A disciplina do amor

A disciplina do amor Lygia Fagundes Telles


Compartilhe


A disciplina do amor


Memória e ficção




Carlos Drummond de Andrade chamou de "miniaturas" esses textos fragmentários, escritos à margem da vida, em que a realidade confina com as invenções da ficção e da memória afetiva. Pequenos contos, reflexões curtas, notas cotidianas: tudo aqui se confunde numa amorosa variedade.

Ao publicar A disciplina do amor, em 1980, Lygia Fagundes Telles já era a consagrada autora de três romances e dez coletâneas de contos. Apesar de seu êxito como romancista, muitos críticos tinham apontado a ficção curta como o território de maior maestria da escritora. Agora ela ressurgia experimentando uma escrita mais livre, que despreza as fronteiras entre a ficção e a realidade, a invenção e a memória, o conto e o relato autobiográfico. Estava lançado o desafio à separação rígida dos gêneros literários. O resultado foi um dos livros mais bem-sucedidos da autora, vencedor do Prêmio Jabuti e do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), agora em nova edição, revista pela autora.

"No princípio era o caderno", diz logo no início do livro o título de um dos fragmentos, referindo-se aos tradicionais diários das moças de antigamente. Espécie de paródia amadurecida de um discurso da intimidade juvenil, o livro estende sobre o mundo um olhar atento, às vezes desencantado, mas sempre compreensivo e terno, na busca incessante da única hipótese de sabedoria cabível nos tempos modernos: "controlar essa loucura razoável", seguindo o exemplo da "disciplina indisciplinada" dos apaixonados.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (6)

ver mais
A disciplina do amor
A Disciplina do Amor
A Disciplina do Amor
A Disciplina do Amor

Similares

(12) ver mais
Verão no Aquário
Ciranda de pedra
Durante Aquele Estranho Chá
Antes do Baile Verde

Resenhas para A disciplina do amor (90)

ver mais
on 5/3/22


Livro de memórias e passagens vivenciadas por Lygia Fagundes Telles, por pessoas ao seu redor ou contos criados por ela. Obra carregada de textos curtos que trazem grandes cargas de reflexão que podem permear na sua cabeça por dias e dias. Alguns contos de destacaram para mim mais do que outros, sendo que no início, falando da gatinha Iracema, fui tocado profundamente devido a uma memória afetiva da infância.... leia mais

Vídeos A disciplina do amor (1)

ver mais
CENTENÁRIO LYGIA FAGUNDES TELLES | PROJETO DE LEITURA

CENTENÁRIO LYGIA FAGUNDES TELLES | PROJETO DE


Estatísticas

Desejam168
Trocam6
Avaliações 4.1 / 753
5
ranking 45
45%
4
ranking 34
34%
3
ranking 18
18%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

24%

76%

Andréa
cadastrou em:
07/06/2011 23:19:40
Alê | @alexandrejjr
editou em:
05/02/2023 17:16:53

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR