Elogio da Loucura

Elogio da Loucura Erasmo de Roterdã


Compartilhe


Elogio da Loucura





Neste ensaio satírico publicado em 1511, a Loucura elogia a si mesma como a verdadeira imperatriz da humanidade. Em uma crítica explícita ao racionalismo e à escolástica, Erasmo de Rotterdam enaltece a natureza humana e oferece um espelho para que a sociedade possa divertir-se e até mesmo rir de si própria.

Mesmo armando-se da pilhéria, Erasmo ataca questões sérias de sua época. Temas morais como a intolerância e a ingratidão não escapam à língua mordaz da Loucura. Dos reformistas protestantes liderados por Lutero aos ortodoxos cristãos seguidores do Papa, todos são alvos da ironia desta obra.

Uma homenagem à Utopia, de Thomas More, Elogio da Loucura se converteu em uma das bases intelectuais da filosofia humanista do Renascimento. Capaz de abalar as estruturas da própria Igreja e os poderosos de seu tempo, o livro mantém seu frescor até os dias de hoje.

Filosofia

Edições (35)

ver mais
Elogio da Loucura
Elogio da Loucura
Elogio da Loucura
Elogio da Loucura

Similares

(19) ver mais
A Utopia
Delirium
Praise of Folly
Hamlet

Resenhas para Elogio da Loucura (209)

ver mais
Simplesmente fantástico
on 4/5/20


O elogio da loucura é um livro do início do século XVl, e me impressionou absurdamente. A narrativa é em primeira pessoa, e é ela, a deuza loucura quem nos conta todos os benefícios dados a nós por ela. Livro absolutamente satírico e de uma ironia deliciosa, que vai nos descrevendo como nossa vida seria impossível sem sua presença; como manteríamos nossos amigos se a loucura não nos ajudasse a desconsiderar certas atitudes, como nos casaríamos se a loucura não nos ajudasse a suportar o... leia mais

Estatísticas

Desejam365
Trocam103
Avaliações 4.1 / 3.350
5
ranking 42
42%
4
ranking 35
35%
3
ranking 19
19%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

43%

57%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
26/04/2023 10:16:58
Carlos.Eduardo
editou em:
26/04/2023 10:17:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR