Dietrich Bonhoeffer, mestre da espiritualidade contemporânea, Bonhoeffer nos ensina a valorizar a comunhão cristã, a vida em comunidade, o compartilhar de vida entre irmãos e irmãs na fé.
Em VIDA EM COMUNHÃO, ele relata experiências deste Seminário, seu pano-de-fundo teológico e bíblico. Trata-se de um relato inspirado e inspirador sobre como lidar com a fé e a comunhão na comunidade de fé.
Sobressai-se nesta obra a importância da libertação total da pessoa, livre de toda hipocrisia, e a aceitação irrestrita entre as pessoas. A comunhão de pessoas justas, mas justificadas, libertas pela graça de Deus.
Do autor:
O que importa não é que Deus seja espectador e participante de nossas vidas hoje, importa que nós sejamos ouvintes devotos e participantes da ação de Deus na história sagrada, na história de Cristo na terra. E Deus está conosco também hoje apenas à medida que nós participamos nesta história.
A exclusão do fraco e do desprezível pode até mesmo significar a exclusão de cristo, que bate à nossa porta na forma de irmão pobre.
Do mesmo modo como Cristo nos suportou e aceitou como pecadores, assim também nós podemos suportar e aceitar pecadores na comunhão de Cristo, através do perdão dos pecados. Podemos suportar os pecados do irmão, não precisamos julgar.
Cristo desobstruiu o caminho que leva a Deus e ao irmão. Agora os cristãos podem viver em paz uns com os outros, podem amar e servir uns aos outros, podem se tornar um.