Eu, réu sem crime

Eu, réu sem crime Seixas Dória



PDF - Eu, réu sem crime


Seixas Dória não será certamente o único réu sem crime punido pelo processo militar que se instalou no Brasil a partir de 1964. Mas seu caso é singular, na medida em que por ele se dava início de maneira chocante a uma interminável série de injustiças e violências cometidas contra nossos homens públicos, na maioria honrados e patriotas. Todos se lembram que na primeira madrugada do movimento de março, o então governador de Sergipe foi capturado no Palácio Olympio Campos por patrulhas armadas, conduzido à prisão na Bahia e deslocado para Fernando de Noronha, onde permaneceu por alguns meses na companhia de outro governador da época. Seu companheiro de ilha e de prisão era Miguel Arraes. O que se verificou com eles não foi somente o desrespeito a um mandato conquistado nas urnas, não foi apenas a agressão moral, mas a afronta aos mais elementares direitos de um cidadão O depoimento de Seixas Dória em linguagem simples e direta, é uma página incorporada à crônica de um período sombrio da vida brasileira.





Eu, réu sem crime

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Eu, réu sem crime (1)

ver mais


Um interessante relato de um dos muitos casos de repressões e prisões por ocasião do golpe de 64. Seixas Dória, governador de Sergipe na época, procura esclarecer a atuação política e ideológica que o levaram à prisão. Entre outras coisas ressalta que não era sequer simpatizante do comunismo, mas por apoiar as reformas de João Goulart foi preso sem acusações, conforme o título do livro. O prefácio de Nelson Hungria, ministro do STF até 1961 exemplifica bem o conteúdo do livro e as cont...