Coração apertado

Coração apertado Marie NDiaye


Compartilhe


Coração apertado





Com uma linguagem e atmosfera que lembram o melhor de Kafka, Coração apertado é um romance perturbador, narrado em primeira pessoa pela protagonista Nadia.

Ela e Ange são um casal de professores de escola primária no interior da França, extremamente dedicado a seu ofício. De uma hora para outra, começam a notar que seus vizinhos, alunos, colegas e desconhecidos passam a olhá-los e tratá-los de modo diferente e violento, sem um motivo aparente. Já no início da narrativa, Ange é ferido e seu corpo passa por metamorfoses visíveis – outro acento kafkiano.

Com uma escrita sóbria e densa, Marie NDiaye cria um suspense apavorante, com toque de humor ferino e dilacerante, que não se desvia das tensões sociais da França de hoje. Nas palavras de Beatriz Bracher, que assina o texto de orelha da edição, “Coração apertado é surpreendente e terrível até o final”.

Marie NDiaye é a primeira francesa negra a ganhar o Goncourt, prêmio literário de maior prestígio da França, conquistado em 2009 e que há onze anos não era atribuído a uma mulher.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
Coração apertado
Mon coeur à l

Similares

(23) ver mais
Três mulheres fortes
Caro Michele
Caro Michele
A Guerra das Salamandras

Resenhas para Coração apertado (8)

ver mais
Sobre o livro
on 24/4/10


Com tom nonsense semelhante ao de Franz Kafka, o livro exibe o absurdo desencadeado por motivo desconhecido, como em "O Processo", do autor. Através de metáforas, mostra a opressão dos diferentes. E remete, levando-se em consideração a proveniência da autora, ao contexto atual da França, em que existe um processo latente de não-aceitação dos imigrantes e de seus filhos, já cidadãos franceses. A pressão social que leva o sujeito a se sentir realmente diminuído é atestada na obra pelas p... leia mais

Estatísticas

Desejam50
Trocam3
Avaliações 3.5 / 136
5
ranking 22
22%
4
ranking 31
31%
3
ranking 32
32%
2
ranking 11
11%
1
ranking 4
4%

31%

69%

Bia
cadastrou em:
08/04/2010 11:38:08
Jenifer
editou em:
13/12/2019 22:43:11

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR