisa em que vale a pena acreditar".

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Veredicto em Canudos

Similares

(17) ver mais
Os Sertões
Divórcio em Buda
De verdade
O legado de Eszter

Resenhas para Veredicto em Canudos (39)

ver mais
OS SERTÕES FORAM ALÉM
on 11/7/13


O húngaro Sándor Márai era um escritor respeitado em seu país quando foi para o exílio por não suportar a repressão e a censura comunistas. Morava na Europa quando "Os sertões", traduzido para o inglês por um professor da Universidade de Chicago, caiu em suas mãos. Ele penou para entender o que estava lendo, até que na terceira tentativa engrenou e levou a leitura até o final. Quando terminou era um homem perturbado. E então começou a escrever "Veredicto em Canudos", pois se... leia mais

Estatísticas

Desejam38
Trocam1
Avaliações 4.3 / 53
5
ranking 53
53%
4
ranking 32
32%
3
ranking 15
15%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

52%

48%

Helena
cadastrou em:
23/01/2009 19:03:24
Jenifer
editou em:
11/06/2021 00:20:29

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR