O deserto e sua semente

O deserto e sua semente Jorge Baron Biza


Compartilhe


O deserto e sua semente





Contundente e controverso, este romance autobiográfico causou furor por onde passou. Uma mulher tem o rosto desfigurado depois de ser atacada com ácido pelo marido. Ao seu lado está o filho, que a partir de então a acompanhará no lento processo de reconstrução de sua identidade.

Baseado em catastróficos episódios reais, vividos pelo autor e por seus pais na Argentina dos anos 1960, O deserto e sua semente é um romance assombroso e comovente. No centro da tragédia está Eligia, que sofre um ataque brutal. Quando estão prestes a oficializar o divórcio, o marido, Arón, com quem fora casada por vinte e oito anos, arremessa contra o rosto da mulher uma jarra de ácido sulfúrico. No dia seguinte, o homem se suicida com um tiro na cabeça no apartamento onde vivia. "Que nos oculta a pele?", indaga o médico responsável pela tentativa de reconstruir o rosto de Eligia. A certa altura, ele propõe que se plante a semente no deserto, para que se comece algo do zero. Enquanto o narrador, o filho do casal, Mario, vaga de hospital em hospital, primeiro na cidade de Buenos Aires e mais tarde em Milão, em busca da reconstrução física de sua mãe, somos arremessados numa narrativa maior de desintegração, tanto pessoal quanto social.

Depois de ser rejeitado por diversas editoras, O deserto e sua semente foi publicado em 1998, numa edição custeada pelo autor. "O livro foi bem recebido, sim. Mas lido numa chave muito autobiográfica, e o sofrimento não legitima a literatura. O que legitima a literatura é o texto", declarou Jorge Baron Biza numa entrevista, em 1999. Três anos depois da publicação, tendo recebido uma avalanche de boas críticas pela obra, o autor se suicidou, lançando-se do 12º andar de um prédio -- o mesmo no qual seu pai havia se matado.

Um romance que expõe a dor e o horror a ponto de parecer anular o sentido humano dos acontecimentos. Uma obra-prima sinistra e absolutamente única.

"Um romance desprovido de sentimentalismo e, ao mesmo tempo, dotado de uma sensibilidade extrema."
-- Mercedes Cebrián

"Jorge Baron Biza escreveu o livro que estava condenado a escrever -- um romance, e não uma autobiografia: não testemunhamos os fatos nus, mas o desejo de contar uma história que se recusa a ser contada."
-- Alejandro Zambra

"Sensacional, excepcional."
-- Alan Pauls

"Uma obra-prima cult."
-- Enrique Vila-Matas

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (8)

ver mais
O deserto e sua semente
Die Wüste und ihr Samen
O deserto e sua semente
The Desert and Its Seed

Similares

(10) ver mais
O rosto de um outro
Pássaros na boca e Sete casas vazias
Vista Chinesa
No Leer

Resenhas para O deserto e sua semente (4)

ver mais
on 21/11/23


É uma obra com tema forte, especialmente sabendo que é autobiográfica, mas a escrita do autor não me pegou e por vezes achei enfadonha. O escritor passa uma sensação de frieza e por mais que acontecimentos horríveis nos sejam apresentados, a comoção não é alcançada. Talvez fosse mesmo essa a intenção do autor e a narrativa seja um reflexo de sua personalidade, o que não teria problema algum se o enredo fosse mais interessante.... leia mais

Vídeos O deserto e sua semente (1)

ver mais
O deserto e sua semente, Jorge Baron Biza

O deserto e sua semente, Jorge Baron Biza


Estatísticas

Desejam20
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.7 / 50
5
ranking 24
24%
4
ranking 44
44%
3
ranking 28
28%
2
ranking 2
2%
1
ranking 2
2%

41%

59%

Jenifer
cadastrou em:
11/07/2023 12:16:58
Jenifer
editou em:
11/07/2023 12:17:38

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR